Con­tos com­ple­tos de Tols­tói

Tra­du­ção de Ru­bens Fi­guei­re­do

BBC History Brasil - - Culturama -

Ed. Co­sac Naify, 2015

A obra-pri­ma do es­cri­tor rus­so Le­on Tos­tói, sem dú­vi­das, é o mo­nu­men­tal Guer­ra e Paz, so­bre o qual vo­cê po­de sa­ber mais na pá­gi­na 40. O au­tor ain­da as­si­na ou­tros tex­tos mun­di­al­men­te re­co­nhe­ci­dos co­mo An­na Ka­ri­ê­ni­na e A Res­sur­rei­ção, qua­se tão lon­gos quan­to Guer­ra e Paz. Mas Tols­tói não com­pu­nha ape­nas ro­man­ces gi­gan­tes­cos, tam­bém era um mes­tre nos con­tos mais cur­tos. E não fo­ram pou­cos. Tols­tói gos­ta­va de es­cre­ver con­tos, fez is­so por to­da sua vi­da. E se tais obras não fi­ca­ram mais po­pu­la­res é ape­nas por te­rem si­do ofus­ca­das por seus ro­man­ces épi­cos.

Mas nun­ca foi fá­cil pa­ra os bra­si­lei­ros co­nhe­ce­rem es­sa ou­tra fa­ce­ta do es­cri­tor rus­so. Pri­mei­ro por que ape­nas cer­ca de 50% de seus con­tos fo­ram pu­bli­ca­dos por aqui, a mai­o­ria des­tes, di­fí­ceis de se­rem en­con­tra­dos nas li­vra­ri­as. E, por fim, ha­via a ques­tão das tra­du­ções, fei­tas não a par­tir dos ori­gi­nais, mas sim do in­glês ou do fran­cês.

Em 2015, a edi­to­ra Co­sac Naify pôs fim à es­pe­ra do pú­bli­co e lan­çou de uma só vez to­dos os con­tos ela­bo­ra­dos por Tols­tói, em uma tra­du­ção di­re­ta (e bas­tan­te elo­gi­a­da) do rus­so pa­ra o por­tu­guês, as­si­na­da por Ru­bens Fi­guei­re­do que já tra­du­zi­ra os três ro­man­ces clás­si­cos ci­ta­dos an­te­ri­or­men­te. São três vo­lu­mes con­den­sa­dos em uma cai­xa, com de­sign grá­fi­co es­me­ra­do.

Um acha­do tan­to pa­ra quem co­nhe­ce o tra­ba­lho do pro­sa­dor co­mo pa­ra aque­les que bus­cam um pri­mei­ro con­ta­to. A Co­sac Naify en­cer­rou su­as ati­vi­da­des em de­zem­bro úl­ti­mo, mas es­sa pu­bli­ca­ção ain­da po­de ser en­con­tra­da em mui­tas li­vra­ri­as, e tan­to na in­ter­net. Não se sa­be quan­to tem­po ain­da es­ta­rá dis­po­ní­vel. O me­lhor a fa­zer é cor­rer e com­prar já.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.