BE­A­CH BOYS

ALMANAQUE DO ROCK - EDIÇÃO DE COLECIONADOR - - Segunda Era -

Não faz mui­to tem­po, Paul McCart­ney de­cla­rou em uma en­tre­vis­ta que os gran­des ri­vais dos Be­a­tles não eram os Rol­ling Sto­nes, e sim os Be­a­ch Boys! E es­sa rivalidade foi não só mui­to mar­can­te, co­mo aca­bou por in­flu­en­ci­ar po­si­ti­va­men­te a his­tó­ria da música. Em 1965, fas­ci­na­do com o dis­co Rub­ber Soul, Bri­an Wil­son pas­sou a tra­ba­lhar em um dos mais im­por­tan­tes pro­je­tos de sua vi­da, de­no­mi­na­do Pet Sounds, que in­cluía letras re­fle­xi­vas, te­mas po­lê­mi­cos e mui­ta cri­a­ti­vi­da­de, co­mo ins­tru­men­ta­ção eru­di­ta, oboés, acor­de­on e até mes­mo gar­ra­fas de re­fri­ge­ran­te. Por sua vez, Pet Sounds ins­pi­rou os Be­a­tles a pro­du­zir... Sgt. Pep­pers!

A car­rei­ra do Be­a­ch Boys te­ve iní­cio em 1961, quan­do os en­tão es­tu­dan­tes Bri­an Dou­glas Wil­son e Mi­cha­el Edward Lo­ve co­me­ça­ram a to­car e com­por jun­tos. A ban­da foi ba­ti­za­da co­mo “Be­a­ch Boys” pois a mai­o­ria de su­as letras abor­da­vam te­mas re­la­ci­o­na­dos à praia, sur­fe e mulheres. En­tre os clás­si­cos que gra­va­ram com es­sa te­má­ti­ca, des­ta­que pa­ra a in­su­pe­rá­vel Sur­fin' USA. Mas a tra­je­tó­ria do gru­po foi con­tur­ba­da: eles eram em­pre­sa­ri­a­dos pe­lo pai de Bri­an, um ho­mem ex­tre­ma­men­te ga­nan­ci­o­so e vi­o­len­to. Quan­do cri­an­ça, o vo­ca­lis­ta e bai­xis­ta fi­cou par­ci­al­men­te sur­do de um dos ou­vi­dos de tan­to apa­nhar de­le.

Em 1965, Bri­an dei­xou de ser mem­bro fi­xo da ban­da, pois es­ta­va vi­ci­a­do em dro­gas, sen­do pos­te­ri­or­men­te di­ag­nos­ti­ca­do co­mo es­qui­zo­frê­ni­co. Mes­mo as­sim, par­ti­ci­pou de to­dos os ál­buns do Be­a­ch Boys até o fi­nal da dé­ca­da de 70 (e fo­ram mui­tos), in­clu­si­ve o su­ces­sor de Pet Sounds, o ex­ce­len­te Smi­ley Smi­le, que in­cluiu Go­od Vi­bra­ti­ons, um dos mai­o­res clás­si­cos do gru­po. Bri­an lan­ça­ria seu pri­mei­ro tra­ba­lho so­lo em 1988. A for­ma­ção clás­si­ca da ban­da ra­ra­men­te mu­dou nos mais de 30 dis­cos gra­va­dos ao lon­go de 50 anos de car­rei­ra: Bri­an Wil­son (vo­cal e bai­xo), Carl De­an Wil­son (vo­cal e gui­tar­ra), Den­nis Carl Wil­son (vo­cal e ba­te­ria), Alan Jar­di­ne (vo­cal e gui­tar­ra) e Mi­cha­el Edward Lo­ve (vo­cal e sa­xo­fo­ne).

Ál­buns es­sen­ci­ais

• Sur­fin' USA (1963)

• Pet Sounds (1966)

• Smi­ley Smi­le (1967) • Surf's Up (1971)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.