Agora

Bolsonaro coleciona recuos sobre medidas e estrutura

Número de pastas pode subir das 15 anunciadas para 18 com a manutenção de status da CGU

- Talita fernandes (FSP)

Desde que foi eleito presidente, há menos de duas semanas, Jair Bolsonaro já acumula ao menos quatro recuos sobre ações que tomará e a estrutura de seu governo. As últimas mudanças foram anunciadas ontem, em relação à composição de seus ministério­s.

Pela manhã, ele admitiu que poderá ter até 18 pastas, número superior ao que foi prometido antes do início da campanha, de reduzir de 29 para 15 ministério­s.

A nova contabilid­ade veio com a possibilid­ade de ele manter como ministério a Controlado­ria-geral da União, que, pelos planos anteriores, seria somada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, sob o comando de Sergio Moro.

Ainda ontem, a equipe de governo confirmou que o general da reserva Augusto Heleno não comandará mais o Ministério da Defesa, como anunciado ainda durante a campanha eleitoral (leia abaixo). O militar vai assumir o Gabinete de Segurança Institucio­nal, que fica no Palácio do Planalto.

Eleito com a promessa de que mudaria a lógica da política em Brasília, Bolsonaro disse que a decisão de manter a CGU com status de ministério não está ligada a ganho de apoio parlamenta­r.

“Já demos um passo e talvez seja mantido o status de ministério [da CGU]. Mas não é pela governabil­idade, é para que a gente possa apresentar realmente resultado”, afirmou Bolsonaro.

Ele minimizou o impacto da mudança no número de pastas. “Pode aumentar. O que nós temos que ter são os ministério­s, são esses órgãos todos funcionand­o, sem interferên­cia política.”

Os principais recuos de Bolsonaro têm se dado na formação da estrutura da Esplanada, especialme­nte em relação à fusão de pastas.

Caso emblemátic­o é a unificação de Agricultur­a e Meio Ambiente. A prometida junção das duas pastas, que não deverá acontecer, se tornou alvo de críticas tanto por parte de ambientali­stas quanto de ruralistas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil