De­mós­te­nes Tor­res re­tor­na ao MP-GO

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

ose­na­dor cas­sa­do de­mós­te­nes Tor­res vol­tou a atu­ar no Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de goiás ( Mp-go), nes­ta se­gun­da-fei­ra (4), em goi­â­nia. o pro­cu­ra­dor ha­via ti­ra­do dois me­ses de fé­ri­as, es­ten­di­das em cin­co di­as por um abo­no, pre­vis­to no re­gi­me in­ter­no do ór­gão. o ser­vi­dor ha­via si­do afas­ta­do em 2012 por ação pe­nal que apu­ra­va sua re­la­ção com o con­tra­ven­tor Car­los Au­gus­to Ra­mos, o Car­li­nhos Ca­cho­ei­ra. No en­tan­to, o pro­ces­so foi ar­qui­va­do.

Con­for­me o Mp-go, de­mós­te­nes re­as­su­miu o a 27ª Pro­cu­ra­do­ria Cri­mi­nal, que era de sua res­pon­sa­bi­li­da­de an­tes de ser afas­ta­do. o g1 ten­tou con­ta­to por te­le­fo­ne com o pro­cu­ra­dor, mas as li­ga­ções não fo­ram aten­di­das até a pu­bli­ca­ção des­ta re­por­ta­gem. Após re­as­su­mir o car­go no dia 29 de ju­nho, ele ti­rou dois me­ses de fé­ri­as e de­ve­ria vol­tar no dia 28 de agos­to. Na oca­sião, ele adi­ou re­to­ma­da do car­go por cin­co di­as pa­ra abo­no, ele afir­mou que não ha­via ne­nhu­ma ir­re­gu­la­ri­da­de no que fez.

de­mós­te­nes re­as­su­miu o car­go de­pois de cin­co anos. o afas­ta­men­to ha­via ocor­ri­do por in­ves­ti­ga­ção re­la­ci­o­na­do ao elo de­le com Car­li­nhos Ca­cho­ei­ra. No en­tan­to, a de­fe­sa do en­tão po­lí­ti­co ha­via so­li­ci­ta­do o re­tor­no de­le à fun­ção, já que o pro­ces­so foi ar­qui­va­do pe­lo Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do es­ta­do de goiás (Tj-go).

Na oca­sião, o vi­ce-de­ca­no do ór­gão, Mar­cos de Abreu e sil­va, fez a con­vo­ca­ção do pro­cu­ra­dor “cum­prin­do de­ci­são ju­di­ci­al pro­fe­ri­da pe­la Cor­te es­pe­ci­al do Tj-go”. so­bre a pos­sí­vel apo­sen­ta­do­ria de de­mós­te­nes, o Mi­nis­té­rio ha­via in­for­ma­do, na épo­ca, que o pe­di­do ain­da não foi ana­li­sa­do.

se­gun­do in­for­ma­ções do TJ, a po­si­ção foi to­ma­da “com ba­se na nu­li­da­de das pro­vas co­le­ta­das du­ran­te as ope­ra­ções ve­gas e Mon­te Car­lo, da Po­lí­cia Fe­de­ral, uma vez que as in­ter­cep­ta­ções te­lefô­ni­cas en­vol­ven­do o en­tão po­lí­ti­co não fo­ram au­to­ri­za­das pe­lo su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF), fo­ro ade­qua­do pa­ra jul­gar ca­sos en­vol­ven­do se­na­do­res da Re­pú­bli­ca”.

De­nún­cia

Na de­nún­cia, ins­tau­ra­da em ju­nho de 2013, de­mós­te­nes res­pon­dia pe­los cri­mes de cor­rup­ção pas­si­va e ad­vo­ca­cia pri­vi­le- gi­a­da. Am­bos têm re­la­ção com as in­ves­ti­ga­ções das ope­ra­ções ve­gas e Mon­te Car­lo, re­a­li­za­das en­tre 2008 e 2012.

Na épo­ca, o Mp-go afir­mou que o po­lí­ti­co re­ce­beu van­ta­gens, co­mo vi­a­gens, be­bi­das ca­ras, ele­tro­do­més­ti­cos de lu­xo ele­tro­do­més­ti­cos de lu­xo e re­ce­bi­men­to de R$ 1,52 mi­lhão.

em se­tem­bro de 2016, o su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF) anu­lou a va­li­da­de de pro­vas ob­ti­das em gra­va­ções te­lefô­ni­cas en­vol­ven­do o ex-se­na­dor. di­an­te da me­di­da, em ju­nho des­te ano, o Tj-go, por meio da Cor­te es­pe­ci­al, de­fi­niu pe­lo ar­qui­va­men­to.

Mon­te car­lo

A ope­ra­ção Mon­te Car­lo foi de­fla­gra­da pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral (PF) e Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF) em 29 de fe­ve­rei­ro de 2012. ela trou­xe à to­na gra­va­ções te­lefô­ni­cas que der­ru­ba­ram o en­tão se­na­dor de­mós­te­nes Tor­res, abas­te­ce­ram du­as Cpis, uma no Con­gres­so e ou­tra na As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va de goiás (Ale­go), e cau­sa­ram mu­dan­ças nos co­man­dos da se­gu­ran­ça Pú­bli­ca goi­a­na.

Car­li­nhos Ca­cho­ei­ra foi pre­so no dia em que a ope­ra­ção Mon­te Car­lo foi de­fla­gra­da, acu­sa­do de che­fi­ar o es­que­ma de ex­plo­ra­ção de jo­gos ile­gais e cor­rup­ção em goiás e no dis­tri­to Fe­de­ral. ele ga­nhou li­ber­da­de em 11 de de­zem­bro de 2012.

No dia 30 de ju­nho de 2016, Ca­cho­ei­ra foi no­va­men­te pre­so, no con­do­mí­nio de lu­xo on­de mo­ra, em goi­â­nia, du­ran­te a ope­ra­ção sa­que­a­dor, de­fla­gra­da pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral. A ação te­ve co­mo ob­je­ti­vo pren­der pes­so­as en­vol­vi­das em um es­que­ma de la­va­gem de R$ 370 mi­lhões des­vi­a­dos dos co­fres pú­bli­cos. ele foi sol­to no dia 17 de agos­to de 2016, pa­ra cum­prir pe­na em ca­sa, na ca­pi­tal goi­a­na.

Di­o­mí­cio go­mes/o POPULAR

De­mós­te­nes Tor­res re­as­su­me 27ª Pro­cu­ra­do­ria Cri­mi­nal no MP-GO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.