Des­fa­ve­la­men­to: o des­pe­jo dos hu­mil­des

BBC History Brasil - - Miséria Urbana -

En­tre 1878 e 1899, o pro­je­to de des­fa­ve­la­men­to do cen­tro de Lon­dres des­pe­jou 45.334 pes­so­as. No en­tan­to, es­tes são os da­dos ofi­ci­ais; o nú­me­ro re­al po­de ter si­do bem mai­or, uma vez que o des­pe­jo era in­te­res­san­te pa­ra os pro­pri­e­tá­ri­os após a va­lo­ri­za­ção de su­as pro­pri­e­da­des. Não há nú­me­ros so­bre aque­les que fo­ram ex­pul­sos ile­gal­men­te, mas até mes­mo os nú­me­ros ofi­ci­ais são al­tos – era o equi­va­len­te à po­pu­la­ção de Rotherham em 1890, por exem­plo.

Quem eram es­sas pes­so­as? A res­pos­ta ime­di­a­ta é: não sa­be­mos. A voz dos fa­ve­la­dos des­pe­ja­dos, por mo­ti­vos prá­ti­cos, foi si­len­ci­a­da. Al­guns cer­ta­men­te eram in­te­li­gen­tes e ar­ti­cu­la­dos, es­tu­da­dos e ca­pa­ci­ta­dos. No en­tan­to, a mai­o­ria, era de po­bres sem no­me, que na mai­or par­te de su­as vi­das pas­sa­ram fo­me e frio, e vi­vi­am se­mi­nus. No fi­nal, co­mo des­cre­veu o Con­de de Shaf­tes­bury, na Câ­ma­ra dos Lor­des em 1875, quan­do os ofi­ci­ais de jus­ti­ça che­ga­vam, “ha­via per­ple­xi­da­de e cons­ter­na­ção por to­da par­te; o cli­ma nos dis­tri­tos era o de uma ci­da­de sen­do to­ma­da de as­sal­to”. As fa­ve­las não es­ta­vam sen­do de­so­cu­pa­da pa­ra be­ne­fi­ci­ar pes­so­as co­mo aque­las, mas pa­ra se li­vrar de­las.

O Con­se­lho Me­tro­po­li­ta­no de Obras e seu su­ces­sor, o Con­se­lho do Con­da­do de Lon­dres, cri­a­ram ou per­mi­ti­ram a cri­a­ção de as­so­ci­a­ções de cons­tru­to­res pa­ra ofe­re­cer ha­bi­ta­ção pa­ra 46.934 pes­so­as. À pri­mei­ra vista, foi uma pe­que­na van­ta­gem. Mas as no­vas ca­sas nun­ca fo­ram fei­tas pa­ra abri­gar os que ha­vi­am si­do des­pe­ja­dos. Os ex-fa­ve­la­dos fo­ram man­ti­dos lon­ge por re­gras que não po­di­am cum­prir e alu­gueis que não po­di­am pa­gar. Sen­do as­sim, pa­ra on­de fo­ram? Po­de ser que te­nham se es­pa­lha­do pe­las ru­as vi­zi­nhas, ou se mu­da­do pa­ra fa­ve­las pró­xi­mas ou mais dis­tan­tes. O fa­to é que pou­cos dos mais de 45.000 des­pe­ja­dos che­ga­ram a ocu­par a no­va Lon­dres que subs­ti­tuiu seus la­res an­ti­gos.

Lord Ash­ley, mais tar­de Con­de de Shaf­tes­bury, ex­plo­ra uma fa­ve­la em

1840

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.