Dis­pu­ta em tor­no de sel­fie de ma­ca­co

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Qu­an­do um ma­ca­co ti­ra uma sel­fie, a quem de­vem ser atri­buí­dos os di­rei­tos au­to­rais so­bre a ima­gem? Nes­ta se­gun­da-fei­ra (11), um fo­tó­gra­fo e uma or­ga­ni­za­ção de de­fe­sa dos ani­mais che­ga­ram a um acor­do pa­ra en­cer­rar uma ba­ta­lha ju­di­ci­al en­vol­ven­do a fa­mo­sa fo­to de um ma­ca­co cha­ma­do Na­ru­to.

O acor­do foi fe­cha­do en­tre o fo­tó­gra­fo Da­vid Sla­ter e ad­vo­ga­dos da or­ga­ni­za­ção Pes­so­as pe­lo Tra­ta­men­to Éti­co de Ani­mais (Pe­ta), que re­pre­sen­ta­vam o ma­ca­co. A dis­pu­ta pe­los di­rei­tos au­to­rais abran­gia um con­jun­to de fo­to­gra­fi­as, que in­clu­em a fa­mo­sa sel­fie do ma­ca­co, uti­li­za­da inú­me­ras ve­zes por mei­os de co­mu­ni­ca­ção e nas re­des so­ci­ais.

Os ati­vis­tas de­fen­di­am que os di­rei­tos das ima­gens per­ten­ci­am ao ma­ca­co Na­ru­to, uma vez que o pró­prio ani­mal as te­ria re­gis­tra­do com a câ­me­ra do fo­tó­gra­fo. Com o acor­do, Sla­ter con­cor­dou em do­ar 25% dos ren­di­men­tos fu­tu­ros ob­ti­dos com as fo­to­gra­fi­as pa­ra ins­ti­tui­ções de ca­ri­da­de de­di­ca­das à pro­te­ção de es­pé­ci­es do gê­ne­ro Ma­ca­ca na In­do­né­sia, on­de a sel­fie foi ti­ra­da.

Am­bas as par­tes con­cor­da­ram em en­cer­rar o li­tí­gio num tri­bu­nal de ape­la­ção. A ba­ta­lha ju­di­ci­al foi ini­ci­a­da qu­an­do a Pe­ta en­trou com um pro­ces­so con­tra Sla­ter há dois anos. Uma cor­te ha­via de­ci­di­do em pri­mei­ra ins­tân­cia a fa­vor do fo­tó­gra­fo, le­van­do a or­ga­ni­za­ção am­bi­en­ta­lis­ta a apre­sen­tar um re­cur­so.

Os ad­vo­ga­dos de Sla­ter se re­cu­sa­ram a di­zer quan­to di­nhei­ro a fo­to ge­rou até o mo­men­to ou se o foó­gra­fo vai fi­car com os 75% res­tan­tes dos ren­di­men­tos fu­tu­ros das ima­gens.

“A Pe­ta e Da­vid Sla­ter con­cor­da­ram que es­se ca­so le­van­ta ques­tões im­por­tan­tes e ino­va­do­ras so­bre ex­pan­dir os di­rei­tos le­gais pa­ra ani­mais não hu­ma­nos, um ob­je­ti­vo que am­bos apoi­am e que vão man­ter em seus res­pec­ti­vos tra­ba­lhos pa­ra se­ja atin­gi­do”, dis­se­ram am­bas as par­tes em co­mu­ni­ca­do con­jun­to.

No pro­ces­so em no­me do ani­mal ini­ci­a­do pe­la Pe­ta, a or­ga­ni­za­ção re­que­ria o con­tro­le fi­nan­cei­ro das ima­gens em be­ne­fí­cio do ma­ca­co. “Na­ru­to tem o di­rei­to de pos­suir e se be­ne­fi­ci­ar dos di­rei­tos au­to­rais [...] do mes­mo mo­do e na mesma me­di­da em que qual­quer ou­tro au­tor”, sus­ten­ta­va a or­ga­ni­za­ção.

Por sua vez, o fo­tó­gra­fo ar­gu­men­tou que os di­rei- tos au­to­rais das ima­gens ca­bi­am a sua em­pre­sa, a Wil­dli­fe Per­so­na­li­ti­es. As ima­gens fo­ram fei­tas em 2011 du­ran­te uma vi­a­gem de Sla­ter pa­ra Su­lawe­si, na In­do­né­sia, após o fo­tó­gra­fo dei­xar uma câ­me­ra na flo­res­ta. Na­ru­to te­ria fi­ca­do in­tri­ga­do com seu pró­prio re­fle­xo na len­te e aca­bou ti­ran­do a fa­mo­sa sel­fie.

WILD MONKEY/DA­VID SLA­TER/CATERS NEWS

Em ju­lho de 2011, um fo­tó­gra­fo se sur­pre­en­deu com as ima­gens fei­tas por um ma­ca­co da es­pé­cie Ma­ca­ca ni­gra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.