OS efei­tos da PRI­SÃO do Bi­li­o­ná­rio JO­ES­LEY BA­TIS­TA

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

os de­la­to­res da JBS Jo­es­ley Ba­tis­ta e ri­car­do Saud che­ga­ram à se­de da po­lí­cia fe­de­ral em São pau­lo na tar­de des­te do­min­go (10). eles vi­nham ne­go­ci­an­do co­mo se apre­sen­ta­ri­am à po­lí­cia após a or­dem de pri­são ex­pe­di­da pe­lo mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal fe­de­ral ed­son fa­chin, nes­te do­min­go. eles che­ga­ram à pf com seus car­ros, e a ex­pec­ta­ti­va é que se­jam trans­fe­ri­dos pa­ra Bra­sí­lia so­men­te na se­gun­da-fei­ra (11), se­gun­do a pf, em um avião da pró­pria po­lí­cia fe­de­ral.

Jo­es­ley es­te­ve no fim de se­ma­na em um edi­fí­cio na re­gião dos Jar­dins, em São pau­lo. Na casa de­le, no bair­ro Jar­dim eu­ro­pa, não hou­ve mo­vi­men­ta­ção du­ran­te to­da a ma­nhã. Três car­ros saí­ram do imó­vel, o último de­les, um pors­che, di­ri­gi­do pe­la jor­na­lis­ta Ti­ci­a­na Vil­las Bo­as, mu­lher de Jo­es­ley.

os de­la­to­res vão pas­sar a noi­te em São pau­lo e se­gui­rão nes­ta se­gun­da pa­ra Bra­sí­lia, on­de fa­rão exa­me de cor­po de de­li­to no IML (Ins­ti­tu­to Mé­di­co le­gal).

PRI­SÃO

o mi­nis­tro ed­son fa­chin de­ci­diu de­cre­tar a pri­são do em­pre­sá­rio e de Saud após ver “in­dí­ci­os su­fi­ci­en­tes de que os co­la­bo­ra­do­res omi­ti­ram in­for­ma­ções so­bre a par­ti­ci­pa­ção do ex-pro­cu­ra­dor Mar­cel­lo Mil­ler no pro­ces­so de de­la­ção pre­mi­a­da da JBS. Na úl­ti­ma se­gun­da­fei­ra (4), Ja­not anun­ci­ou a aber­tu­ra de in­ves­ti­ga­ção pa­ra apu­rar pos­sí­veis ir­re­gu­la­ri­da­des nas ne­go­ci­a­ções da co­la­bo­ra­ção fir­ma­da com o Mi­nis­té­rio pú­bli­co. cen­tro da cri­se é uma gra­va­ção, da­ta­da de 17 de mar­ço, em que Jo­es­ley e Saud in­di­cam pos­sí­vel atu­a­ção de Mil­ler no acor­do de de­la­ção quan­do ain­da era pro­cu­ra­dor –ele dei­xou o car­go ofi­ci­al­men­te em 5 de abril. o áu­dio foi en­tre­gue pe­los de­la­to­res no dia 31 de agos­to.

pa­ra a equi­pe de Ja­not, hou­ve pa­ten­te des­cum­pri­men­to de dois pon­tos de uma cláu­su­la do acor­do de de­la­ção que tra­ta de omis­são de má-fé, o que jus­ti­fi­ca­ria re­ver os be­ne­fí­ci­os.

os três, Jo­es­ley, Saud e Mil­ler pres­ta­ram de­poi­men­tos en­tre quin­ta (8) e sex­ta (9). Ja­not não se con­ven­ceu dos argumentos. pa­ra ele, há in­dí­ci­os for­tes de que Mil­ler te­nha par­ti­ci­pa­do sim da ela­bo­ra­ção do acor­do de co­la­bo­ra­ção.

en­con­tro

No sá­ba­do, Ja­not e o ad­vo­ga­do de Jo­es­ley Ba­tis­ta, pi­er­pa­o­lo Bot­ti­ni, se en­con­tra­ram em um bar em Bra­sí­lia, um dia de­pois de a pro­cu­ra­do­ria pe­dir a pri­são do cli­en­te de­le e de Saud.

a informação foi di­vul­ga­da pe­lo si­te “o an­ta­go­nis­ta”, que re­pro­du­ziu uma fo­to do en­con­tro.

Bot­ti­ni con­fir­mou à fo­lha o en­con­tro. o ad­vo­ga­do as­si­nou a pe­ti­ção pro­to­co­la­da no Su­pre­mo, após o pe­di­do de pri­são fei­to por Ja­not, em que co­lo­cou o pas­sa­por­te de Jo­es­ley à dis­po­si­ção e pe­diu au­di­ên­cia com o mi­nis­tro ed­son fa­chin, que de­cre­tou a pri­são do em­pre­sá­rio e de Saud.

OU­TRO La­do

em no­ta, Jo­es­ley Ba­tis­ta e ri­car­do Saud afir­mam que se apre­sen­ta­ram vo­lun­ta­ri­a­men­te à pf e que não men­ti­ram nem omi­ti­ram in­for­ma­ções no pro­ces­so que le­vou ao acor­do de co­la­bo­ra­ção pre­mi­a­da. afir­mam, ain­da, que es­tão cum­prin­do o acor­do.

“em to­dos os pro­ces­sos de co­la­bo­ra­ção, os co­la­bo­ra­do­res en­tre­gam os ane­xos e as pro­vas à pro­cu­ra­do­ria e de­pois são cha­ma­dos a de­por. Nes­se ca­so, Jo­es­ley Ba­tis­ta e ri­car­do Saud ain­da não foram ou­vi­dos”, diz a no­ta. am­bos afir­mam que en­tre­ga­ram aos in­ves­ti­ga­do­res uma série de ane­xos com­ple­men­ta­res, além dos áu­di­os, e es­tão à es­pe­ra de se­rem cha­ma­dos pa­ra se­rem ou­vi­dos. “o em­pre­sá­rio e o exe­cu­ti­vo en­fa­ti­zam a ro­bus­tez de sua co­la­bo­ra­ção e se­guem, com in­te­res­se to­tal e ab­so­lu­to, dis­pos­tos a con­tri­buir com a Jus­ti­ça”, fi­na­li­za a no­ta. o ad­vo­ga­do de am­bos, an­to­nio Carlos al­mei­da de Cas­tro, o Ka­kay, que as­su­miu a de­fe­sa dos exe­cu­ti­vos, afir­ma que eles pres­ta­ram de­cla­ra­ções e se co­lo­ca­ram sem­pre à dis­po­si­ção da Jus­ti­ça. “Não po­de o dr. Ja­not agir com fal­ta de le­al­da­de e in­si­nu­ar que o acor­do de de­la­ção foi des­cum­pri­do”, afir­mou.

Ka­kay dis­se que o pe­di­do de pri­são “é mais um ele­men­to for­te que le­va­rá a des­cren­ça e a fal­ta de cre­di­bi­li­da­de do ins­ti­tu­to da de­la­ção”. “a pro­pos­ta de que­bra uni­la­te­ral, sem mo­ti­vo, por par­te do es­ta­do, no ca­so re­pre­sen­ta­do pe­lo pro­cu­ra­dor-ge­ral, ge­ra uma in­se­gu­ran­ça ge­ral pa­ra to­dos os de­la­to­res”, afir­mou. Se­gun­do Ka­kay, Jo­es­ley Ba­tis­ta e ri­car­do Saud agi­ram “com le­al­da­de e con­ti­nu­am à dis­po­si­ção do po­der Ju­di­ciá­rio res­sal­tan­do a con­fi­an­ça no Su­pre­mo Tri­bu­nal”.

Re­pro­du­ção fo­lha

Re­pro­du­ção fo­lha

Jo­es­ley Ba­tis­ta dei­xa casa em São Pau­lo pa­ra se apre­sen­tar à PF

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.