Te­mer ini­cia ação an­ti­de­nún­cia pa­ra sal­var man­da­to

Brasil em Folhas - - Front Page -

Com o iní­cio da tra­mi­ta­ção de de­nún­cia por or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa e obs­tru­ção ju­di­ci­al, o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer mo­bi­li­zou mi­nis­tros, as­ses­so­res e de­pu­ta­dos pa­ra uma ope­ra­ção salva-man­da­to.

Na tentativa de bar­rar acu­sa­ção contra ele, o pe­e­me­de­bis­ta dis­cu­te o re­ma­ne­ja­men­to em car­gos de se­gun­do e ter­cei­ro es­ca­lões, a li­be­ra­ção de emen­das par­la­men­ta­res e tro­cas na CCJ (Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça).

a ameaça de re­be­lião dos par­ti­dos do cha­ma­do cen­trão, con­tu­do, tem co­lo­ca­do em ris­co a es­tra­té­gia do pre­si­den­te, que abriu o ga­bi­ne­te pre­si­den­ci­al pa­ra re­ce­ber par­la­men­ta­res de si­glas co­mo Pr, PSD, PP e PTB. Os par­ti­dos têm rei­vin­di­ca­do mais es­pa­ço na Es­pla­na­da dos Mi­nis­té­ri­os, co­mo o con­tro­le do Mi­nis­té­rio das Ci­da­des e a se­cre­ta­ria de go­ver­no. até o mo­men­to, con­tu­do, o pre­si­den­te tem re­sis­ti­do a ce­dê-los.

Nes­ta quar­ta-fei­ra (27), o pre­si­den­te da CCJ, ro­dri­go Pa­che­co (PMDB-MG), dis­se que fa­rá a tra­mi­ta­ção con­jun­ta da de­nún­cia, com ape­nas um re­la­tor, contra o pre­si­den­te e os mi­nis­tros Eli­seu Pa­di­lha (Ca­sa Ci­vil) e Mo­rei­ra Fran­co (se­cre­ta­ria-ge­ral). a es­co­lha era a de­se­ja­da pe­lo Pa­lá­cio do Pla­nal­to, que ava­li­a­va o ris­co de que, em uma tra­mi­ta­ção fa­ti­a­da, pe­lo me­nos um dos mi­nis­tros aca­bas­se afas­ta­do, o que po­de­ria agra­var a cri­se po­lí­ti­ca.

Par­ti­dos da opo­si­ção e do cen­trão, no en­tan­to, ame­a­çam apro­var nes­ta quinta (28) o fa­ti­a­men­to. O ob­je­ti­vo é au­men­tar o po­der de bar­ga­nha das si­glas go­ver­nis­tas em re­la­ção a emen­das e car­gos.

Uma de­mons­tra­ção da in­sa­tis­fa­ção foi da­da na ter­ça-fei­ra (26), quan­do foi de­fla­gra­da uma re­be­lião na ba­se ali­a­da que qua­se re­ti­rou o fo­ro pri­vi­le­gi­a­do de Mo­rei­ra.

a me­di­da que lhe dá sta­tus de mi­nis­tro foi apro­va­da por uma di­fe­ren­ça de ape­nas cin­co vo­tos.

Pa­ra evi­tar uma no­va re­be­lião, o pre­si­den­te pe­diu a mi­nis­tros de par­ti­dos do cen­trão que atu­em jun­to a su­as ban­ca­das par­la­men­ta­res. Nos en­con­tros com de­pu­ta­dos, o pe­e­me­de­bis­ta tem re­a­fir­ma­do a sua de­fe­sa contra a de­nún­cia, des­qua­li­fi­can­do a acu­sa­ção apre­sen­ta­da pe­lo ex­pro­cu­ra­dor-ge­ral da re­pú­bli­ca ro­dri­go Ja­not.

até o mo­men­to, hou­ve du­as subs­ti­tui­ções na CCJ, mas o Pa­lá­cio do Pla­nal­to tem pres­si­o­na­do por pe­lo me­nos mais du­as: de Ex­pe­di­to Net­to (PSD-RO) e Jor­gi- nho Mel­lo (Pr-sc). Os dois vo­ta­ram contra o pre­si­den­te na pri­mei­ra de­nún­cia, por cor­rup­ção.

O pe­e­me­de­bis­ta tam­bém ten­ta evi­tar que o Psb subs­ti­tua Da­ni­lo For­te (CE) e Fá­bio gar­cia (MT), ali­nha­dos ao Pa­lá­cio do Pla­nal­to. Com es­se ob­je­ti­vo, ele se reu­niu na ter­ça-fei­ra (26) com a lí­der da si­gla, Te­re­za Cris­ti­na (Ms).

a me­ta do pre­si­den­te é con­se­guir pe­lo me­nos 43 vo­tos contra a de­nún­cia na CCJ, que ini­ci­a­rá a tra­mi­ta­ção da acu­sa­ção nes­ta quinta (28). Nas pa­la­vras de um au­xi­li­ar pre­si­den­ci­al, é ne­ces­sá­rio con­se­guir um pla­car me­lhor do que a de­nún­cia an­te­ri­or pa­ra cor­ro­bo­rar dis­cur­so da de­fe­sa do pe­e­me­de­bis­ta de que ela é mais frá­gil. O no­me mais for­te pa­ra a re­la­to­ria é o do de­pu­ta­do fe­de­ral Evan­dro gus­si (PV-SP), pró­xi­mo ao go­ver­na­dor de são Pau­lo, ge­ral­do alck­min.

Na úl­ti­ma de­nún­cia, Te­mer fi­cou res­sen­ti­do com o fa­to de a ban­ca­da do Psdb em sp ter vo­ta­do qua­se to­da pe­lo pros­se­gui­men­to da acu­sa­ção. Em con­ver­sas re­ser­va­das, o pe­e­me­de­bis­ta dis­se que o go­ver­na­dor não se es­for­çou pa­ra aju­dá-lo.

Te­mer foi no­ti­fi­ca­do na tar­de des­ta quar­ta pa­ra que apre­sen­te sua de­fe­sa.

O pri­mei­ro-se­cre­tá­rio da Câ­ma­ra, Fer­nan­do gi­a­co­bo (Pr-pr), en­tre­gou o do­cu­men­to ao sub­che­fe de as­sun­tos Ju­rí­di­cos da Ca­sa Ci­vil, gus­ta­vo rocha, no Pla­nal­to. O as­ses­sor pre­si­den­ci­al tam­bém re­ce­beu as no­ti­fi­ca­ções contra Pa­di­lha e Mo­rei­ra.

FO­LHA

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.