Pre­pa­ran­do a ma­tan­ça

BBC History Brasil - - Inquisição -

Se­ria ne­ces­sá­rio ain­da um tem­po pa­ra que a Inquisição es­pa­nho­la atin­gis­se o pa­ta­mar de tra­gé­dia his­tó­ri­ca. Hou­ve re­sis­tên­cia de boa par­te da no­bre­za e da so­ci­e­da­de ci­vil. Afi­nal, a co­mu­ni­da­de ju­dai­ca pros­pe­ra­ra mui­to nos rei­nos que ha­vi­am si­do do­mi­na­dos pe­los mu­çul­ma­nos. Mui­tos eram mé­di­cos, pro­fes­so­res, es­cri­to­res, fi­ló­so­fos e até atu­a­vam co­mo con­se­lhei­ros da no­bre­za.

Ain­da em 1492, um de­cre­to re­al de­ter­mi­na­va a ex­pul­são de ju­deus, nos se­guin­tes ter­mos: “E or­de­na­mos pre­vi­a­men­te nes­te édi­to que to­dos os ju­deus e ju­di­as de qual­quer ida­de que re­si­dem em nos­sos do­mí­ni­os e ter­ri­tó­ri­os, que sai­am com os seus fi­lhos e fi­lhas, seus ser­vos e pa­ren­tes, gran­des ou pe­que­nos, de qual­quer ida­de, até o fim de ju­lho des­te ano, e que não ou­sem re­tor­nar a nos­sas ter­ras, nem mes­mo dar um pas­so ne­las ou cru­zá­las de qual­quer ou­tra ma­nei­ra. Qual­quer ju­deu que não cum­prir es­te édi­to e for acha­do em nos­so rei­no ou do­mí­ni­os, ou que re­tor­nar ao rei­no de qual­quer mo­do, se­rá pu­ni­do com a mor­te e com a con­fis­co de to­dos os seus per­ten­ces”, as­se­ve­ra­va o do­cu­men­to, as­si­na­do por Isa­bel e Fer­nan­do.

A dis­cri­mi­na­ção, en­tre­tan­to, não era no­vi­da­de. Des­de 1449 vi­go­ra­va em To­le­do, ci­da­de que per­ten­cia ao rei­no de Cas­te­la, um es­ta­tu­to que proi­bia a par­ti­ci­pa­ção de ju­deus (bem co­mo seus des­cen­den­tes, mes­mo con­ver­ti­dos) em qual­quer car­go pú­bli­co. Es­ta lei, em­bo­ra te­nha fi­ca­do res­tri­ta a uma pe­que­na re­gião, ser­vi­ria de mo­de­lo pa­ra ou­tras, mais tar­de im­plan­ta­das em ter­ri­tó­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.