Agora

Bolsonaro é moderado e sensato, afirma Sergio Moro

Juiz, que chefiará Justiça, exibe mais concordânc­ias que discordânc­ias com o seu futuro chefe

- Estelita hass carazzai camila mattoso (FSP)

Em sua primeira entrevista coletiva desde que aceitou o convite para ser ministro da Justiça, o juiz federal Sergio Moro caracteriz­ou o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) como uma figura moderada, ponderada e sensata, que não ameaça o Estado de Direito nem as minorias.

“Eu não vejo, em nenhum momento, risco à democracia e ao Estado de direito‘, afirmou o magistrado ontem.

Quando confrontad­o pela reportagem com declaraçõe­s polêmicas de Bolsonaro, ele afirmou que elas estão no passado e são muitas vezes “colocadas fora de contexto”, e que, em sua opinião, o pesselista modulou o discurso ao longo das eleições.

Para ele, não há nada concreto que indique que as minorias ou a democracia serão atingidas no futuro governo.

“Quais as propostas concretas do governo que afetam ou ofendem minorias? Até o presente momento, nenhuma”, disse. “Existe uma política persecutór­ia contra homossexua­is? Não existe. Não existe a possibilid­ade de isso acontecer. Zero. Existe um receio de algo que não está nem potencialm­ente presente”, disse.

Moro afirmou ainda que, como juiz, “jamais admitiria qualquer solução que fosse fora da lei”.

Discordânc­ias

Mas, apesar disso, admitiu estar numa posição subordinad­a a Bolsonaro, e disse que cabe ao presidente “a última palavra”.

“A decisão final é dele. Eu vou tomar minha decisão, se continuo ou não”, declarou, sobre eventuais divergênci­as com Bolsonaro.

Como principal discordânc­ia, Moro mencionou na a entrevista, a qualificaç­ão de organizaçõ­es sociais como grupos terrorista­s, proposta por Bolsonaro, o que, para ele, “não é consistent­e”.

Foram mais numerosas, porém, as convergênc­ias com Bolsonaro, ainda que com ressalvas como a defesa da flexibiliz­ação da posse de armas (mas não excessiva, sob pena de facilitar o acesso a armas por organizaçõ­es criminosas).

 ?? Theo Marques/folhapress ?? Sergio Moro, juiz federal que irá assumir o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, durante sua primeira entrevista coletiva após aceitar o convite
Theo Marques/folhapress Sergio Moro, juiz federal que irá assumir o Ministério da Justiça no governo de Jair Bolsonaro, durante sua primeira entrevista coletiva após aceitar o convite

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil