GUER­RA E PAZ

BBC History Brasil - - Guerra e paz -

Le­on Tols­tói (1828–1910) foi um dos mais pro­e­mi­nen­tes e bem-su­ce­di­dos es­cri­to­res rus­sos do sé­cu­lo 19, ce­le­bra­do co­mo um dos ex­po­en­tes da li­te­ra­tu­ra mun­di­al. O au­tor pos­suía um nú­me­ro con­si­de­rá­vel de pro­pri­e­da­des ru­rais e ser­vos (ou “al­mas”), e apro­vei­tou de um es­ti­lo de vi­da cheio de con­for­tos e pri­vi­lé­gi­os.

O sé­cu­lo 19 foi uma épo­ca em que as pes­so­as bem-nas­ci­das da Rús­sia co­me­ça­ram a ques­ti­o­nar o lu­gar de sua na­ção no mun­do, bem co­mo o lu­gar da so­ci­e­da­de rus­sa, em res­pos­ta aos even­tos co­mo as Guer­ras Na­po­leô­ni­cas, a Guer­ra da Cri­meia e a urgência de re­sol­ver a ques­tão da ser­vi­dão. Guer­ra e Paz ofe­re­ce al­gu­mas vi­sões de Tosl­toi so­bre tais te­mas.

Pu­bli­ca­do em sua to­ta­li­da­de pe­la pri­mei­ra vez em 1869, Guer­ra e Paz ofe­re­ce um pa­no­ra­ma das vi­das de mui­tas fa­mí­li­as aris­to­cra­tas du­ran­te as Guer­ras Na­po­leô­ni­cas, en­tre 1805 e 1812. É pos­sí­vel acom­pa­nhar a quen­te e im­pul­si­va Na­tasha Ros­tov, a he­roí­na da obra, en­quan­to ela de­sa­bro­cha e se trans­for­ma de uma cri­an­ça bo­che­chu­da em uma ado­rá­vel mu­lher. Ve­mos tam­bém seu ir­mão Ni­ko­lai, di­vi­di­do en­tre su­as am­bi­ções pes­so­ais e as res­pon­sa­bi­li­da­des da fa­mí­lia. Na fa­mí­lia Bol­konsky, co­nhe­ce­mos o en­te­di­a­do e cí­ni­co An­drei – que vê na glória mi­li­tar uma fu­ga pa­ra seu ca­sa­men­to in­fe­liz – e a tí­mi­da e al­truís­ta Ma­ria, am­bos co­man­da­dos por um pai ti­ra­no.

Li­gan­do Ros­tovs e Bol­konskys es­tá Pi­er­re Be­zukhov, so­ci­al­men­te es­tra­nho mas ri­co e sol­tei­ro, que é o me­lhor ami­go de An­drei e con­fi­den­te de Na­tasha. Em con­tras­te com o pa­no de fun­do de con­fli­to, que vi­ra a or­dem so­ci­al de pon­ta-ca­be­ça, os per­so­na­gens en­con­tram amor, trau­mas, es­pe­ran­ça, per­da e de­ses­pe­ro.

Le­on Tosl­toi com sua es­po­sa, So­fia, em sua ca­sa pró­xi­ma a Tu­la, em 1907. O es­cri­tor te­ve uma vi­da cheia de pri­vi­lé­gi­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.