Sa­la­das in­crí­veis!

Ali­men­tos tur­bi­na­dos pa­ra dei­xar o pra­to bo­ni­to e sa­bo­ro­so

Almoço Rápido - - COZINHA SAUDÁVEL: SALADAS -

Na ho­ra de pre­pa­rar uma de­li­ci­o­sa salada, es­co­lha ali­men­tos va­ri­a­dos. Es­que­ça as sa­la­das só com fo­lhas e acres­cen­te fru­tas, car­boi­dra­tos, pro­teí­nas e grãos. Es­ses in­gre­di­en­tes dão cor, ener­gia e dei­xam a salada com­ple­ta! Tá es­pe­ran­do o que pa­ra pre­pa­rar uma salada ago­ra mes­mo?

Fo­lhas e fru­tas

Qu­an­to mais cor me­lhor! In­gre­di­en­tes ama­re­los e la­ran­jas (mi­lho, ma­mão e ce­nou­ra) são ri­cos em ca­ro­te­noi­des, que têm ação an­ti­o­xi­dan­te. Os ver­des (hor­ta­li­ças e ver­du­ras) aju­dam o fí­ga­do e re­for­çam o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co. Se qui­ser pre­ve­nir o en­ve­lhe­ci­men­to pre­co­ce, acres­cen­te ali­men­tos ver­me­lhos (to­ma­te, ma­çã e mo­ran­go). Já os ro­xos (be­ter­ra­ba, uva e o re­po­lho ro­xo) são ex­ce­len­tes pa­ra o sis­te­ma cir­cu­la­tó­rio.

Grãos e se­men­tes

São ri­cos em fi­bras e nu­tri­en­tes pri­mor­di­ais pa­ra a saú­de ce­re­bral. Além dis­so, são res­pon­sá­veis por sa­ci­ar a fo­me e com­ba­tem o au­men­to do co­les­te­rol. Op­te por chia, grão-de-bi­co, li­nha­ça e ger­ge­lim na ho­ra de pre­pa­rar a salada.

Car­boi­dra­tos

São es­sen­ci­ais pa­ra a so­bre­vi­vên­cia, já que eles for­ne­cem a ener­gia ne­ces­sá­ria pa­ra o or­ga­nis­mo de­sem­pe­nhar su­as fun­ções vi­tais. Vo­cê po­de acres­cen­tar crou­tons e macarrão em sua salada, eles são óti­mas fon­tes de car­boi­dra­tos.

Pro­teí­nas

Fun­da­men­tais pa­ra uma ali­men­ta­ção ba­lan­ce­a­da. As pro­teí­nas au­xi­li­am no fun­ci­o­na­men­to dos ner­vos, mús­cu­los, ca­be­los e até nos hormô­ni­os. Pei­to de fran­go, bi­fes em ti­ras e ba­con são op­ções pa­ra in­cre­men­tar a salada. Mas, o ba­con de­ve ser usa­do com mo­de­ra­ção por con­ter mui­ta gor­du­ra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.