Te­mer pe­de aju­da pa­ra ga­ran­tir vo­ta­ções no Con­gres­so

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Na reu­nião mi­nis­te­ri­al, con­vo­ca­da um dia an­tes de se au­sen­tar do País por uma se­ma­na, o pre­si­den­te Mi­chel te­mer pe­diu em­pe­nho de todos os mi­nis­tros po­lí­ti­cos do go­ver­no pa­ra ten­tar ga­ran­tir a apro­va­ção, o mais rá­pi­do pos­sí­vel, de pre­fe­rên­cia ain­da até ama­nhã, do pro­je­to de lei que ele­va pa­ra R$ 159 bi­lhões as me­tas fis­cais pa­ra es­te e o pró­xi­mo ano.

o pre­si­den­te fez ques­tão de avi­sar a todos, no en­tan­to, que “a re­for­ma da pre­vi­dên­cia não foi aban­do­na­da”, ao con­trá­rio, se­rá le­va­da adi­an­te por­que ela te­rá de ser fei­ta, de qual­quer jei­to, e se for le­va­da à fren­te, ago­ra, fa­ci­li­ta­rá o pró­xi­mo go­ver­no que for elei­to. te­mer quer ver apro­va­do ain­da neste pe­río­do de sua vi­a­gem a no­va TLP, ta­xa de em­prés­ti­mos do Bndes e Re­fis.

o pre­si­den­te es­tá mui­to pre­o­cu­pa­do com o en­tra­ve na má­qui­na pública e pre­ci­sa da apro­va­ção do au­men­to da me­ta pa­ra po­der li­be­rar os gas­tos pú­bli­cos e in­ves­ti­men­to em se­to­res es­tra­té­gi­co. “se não apro­var­mos a no­va me­ta, va­mos ter que cor­tar fun­do no or­ça­men­to de todos”, avi­sou.

te­mer man­dou ain­da que todos en­tre­guem um balanço das su­as prin­ci­pais ações do go­ver­no em su­as pas­tas, nos úl­ti­mos 15 me- ses. o ob­je­ti­vo é res­pon­der às críticas e mos­trar que o go­ver­no es­tá tra­ba­lhan­do e co­mo es­tá tra­ba­lhan­do, pa­ra apre­sen­tar re­sul­ta­dos à sociedade.

Com is­so, o go­ver­no quer tam­bém re­ver­ter a ba­ta­lha da co­mu­ni­ca­ção que re­co­nhe­ce que tem per­di­do diu­tur­na­men­te. Na reu­nião, o pre­si­den­te te­mer avi­sou ain­da que quer re­to­mar as reu­niões se­to­ri­ais com os mi­nis­tros quan­do vol­tar da Chi­na e fo­car na ges­tão.

te­mer quer, ain­da, em­pe­nho e aler­ta de mi­nis­tros e lí­de­res na de­fe­sa do seu go­ver­no, ain­da mais neste mo­men­to em que há uma ex­pec­ta­ti­va de que o pro­cu­ra­dor da Re­pú­bli­ca, Rodrigo Ja­not, po­de­rá apre- sen­tar a segunda de­nún­cia con­tra ele, quan­do es­ti­ver vi­a­jan­do pa­ra a Chi­na, pa­ra a reu­nião dos Brics.

e nes­ta ten­ta­ti­va de re­ver­ter a ba­ta­lha per­di­da da co­mu­ni­ca­ção, o pre­si­den­te te­mer, de­pois de se pro­nun­ci­ar na reu­nião mi­nis­te­ri­al de­ter­mi­nou aos mi­nis­tros do Meio am­bi­en­te, sar­ney Filho, e das Mi- nas e ener­gia, Fer­nan­do Co­e­lho Be­zer­ra, dei­xas­sem a reu­nião e fos­sem anun­ci­ar o no­vo de­cre­to que ten­ta de­ta­lhar to­da a ação do go­ver­no em re­la­ção à re­ser­va na­ci­o­nal do co­bre e seus as­so­ci­a­dos, Ren­ca.

te­mer quer re­a­ção dos mi­nis­tros aos ata­ques con­tra o go­ver­no. em­bo­ra não que­ren­do ad­mi­tir for­mal­men­te que, neste ca­so, o go­ver­no per­deu a ba­ta­lha da co­mu­ni­ca­ção, já que fo­ram ne­ces­sá­ri­as vá­ri­as en­tre­vis­tas e ex­pli­ca­ções pa­ra ten­tar re­ver­ter o ce­ná­rio ne­ga­ti­vo criado com o anún­cio da me­di­da, o mi­nis­tro das Mi­nas e ener­gia dis­se que “hou­ve uma con­fu­são quan­do se fa­lou em re­ser­va mi­ne­ral e hou­ve as­so­ci­a­ção a re­ser­va flo­res­tal, que não é e sem­pre foi re­ser­va mi­ne­ral”.

Na reu­nião mi­nis­te­ri­al, te­mer pe­diu “em­pe­nho to­tal” dos mi­nis­tros po­lí­ti­cos e dos lí­de­res dos par­ti­dos da base ali­a­da pa­ra apro­var as me­di­das pri­o­ri­tá­ri­as. ele vai se en­con­trar com al­guns des­tes lí­de­res ain­da ho­je, jus­ta­men­te pa­ra re­for­çar a es­tra­té­gia, a fim de ga­ran­tir a apro­va­ção dos 3 pon­tos fun­da­men­tais pro go­ver­no neste mo­men­to - me­ta, re­fis e TLP. o pre­si­den­te anun­ci­ou ain­da que, em se­gui­da, quer le­var adi­an­te a sim­pli­fi­ca­ção tri­bu­tá­ria. so­bre re­for­ma po­lí­ti­ca, pre­fe­riu dei­xar o as­sun­to com a Câ­ma­ra.

AG.BRA­SIL

Pre­si­den­te Mi­chel Te­mer se reú­ne com mi­nis­tros an­tes de vi­a­jar pa­ra Chi­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.