Co­reia vol­ta a tes­tar mís­seis em no­vo de­sa­fio

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

A Co­reia do Nor­te re­a­li­zou no­vo tes­te de mís­seis. O lan­ça­men­to foi um no­vo de­sa­fio do re­gi­me do di­ta­dor Kim Jong-un aos EUA e à Chi­na.

ACo­reia do Nor­te re­a­li­zou nes­te sá­ba­do (29) um no­vo tes­te de mís­seis. Em­bo­ra te­nha fra­cas­sa­do, o lan­ça­men­to foi um no­vo de­sa­fio do re­gi­me do di­ta­dor Kim Jong-un aos EUA e à Chi­na, sua prin­ci­pal ali­a­da.

Es­te é o no­no tes­te fei­to pe­lo país co­mu­nis­ta des­de a pos­se de Do­nald Trump. Se­gun­do a Co­reia do Sul, o fo­gue­te foi dis­pa­ra­do às 6h (18h de sex­ta em Bra­sí­lia) de Buck­chang, a 98 km de Pyongyang, em di­re­ção ao mar do Ja­pão.

Os co­man­dos mi­li­ta­res ame­ri­ca­no e sul-co­re­a­no afir­ma­ram que o mís­sil se de­sin­te­grou no ar ain­da no ter­ri­tó­rio do país co­mu­nis­ta. A di­ta­du­ra de Kim Jong-un ain­da não se pro­nun­ci­ou so­bre o no­vo exer­cí­cio mi­li­tar.

Em uma re­de so­ci­al, o pre­si­den­te ame­ri­ca­no dis­se que o nor­te-co­re­a­no “des­res­pei­tou os de­se­jos da Chi­na e de seu mui­to res­pei­ta­do pre­si­den­te”, em re­fe­rên­cia ao lí­der chi­nês, Xi Jin­ping.

O lan­ça­men­to é fei­to ho­ras após o se­cre­tá­rio de Es­ta­do ame­ri­ca­no, Rex Til­ler­son, pe­dir à ONU mais san­ções con­tra o re­gi­me e a apli­ca­ção das já exis­ten­tes. Pa­ra ele, a ina­ção po­de­ria tra­zer “con­sequên­ci­as ca­tas­tró­fi­cas”.

Na mes­ma reu­nião, po­rém, Pe­quim vol­tou a de­fen­der o diá­lo­go. “É ne­ces­sá­rio co­lo­car em se­gun­do pla­no o de­ba­te so­bre quem to­mou o pri­mei­ro pas­so e pa­rar de dis­cu­tir quem es­tá cer­to ou er­ra­do”, dis­se o chan­ce­ler Wang Yi.

Na quin­ta, Trump dis­se ser pos­sí­vel “um gran­de, gran­de con­fli­to” com a Co­reia do Nor­te e elo­gi­ou o lí­der chi­nês por “ten­tar mui­to” con­tro­lar a Co­reia do Nor­te.

Ten­sões na pe­nín­su­la co­re­a­na cres­cem à me­di­da que a Co­reia do Nor­te ce­le­bra uma sé­rie de co­me­mo­ra­ções im­por­tan­tes, com am- bos os la­dos pro­ta­go­ni­zan­do gran­des exer­cí­ci­os mi­li­ta­res.

Em si­nal de for­ça, os EUA es­tão en­vi­an­do gru­po de por­ta-aviões USS Carl Vin­son pa­ra águas na cos­ta da pe­nín­su­la co­re­a­na, on­de irá se jun­tar ao USS Mi­chi­gan, um sub­ma­ri­no nu­cle­ar que an­co­rou na Co­reia do Sul na ter­ça (25).

A Ma­ri­nha da Co­reia do Sul in­for­mou que irá re­a­li­zar exer­cí­ci­os com o gru­po de ata­que nor­te­a­me­ri­ca­no.

REUTERS

Fo­to da agên­cia de no­tí­ci­as es­ta­tal KCNA mos­tra o lan­ça­men­to de mís­seis ba­lís­ti­cos do ti­po Hwa­song

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.