Mar de gen­te co­mo es­cu­do pa­ra cam­pa­nha de Lu­la

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Os mo­ra­do­res de Mar­co­lân­dia, na di­vi­sa en­tre os Es­ta­dos de Per­nam­bu­co e Pi­auí no meio do ser­tão bra­si­lei­ro, não ve­em chu­va há cin­co anos. “quan­do cho­via, até da­va pra ti­rar um fei­jão, uma man­di­o­ca da ter­ra”, con­ta antô­nia Ma­ria Lins, 42, sob um sol de qua­se 40 graus que fa­zia na ci­da­de de cer­ca de 8.000 ha­bi­tan­tes. “Mas ago­ra não tem co­mo”. a ren­da da fa­mí­lia de­la, com­pos­ta por no­ve pes­so­as, é de 480 re­ais por mês, pou­co mais da me­ta­de de um sa­lá­rio mí­ni­mo ( 937 re­ais), e tu­do vem in­te­gral­men­te do pro­gra­ma Bol­sa Fa­mí­lia. De ba­tom, blu­sa ver­me­lha, cal­ça je­ans e san­dá­lia, ela le­vou um dos seus se­te fi­lhos pa­ra ver o ex-pre­si­den­te Lu­la fa­lar em um ato po­lí­ti­co na ci­da­de. “Ele é o nos­so pai”, di­zia ela, se­gu­ran­do um pe­da­ço de pa­pe­lão em ci­ma da ca­be­ça pa­ra se pro­te­ger do sol. “o [pre­si­den­te] Te­mer es­tá na Chi­na, né?”, per­gun­tou, men­ci­o­nan­do que ha­via vis­to na te­le­vi­são a agen­da do pre­si­den­te na­que­le país. “En­quan­to ele es­tá lá, o Lu­la es­tá aqui com a gen­te”.

o re­la­to da ser­ta­ne­ja foi uma cons­tan­te du­ran­te os úl­ti­mos 22 di­as, quan­do o ex-pre­si­den­te pe­tis­ta, pa­ra usar uma me­tá­fo­ra fu­te­bo­lís­ti­ca a seu gos­to, jo­gou em ca­sa. Nes­ta ter­ça-fei­ra, en­quan­to era de­nun­ci­a­do pe­lo pro­cu­ra­dor-ge­ral da re­pú­bli­ca, ro­dri­go Ja­not, por or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa, Lu­la fi­na­li­za­va, em São Luís do Ma­ra­nhão, uma ca­ra­va­na que re­a­li­zou pe­los no­ve Es­ta­dos do Nor­des­te, pas­san­do por de­ze­nas de ci­da­des e sen­do acla­ma­do por mi­lha­res de elei­to­res. a 14 me­ses pa­ra a elei­ção que su­ce­de o im­pe­a­ch­ment, o lí­der do Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res en­tra em cam­po de vez na cam­pa­nha pre­si­den­ci­al. Hos­ti­li­za­do em ci­da­des das re­giões Sul e Su­des­te do país, es­co­lheu a re­gião que mais o aco­lhe pa­ra su­bir no pa­lan­que e di­zer que é o can­di­da­to do PT à pre­si­dên­cia, se, até lá, não hou­ver na­da que o im­pe­ça. “E se eu for can­di­da­to, vai ser pra ga­nhar”, dis­se, no Cra­to, no Ce­a­rá. afir­mou tam­bém que, ca­so ha­ja al­gum im­pe­di­men­to, ele mes­mo tra­ta­rá de en­con­trar al­guém pa­ra cum­prir a mis­são.

Con­de­na­do pe­lo ca­so do trí­plex e réu em seis ações no âm­bi­to da La­va Ja­to, o pe­tis­ta evi­tou fa­lar sobre o as­sun­to nos seus dis­cur­sos du­ran­te o gi­ro, tra­tan­do o te­ma co­mo “per­se­gui­ções”. “Eu sei que a per­se­gui­ção que eu es­tou sen­do ho­je vi­ti­ma­do não é uma per­se­gui­ção ao Lu­la. Por­que o Lu­la já tem ida­de su­fi­ci­en­te, o Lu­la já apa­nhou de­mais, o Lu­la já aguen­ta um tan­to”, dis­se, em Cur­rais No­vos (rn). “o que eles es­tão é ten­tan­do ti­rar do povo bra­si­lei­ro as con­quis­tas que nós ti­ve­mos nos úl­ti­mos anos”, afir­mou, pas­san­do lon­ge de um dis­cur­so com tons de mea cul­pa. abra­ça­do por seu elei­to­ra­do, o gi­ro do pré-can­di­da­to pe­lo Nor­des­te se es­ta­be­le­ce co­mo uma es­pé­cie de es­cu­do pa­ra ele. au­men­ta os ris­cos po­lí­ti­cos da­que­les que o PT con­si­de­ra co­mo ad­ver­sá­ri­os, de to­mar ações drás­ti­cas, co­mo, por exem­plo, de­ter­mi­nar sua pri­são. Seus elei­to­res, ver­da­dei­ros fãs do me­ta­lúr­gi­co que em mui­tos pon­tos da vi­a­gem fi­ze­ram a ca­ra­va­na pa­rar no meio da es­tra­da pa­ra que o pre­si­den­te fi­zes­se um ace­no, tam­pou­co fa­lam sobre a cor­rup­ção. Em uma re­gião tão po­bre e se­ca, as pri­o­ri­da­des são ou­tras. “an­tes de Lu­la não ti­nha água nem luz”, con­tou antô­nia Ma­ria do Nas­ci­men­to, 38, em ou­ri­cu­ri (PE). “as mu­lhe­res saíam com um bal­de na ca­be­ça atrás de água pa­ra as cri­an­ças. E ain­da ti­nham que es­con­der dos mais ve­lhos pa­ra po­der dar a água aos mais no­vos”, lem­brou ela, que mo­ra na re­gião ru­ral da ci­da­de com o ma­ri­do e três fi­lhos, sen­do dois be­ne­fi­ci­a­dos pe­lo Bol­sa Fa­mí­lia. “ago­ra tem água, tem luz. ago­ra a gen­te es­tá no céu”.

Ri­car­do STUCKERT

Ca­ra­va­na de Lu­la re­a­li­za ato em Mos­so­ró, no úl­ti­mo dia 28

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.