AU­TOS DA FÉ

BBC History Brasil - - Inquisição -

O res­pon­sá­vel por es­ta­be­le­cer ofi­ci­al­men­te o In­qui­si­tio hæ­re­ticæ pra­vi­ta­tis, ou sim­ples­men­te Tri­bu­nal da Inquisição, foi o pa­pa Gre­gó­rio IX, no ano de 1233. O ter­mo vem do ver­bo “in­qui­rir”, no seu sen­ti­do ju­rí­di­co de “per­gun­tar, ques­ti­o­nar”. Sua atri­bui­ção era ave­ri­guar de­nún­ci­as de he­re­sia e, quan­do con­si­de­ra­do cul­pa­do, en­tre­gar o acu­sa­do nas mãos do Es­ta­do, que se en­car­re­ga­ria de pu­ní-lo. A ques­tão, po­rém, é quem era Es­ta­do e quem era Igre­ja?

Ou­tro as­pec­to fun­da­men­tal pa­ra o fun­ci­o­na­men­to da Inquisição foi a mon­ta­gem de uma re­de de in­for­man­tes da Igre­ja, for­ma­da por fra­des que eram en­car­re­ga­dos de vi­gi­ar, den­tro e fo­ra das ins­ti­tui­ções re­li­gi­o­sas, se as pes­so­as pra­ti­ca­vam a “ver­da­dei­ra fé cris­tã”. Os acu­sa­dos de he­re­sia eram jul­ga­dos nos cha­ma­dos Au­tos da Fé.

A res­pon­sa­bi­li­da­de pe­lo sur­gi­men­to des­sa ori­gi­nal or­ga­ni­za­ção de es­pi­o­na­gem, no iní­cio do sé­cu­lo 13, foi de um mon­ge cha­ma­do Domingos de Gus­mão, cul­tu­a­do pe­los ca­tó­li­cos co­mo São Domingos, o fun­da­dor da Or­dem dos Do­mi­ni­ca­nos. É por is­so que mui­tos atri­bu­em a ele a cri­a­ção da Inquisição, o que não é cor­re­to.

O fa­to é que, a par­tir do com­ba­te aos he­re­ges, nas­ce­ria a cha­ma­da Inquisição Me­di­e­val, com to­das su­as con­tro­vér­si­as e já man­cha­da por epi­só­di­os vi­o­len­tos. Por mais de 200 anos es­sa ins­ti­tui­ção im­po­ria em boa par­te da Eu­ro­pa, mas es­pe­ci­al­men­te na Ibé­ria, um cli­ma de mui­to me­do e re­pres­são, mas ain­da era ape­nas um tí­mi­do es­bo­ço do que vi­ria pe­la fren­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.