Agora

Saiba quanto você receberá se pedir a aposentado­ria já

O segurado que quer aproveitar a tabela atual do fator tem que correr, pois ela vai mudar no dia 30

- Fonte: reportagem cristiane gercina

O ano de 2018 está chegando ao fim e, em 2019, é bem possível que sejam aprovadas mudanças nas regras das aposentado­rias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em geral, quando há propostas de alteração, os segurados correm para se aposentar, sem fazer o planejamen­to necessário, e acabam perdendo dinheiro.

Com um ambiente incerto, o trabalhado­r que já atingiu as condições para pedir a aposentado­ria deve analisar todas as situações possíveis.

Os homens que completam 35 anos de contribuiç­ão ao INSS e as mulheres com 30 anos de pagamentos já podem se aposentar por tempo de contribuiç­ão. Nesse modelo de benefício, quem não atinge a pontuação 85/95 tem o desconto do fator previdenci­ário na renda.

Criado no governo FHC, o fator diminui o benefício de quem se aposenta mais novo, por volta dos 50 anos de idade. A tabela muda todo ano e é divulgada em dezembro. Sua principal base é a expectativ­a de vida do brasileiro e, como os cidadãos estão vivendo mais, a tendência é que ela fique pior.

O fator atual vai valer até o dia 30 de novembro. Quem pedir a aposentado­ria até essa data contará com a tabela atual. O Agora mostra hoje como fica o benefício de segurados com idades entre 51 e 57 anos e 35 e 36 anos de contribuiç­ão e seguradas entre 48 e 54 anos de idade e 30 e 31 de recolhimen­tos. Na outra página, há ainda as simulações que mostram quem consegue o 85/95 neste ano.

Quem atinge essa pontuação não tem nenhum desconto no benefício. Para isso, os homens precisam somar, na idade e no tempo de contribuiç­ão, 95 pontos, e as mulheres, 85 pontos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil