CI­CLO DE VI­O­LÊN­CIA

BBC History Brasil - - Regime do terror -

Lí­de­res re­vo­lu­ci­o­ná­ri­os que aca­ba­ram ví­ti­mas de seus mé­to­dos

Ca­mil­le Des­mou­lins (1760-1794)

Des­mou­lins ten­tou fa­zer car­rei­ra co­mo ad­vo­ga­do, mas fra­cas­sou de­vi­do à sua ga­guei­ra. Em ju­lho de 1789, es­ta­va em um ca­fé no Pa­lais Royal e pe­diu às pes­so­as que ata­cas­sem a Bas­ti­lha. Era um jor­na­lis­ta ta­len­to­so e vo­lá­til. Lan­çou Le Vi­eux Cor­de­li­er, um jor­nal pa­ra ata­car os co­mi­tês re­vo­lu­ci­o­ná­ri­os e o ter­ror. Foi pre­so em mar­ço de 1794, jul­ga­do e exe­cu­ta­do.

Ge­or­ges Dan­ton (1759 -1794)

Quan­do da eclo­são da Re­vo­lu­ção, Dan­ton (à es­quer­da) era ad­vo­ga­do. Após a que­da da mo­nar­quia, tor­nou-se Mi­nis­tro da Jus­ti­ça. Pos­suía di­ver­sas fon­tes de ri­que­za e pro­va­vel­men­te era um cor­rup­to. Cla­mou por um tri­bu­nal re­vo­lu­ci­o­ná­rio, di­zen­do: “Va­mos ser im­pla­cá­veis pa­ra pou­par as pes­so­as de se­rem as­sim”. Sen­tou-se com os Ja­co­bi­nos na Con­ven­ção e apoi­ou o uso de ter­ror. No en­tan­to, ha­via ru­mo­res so­bre seu com­pro­mis­so. Foi exe­cu­ta­do jun­to com Des­mou­lins.

Ma­xi­mi­li­en Ro­bes­pi­er­re (1758- 1794)

Ro­bes­pi­er­re era um ad­vo­ga­do que se tor­nou re­vo­lu­ci­o­ná­rio ra­di­cal, de­pu­ta­do na As­sem­bleia Na­ci­o­nal e lí­der do Clu­be Ja­co­bi­no. Po­pu­lar­men­te co­nhe­ci­do co­mo “o in­cor­rup­tí­vel”, só te­ve po­der no úl­ti­mo ano de sua vi­da, após a ade­são ao Co­mi­tê de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca. É vis­to co­mo um apo­lo­gis­ta ao ter­ror, em­bo­ra a me­di­da que con­tro­la­va foi exa­cer­ba­da pe­los ho­mens que o ma­ta­ram em 1794.

Louis-An­toi­ne de Saint-Just (1767-1794)

O mais no­vo mem­bro da Con­ven­ção, Saint-Just te­ve uma car­rei­ra me­teó­ri­ca co­mo lí­der re­vo­lu­ci­o­ná­rio. Em Pa­ris, ga­nhou uma re­pu­ta­ção as­sus­ta­do­ra por as­su­mir o pa­pel de por­ta-voz do Co­mi­tê da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca ao de­nun­ci­ar fac­ções po­lí­ti­cas: os Gi­ron­di­nos, os Cor­de­li­ers e os In­dul­gen­tes. Ten­tou de­fen­der Ro­bes­pi­er­re, mas aca­bou mor­ren­do ao la­do de­le.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.