Um gol­pe de cau­sas no­bres?

BBC History Brasil - - Proclamação da República -

Em 1889, os ide­ais re­pu­bli­ca­nos eram mais mo­der­nos do que a re­tró­gra­da mo­nar­quia. Mas ao fe­rir a or­dem no dia 15 de no­vem­bro, os ca­pri­chos pes­so­ais fa­la­ram mais al­to do que as con­vic­ções po­lí­ti­cas

Atu­al­men­te, es­tão em vo­ga pa­la­vras co­mo gol­pe e im­pe­a­ch­ment, le­gí­ti­mo e ile­gí­ti­mo, cons­ti­tu­ci­o­nal e in­cons­ti­tu­ci­o­nal. Is­so por­que, no au­ge de seus 516 anos, o Bra­sil pro­ta­go­ni­za mais um mo- men­to de ins­ta­bi­li­da­de e, prin­ci­pal­men­te, gran­de po­la­ri­za­ção po­lí­ti­ca. E um dos gran­des pro­ble­mas de um país que so­fre com cons­tan­tes mu­dan­ças é a di­fi­cul­da­de que se tem em ana­li­sar sua his­tó­ria sem to­mar la­dos, cri­ar cha­vões, al­te­rar da­tas ou pri­vi­le­gi­ar no­mes.

A In­de­pen­dên­cia e a In­con­fi­dên­cia Mi­nei­ra tal­vez se­jam os mai­o­res exem­plos de epi­só­di­os nos quais se ten­tou in­ven­tar tra­di­ções, he­róis, mi­tos fun­da­do­res e mo­rais edi­fi­can­tes. Mas, no ima­gi­ná­rio do sen­so co­mum, ou­tra da­ta que ad­qui­re con­tor­nos equi­vo­ca­dos é o 15 de no­vem­bro, mar­ca­do pe­la Pro­cla­ma­ção da Re­pú­bli­ca em 1889 – ou se­ria “Gol­pe da Re­pú­bli­ca”?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.