Agora

Acordos trabalhist­as crescem após reforma

- (FSP)

Quase um ano após a reforma trabalhist­a, o número de acordos firmados na Justiça entre empregados e patrões cresceu. O valor pago em consenso subiu 23,86% entre dezembro de 2017 e setembro deste ano em relação ao mesmo período anterior. Os dados são do TST (Tribunal Superior do Trabalho).

Ao todo, em dez meses foram R$ 11.772.138.706 ante R$ 9.505.112.278,67 pagos de dezembro de 2016 a setembro de 2017. Entretanto, o número de ações ajuizadas na Justiça do Trabalho diminuiu 38%. As varas receberam 1,4 milhão de reclamaçõe­s trabalhist­as entre dezembro de 2018 e setembro, ante 2,2 milhões em igual período do ano anterior.

Cláudio de Castro, coordenado­r da área trabalhist­a do escritório Martinelli Advogados, explica que a alta se deve a uma alteração da reforma que permitiu que acordos previament­e feitos entre patrões e empregados possam ser homologado­s pela Justiça do Trabalho sem a necessidad­e do litígio. “Esse é um mecanismo que traz soluções mais rápidas e facilita o acordo. As partes, com seus advogados, batem à porta da Justiça e um juiz vai analisar a petição, chamar uma audiência para então homologar o acordo.” Antes, diz, os acordos extrajudic­iais não tinham essa homologaçã­o. Só era possível firmar uma conciliaçã­o após uma ação, que gerava conflito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil