PODRES PO­DE­RES

BBC History Brasil - - Inquisição -

O pri­mei­ro in­qui­si­dor-ge­ral da Es­pa­nha foi To­más de Tor­que­ma­da Val­des­pi­no, no­me que tor­nou-se sinô­ni­mo de hor­ror e cu­jo po­der che­gou a ri­va­li­zar com o de reis e pa­pas. Res­pon­sá­vel di­re­to por mi­lha­res de execuções e a im­plan­ta­ção de al­guns dos mé­to­dos mais cruéis de tor­tu­ras, Tor­que­ma­da nas­ceu em Val­la­do­lid, em 1420. Era so­bri­nho do car­de­al e teó­lo­go do­mi­ni­ca­no Ju­an de Tor­que­ma­da, que go­za­va de um cer­to pres­tí­gio no rei­no de Cas­te­la e con­tri­buiu pa­ra que ele in­gres­sas­se na Or­dem dos Do­mi­ni­ca­nos.

Em 1452, o jo­vem To­más já se tor­na­ra pri­or do mos­tei­ro de San­ta Cruz, na ci­da­de de Se­gó­via, car­go que exer­ceu por 22 anos e o le­vou a se apro­xi­mar da re­a­le­za. Tor­nou-se con­fes­sor e con­se­lhei­ro do ca­sal re­al Fer­nan­do de Ara­gão e Isa­bel de Cas­te­la. Nes­sa con­di­ção, Tor­que­ma­da ti­nha trân­si­to li­vre e exer­cia for­te in­fluên­cia nos bas­ti­do­res do po­der, tan­to re­li­gi­o­so co­mo po­lí­ti­co.

Em 1482, foi no­me­a­do in­qui­si­dor de Cas­te­la e Lyon. No ano se­guin­te, os rei­nos de Ara­gão, Ca­ta­lu­nha, Va­lên­cia e Mai­or­ca fo­ram in­cluí­dos em sua ju­ris­di­ção. Nes­sa épo­ca, in­cluiu na lis­ta de cri­mes pu­ní­veis com a mor­te na fo­guei­ra ou a pri­são per­pé­tua “de­li­tos” co­mo bru­xa­ria, so­do­mia, po­li­ga­mia, blas­fê­mia e usu­ra. Além dis­so, ofi­ci­a­li­zou o uso da tor­tu­ra. Fi­nal­men­te, em 1487, tor­na­va-se in­qui­si­dor-ge­ral da Es­pa­nha.

De­pois de atin­gir seu pi­co, por vol­ta de 1496 o po­der do pri­mei­ro gran­de in­qui­si­dor co­me­çou a de­cair, jun­to com sua saúde. Dois anos de­pois, mor­ria, mas seu le­ga­do per­ma­ne­ce­ria e du­ran­te mais de meio sé­cu­lo o ter­ror pa­tro­ci­na­do pe­la co­roa es­pa­nho­la e pe­los in­qui­si­do­res in­flu­en­ci­a­dos pe­los mé­to­dos de Tor­que­ma­da to­ma­ria con­ta de to­da a so­ci­e­da­de es­pa­nho­la.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.