Agora

Presidente eleito defende Constituiç­ão e recebe avisos

Jair Bolsonaro foi ontem a Brasília pela primeira vez após a eleição; procurador­a deu ‘recados’ a ele

- Talita fernandes gustavo uribe (FSP)

Em sua primeira visita a Brasília como presidente eleito, ontem, Jair Bolsonaro defendeu a Constituiç­ão, mas não foi suficiente para blindá-los de cobranças por seu histórico de declaraçõe­s politicame­nte incorretas.

Deputado federal pelo PSL do Rio de Janeiro, Bolsonaro adotou roteiro diferente do que costumava fazer nos quase 28 anos de mandato. Em vez de entrar por um anexo da Câmara dos Deputados, ele foi direto ao Senado, onde chegou sob um forte aparato de segurança.

No Congresso, ele chegou escoltado por Gustavo Bebianno, ex-presidente do PSL, e o general Augusto Heleno, escalado para assumir a Defesa ou o Gabinete de Segurança Institucio­nal (GSI) em seu governo. Foi em direção à presidênci­a do Senado, onde o esperava Eunício Oliveira (MDB-CE).

De lá, Bolsonaro saiu acompanhad­o dos chefes dos Três Poderes: Oliveira, o presidente Michel Temer e Dias Toffoli, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal). Acompanhav­am o grupo a Procurador­a-geral da República, Raquel Dodge, e dois filhos do presidente eleito: o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) e o senador eleito Flavio Bolsonaro (PSL-RJ).

No plenário da Câmara, onde Bolsonaro participou algo das autoridade­s de uma cerimônia pelos 30 anos da promulgaçã­o da Constituiç­ão, a recepção foi tímida.

Em seu discurso, ao final do evento, prometeu respeitar o texto constituci­onal Acenava ali a Toffoli.

Em rota de colisão com setores do Ministério Público, o presidente eleito foi alvo de Dodge. Bolsonaro não a olhou nem aplaudiu enquanto a procurador­a-geral dizia que não basta “reverencia­r” a Constituiç­ão: “É preciso cumpri-la”, sentenciou. De pé na tribuna, Dodge deu vários recados a Bolsonaro ao defender as minorias, o meio ambiente e a liberdade de imprensa, temas que provocaram atritos na campanha.

 ?? Pedro Ladeira/folhapress ?? O presidente eleito Jair Bolsonaro ontem no Congresso, durante evento que celebrou os 30 anos da Constituiç­ão, que prometeu respeitar em seu discurso
Pedro Ladeira/folhapress O presidente eleito Jair Bolsonaro ontem no Congresso, durante evento que celebrou os 30 anos da Constituiç­ão, que prometeu respeitar em seu discurso
 ?? Pedro Ladeira - 31.out.18/folhapress ?? O general Augusto Heleno não deverá mais ser ministro da Defesa, mas poderá comandar GSI
Pedro Ladeira - 31.out.18/folhapress O general Augusto Heleno não deverá mais ser ministro da Defesa, mas poderá comandar GSI

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil