BEM-VIN­DOS

BBC History Brasil - - Índice -

A Igre­ja não se isen­ta de res­pon­sa­bi­li­da­de, mas evi­ta ao má­xi­mo to­car nes­se as­sun­to. Afi­nal, ape­sar da ine­xa­ti­dão dos nú­me­ros, os re­la­tos e do­cu­men­tos his­tó­ri­cos so­bre a Inquisição de­nun­ci­am co­mo tor­tu­ras e fo­guei­ras trans­for­ma­ram-se em ins­tru­men­tos de re­pres­são e mor­te pa­ra mi­lha­res de pes­so­as con­si­de­ra­das he­re­ges. Di­an­te do ce­ná­rio des­cri­to em nos­sas pá­gi­nas, não se­ria ab­sur­do pen­sar que, ca­so ti­ves­sem vi­vi­do na Pa­les­ti­na do pri­mei­ro sé­cu­lo, os fiéis da Ida­de Mé­dia tal­vez es­ti­ves­sem en­tre os que acu­sa­ram e con­de­na­ram o pró­prio Cris­to à cru­ci­fi­ca­ção.

Mas va­le a pe­na pen­sar: quan­tas re­mi­nis­cên­ci­as des­te trau­má­ti­co pro­ces­so in­qui­si­tó­rio fo­ram es­par­ra­ma­das ao lon­go da His­tó­ria? Com cer­te­za, o exer­cí­cio da per­se­gui­ção é uma de­las. En­tre a in­fi­ni­da­de de exem­plos de re­vo­lu­ci­o­ná­ri­os ator­men­ta­dos pe­lo sis­te­ma, o jor­na­lis­ta Ri­chard Askwith des­ta­ca a fi­gu­ra de Emil Zá­to­pek, o cor­re­dor de fa­ça­nhas ex­tra­or­di­ná­ri­as que apro­vei­tou sua fa­ma pa­ra con­tes­tar os man­dos e des­man­dos do re­gi­me co­mu­nis­ta de seu país. O au­ge da per­se­gui­ção ocor­reu em 1968, quan­do o mo­vi­men­to de­no­mi­na­do “Pri­ma­ve­ra de Pra­ga” in­ten­si­fi­cou a luta por re­for­mas den­tro do go­ver­no da Tche­cos­lo­vá­quia.

Já pe­los la­dos da In­gla­ter­ra, o ano que mar­cou a dé­ca­da de 60 por su­as con­tur­ba­ções po­lí­ti­cas e cul­tu­rais foi 1966. En­quan­to os Be­a­tles pro­ta­go­ni­za­vam uma cri­se que cul­mi­na­ria com o fim das apre­sen­ta­ções ao vi­vo da ban­da e os Rol­ling Sto­nes lan­ça­vam fai­xas ca­da vez mais som­bri­as, o go­ver­no de Ha­rold Wilson era as­so­la­do por in­se­gu­ran­ças e acu­sa­ções de trai­ções po­lí­ti­cas. E por fa­lar em fal­ta de fi­de­li­da­de...

De­o­do­ro da Fon­se­ca até he­si­tou por um mo­men­to. Mas a pres­são da ma­ço­na­ria e da al­ta cú­pu­la do Exér­ci­to so­ma­da a ca­pri­chos pes­so­ais fi­ze­ram com que o ve­lho ma­re­chal des­se uma ras­tei­ra em seu gran­de ami­go Dom Pedro II. As­sim, em 15 de no­vem­bro de 1889, o Bra­sil da­va adeus à Mo­nar­quia pa­ra se tor­nar uma Re­pú­bli­ca. En­tre­tan­to, é pre­ci­so lem­brar que o epi­só­dio é cer­ca­do por len­das e cha­vões - co­mo qua­se tu­do na his­tó­ria des­se país.

Mas quan­do o as­sun­to é mis­té­rio, pou­cos te­mas ins­ti­gam tan­to os pes­qui­sa­do­res co­mo a ori­gem dos cel­tas. Au­tor de di­ver­sos li­vros so­bre es­te po­vo da An­ti­gui­da­de, o re­no­ma­do ar­queó­lo­go Bar­ry Cun­lif­fe nos re­ve­la par­te de su­as in­ves­ti­ga­ções, as quais aju­dam a de­ci­frar enig­mas, mas tam­bém le­van­tam ou­tras in­cóg­ni­tas. Afi­nal, quan­do o as­sun­to é His­tó­ria, as te­o­ri­as e per­cep­ções nun­ca se­rão ir­re­fu­tá­veis.

Por­tan­to, de­se­ja­mos que vo­cê as­su­ma es­te es­pí­ri­to cu­ri­o­so e ex­plo­ra­dor, já de­mons­tra­do pe­lo in­can­sá­vel im­pe­ra­dor Adri­a­no e mer­gu­lhe fun­do em mais es­ta edi­ção de BBC His­tory Bra­sil.

Boa lei­tu­ra!

Are­da­ção

CAPA Pro­du­ção Grá­fi­ca Va­nes­sa Su­eishi Ilus­tra­ção Ri­car­do Avan­ci­ni Tra­ta­men­to imagem Ed­son Iu­kawa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.