Ca­bral é con­de­na­do a 45 anos de pri­são

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Na mai­or pe­na de pri­são já apli­ca­da a um po­lí­ti­co do Bra­sil, o ex-go­ver­na­dor do rio de Ja­nei­ro Sér­gio Ca­bral (pmdb) foi con­de­na­do nes­ta quar­ta-fei­ra a 45 anos e 2 me­ses de ca­deia pe­lo juiz Mar­ce­lo Bre­tas, da 7ª Va­ra fe­de­ral Cri­mi­nal do rio de Ja­nei­ro. a pu­ni­ção en­vol­ve os cri­mes de cor­rup­ção pas­si­va, la­va­gem de di­nhei­ro e che­fia de or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa. es­sa tam­bém foi a mais ri­go­ro­sa pu­ni­ção apli­ca­da até ago­ra con­tra um réu da ope­ra­ção la­va Ja­to. Na sen­ten­ça, Ca­bral foi con­si­de­ra­do o “gran­de lí­der da or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa” e be­ne­fi­ciá­rio de um es­que­ma de cor­rup­ção que des­vi­ou mi­lhões dos co­fres do go­ver­no do rio de Ja­nei­ro en­tre 2007 e 2016.

Ca­bral foi go­ver­na­dor do rio de Ja­nei­ro en­tre 2007 e 2014, ele­geu o vi­ce luiz fer­nan­do pe­zão (pmdb) co­mo su­ces­sor e já foi co­ta­do para dis­pu­tar a pre­si­dên­cia da re­pú­bli­ca. Nas su­as ges­tões, pro­je­tos bi­li­o­ná­ri­os fo­ram des­lan­cha­dos – no­vas li­nhas de me­trô, re­for­ma do Ma­ra­ca­nã e ar­co ro­do­viá­rio. Mas, co­mo des­co­bri­ram as in­ves­ti­ga­ções da ope­ra­ção la­va Ja­to, to­dos es­ses pro­je­tos ti­ve­ram cobranças de pro­pi­na para Ca­bral, ou­tros ca­ci­ques po­lí­ti­cos e seus com­par­sas. os tem­pos de rou­ba­lhei­ra e gas­tan­ça dei­xa­ram o go­ver­no do rio de Ja­nei­ro em fran­ga­lhos. ho­je, o es­ta­do de­ve sa­lá­ri­os a fun­ci­o­ná­ri­os pú­bli­cos e pre- ci­sou ade­rir a um pro­gra­ma de re­cu­pe­ra­ção fis­cal. “prin­ci­pal ide­a­li­za­dor dos es­que­mas ilí­ci­tos pers­cru­ta­dos nes­tes au­tos, o con­de­na­do Sér­gio Ca­bral foi o gran­de fi­a­dor das prá­ti­cas cri­mi­no­sas im­pu­ta­das. em ra­zão da au­to­ri­da­de con­quis­ta­da pe­lo apoio de vá­ri­os mi­lhões de vo­tos que lhe fo­ram con­fi­a­dos, ofe­re­ceu van­ta­gens e ar­re­gi­men­tou vá­ri­os de seus co­la­bo­ra­do­res para pra­ti­ca­rem cri­mes em sé­rie, des­de atos de cor­rup­ção até a prá­ti­ca de atos de la­va­gem de ca­pi­tais. Ven­deu a mui­tos a con­fi­an­ça que lhe foi de­po­si­ta­da pe­los ci­da­dãos do es­ta­do do rio de Ja­nei­ro, e por ser o lí­der da or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa que se apo­de­rou da ad­mi­nis­tra­ção do es­ta­do do rio de Ja­nei­ro, a sua cul­pa­bi­li­da­de é ex­tre­ma”, diz Bre­tas na sen­ten­ça.

es­sa foi a pri­mei­ra sen­ten­ça de Bre­tas con­tra Ca­bral. o pro­ces­so tra­tou de pro­pi­nas pa­gas pe­la cons­tru­to­ra an­dra­de Gu­ti­er­rez por obras do go­ver­no es­ta­du­al e tam­bém tra­tou da la­va­gem de di­nhei­ro por com­pras de joi­as para a mu­lher do ex-go­ver­na­dor, adri­a­na an­cel­mo, que foi con­de­na­da a 18 anos e três me­ses de pri­são.

o ex-go­ver­na­dor es­tá pre­so des­de no­vem­bro do ano pas­sa­do. Já ti­nha si­do con­de­na­do a 14 anos e 2 me­ses de pri­são pe­lo juiz Sér­gio Mo­ro, que con­si­de- rou Ca­bral um dos be­ne­fi­ciá­ri­os e um dos en­vol­vi­dos no des­vio de re­cur­sos de pro­je­tos da pe­tro­bras. Mas Ca­bral ain­da res­pon­de a 13 ações pe­nais no tri­bu­nal de Bre­tas.

Co­mo mos­trou o el país, o ex-go­ver­na­dor res­pon­de a mais pro­ces­sos do que che­fões do trá­fi­co ca­ri­o­ca e de­ve acu­mu­lar mais tempo de ca­deia do que eles. Com as du­as pe­nas sen­ten­ci­a­das até ago­ra, já pos­sui 59 anos e 4 me­ses de pri­são para cum­prir. Já o tra­fi­can­te Isaías da Cos­ta ro­dri­gues, o “Isaías do Bo­rel”, um dos che­fões da fac­ção Co­man­do Ver­me­lho, cum­pre pe­na de 61 anos e 11 me­ses de ca­deia pe­las con­de­na­ções em seis pro­ces­sos.

an­tes de Ca­bral, quem de­ti­nha a mai­or pe­na apli­ca­da na ope­ra­ção la­va Ja­to era o al­mi­ran­te othon da Sil­va, ex-pre­si­den­te da ele­tro­nu­cle­ar, con­de­na­do por Bre­tas a 43 anos de pri­são. ape­sar das pu­ni­ções, nem na ca­deia Ca­bral dei­xou de mo­ti­var in­ves­ti­ga­ções. pre­so no an­ti­go Ba­ta­lhão es­pe­ci­al pri­si­o­nal, no Com­ple­xo de Ben­fi­ca, Zo­na Nor­te do rio de Ja­nei­ro, o ex-go­ver­na­dor é in­ves­ti­ga­do pe­la sus­pei­ta de que re­ce­beu re­ga­li­as no pre­sí­dio de Ban­gu 8, on­de fi­cou de­ti­do en­tre no­vem­bro do ano pas­sa­do e maio des­te ano.

Ag.; Bra­sil

O ex-go­ver­na­dor Sér­gio Ca­bral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.