AVA­LI­A­ÇÃO NE­GA­TI­VA DO GO­VER­NO TEMER VAI PA­RA 77%

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Em meio a cri­se po­lí­ti­ca e es­cân­da­los en­vol­ven­do re­pre­sen­tan­tes do go­ver­no, a po­pu­la­ri­da­de do Pre­si­den­te da re­pú­bli­ca Michel Temer con­ti­nua cain­do. O nú­me­ro de pes­so­as que con­si­de­ram o go­ver­no “ruim” ou “pés­si­mo” su­biu pa­ra 77% em se­tem­bro. No úl­ti­mo le­van­ta­men­to, di­vul­ga­do há cer­ca de dois me­ses, a ava­li­a­ção ne­ga­ti­va do pre­si­den­te era de 70%. Os re­sul­ta­dos são os pi­o­res já re­gis­tra­dos pe­la pes­qui­sa fei­ta pe­lo ibope en­co­men­da­da pe­la Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da in­dús­tria (CNI), que acu­mu­la da­dos des­de o go­ver­no sar­ney, em 1986.

Es­te é quar­to tri­mes­tre con­se­cu­ti­vo de pi­o­ra na po­pu­la­ri­da­de de Temer. a ava­li­a­ção po­si­ti­va caiu de 5% pa­ra 3%, no mes­mo pe­río­do. a quan­ti­da­de de pes­so­as que não con­fi­am no pre­si­den­te tam­bém au­men­tou de 87% pa­ra 92%. ape­nas 6% da po­pu­la­ção di­zem con­fi­ar em Temer, em ju­lho era 10%.

Com re­la­ção à ma­nei­ra de go­ver­nar, a de­sa­pro­va­ção su­biu de 83% pa­ra 89%, en­quan­to o de apro­va­ção os­ci­lou de 11% pa­ra 7%. Nes­se que­si­to, o mai­or cres­ci­men­to na de­sa­pro­va­ção ocor­reu en­tre as pes­so­as com ren­da fa­mi­li­ar de mais de cin­co sa­lá­ri­os mí­ni­mos (de 75% pa­ra 86%).

as pers­pec­ti­vas com re­la­ção ao res­tan­te do go­ver­no Temer tam­bém pi­o­rou. Em ju­lho, 65% pen­sa­vam que o go­ver­no per­ma­ne­ce­ria ruim ou pés­si­mo, ago­ra 72% da po­pu­la­ção acham is­so. Os que acre­di­ta­vam que o go­ver­no se­ria óti­mo ou bom di­mi­nuiu de 9% pa­ra 6% em se­tem­bro. En­tre os que clas­si­fi­cam co­mo re­gu­lar, a ava­li­a­ção bai­xou de 22% pa­ra 17%. Pa­ra o ge­ren­te exe­cu­ti­vo de pes­qui­sa e com­pe­ti­ti­vi­da­de da CNI, re­na­to da Fon­se­ca, a po­pu­la­ção ain­da não con­se­gue ver re­cu­pe­ra­ção na eco­no­mia e que a per­cep­ção é que o país ain­da es­tá em cri­se. “a re­cu­pe­ra­ção é len­ta e não adi­an­ta a pes­soa ver no no­ti­ciá­rio que o de­sem­pre­go di­mi­nuiu e a in­fla­ção es­tá sob con­tro­le, se tem al­guém em ca­sa sem em­pre­go e ela ain­da não con­se­gue com­prar co­mo an­tes. a ava­li­a­ção do go­ver­no tem uma re­la­ção pró­xi­ma com o bem es­tar da po­pu­la­ção. se no ano que vem, a po­pu­la­ção per­ce­ber a re­to­ma­da da ati­vi­da­de, a ava­li­a­ção po­de me­lho­rar”, apon­tou.

O le­van­ta­men­to foi re­a­li­za­do en­tre 15 e 20 de se­tem­bro e ou­viu 2 mil pes­so­as em 126 mu­ni­cí­pi­os do país. a mar­gem de er­ro es­ti­ma­da é de 2 pon­tos per­cen­tu­ais pa­ra mais ou me­nos dos re­sul­ta­dos.

Meio am­bi­en­te

Ex­cluin­do as no­tí­ci­as so­bre cor­rup­ção, a polêmica li­be­ra­ção pa­ra ex­plo­ra­ção mi­ne­ral na re­ser­va Na­ci­o­nal de Co­bre e as­so­ci­a­dos, que re­per­cu­tiu nas re­des so­ci­ais por di­as, foi o fa­to mais lem­bra­do pe­la po­pu­la­ção. a in­dig­na­ção da po­pu­la­ção com a me­di­da re­fle­tiu nos da­dos. O au­men­to da de­sa­pro­va­ção com re­la­ção às po­lí­ti­cas e ações de meio am­bi­en­te su­biu de 70% pa­ra 79%. O nú­me­ro de no­tí­ci­as so­bre o go­ver­no Temer que saí­ram na im­pren­sa nas úl­ti­mas se­ma­nas tam­bém cres­ceu, co­mo con­si­de­ra 68% dos en­tre­vis­ta­dos. Qu­es­ti­o­na­dos so­bre o as­sun­to, 23% ci­ta­ram, es­pon­ta­ne­a­men­te, no­tí­ci­as so­bre cor­rup­ção no go­ver­no, sem es­pe­ci­fi­car. No to­tal, 44% dos en­tre­vis­ta­dos men­ci­o­na­ram ma­té­ri­as re­la­ci­o­na­das à cor­rup­ção, sen­do que 9% ci­ta­ram no­tí­ci­as que en­vol­vi­am di­re­ta­men­te o pre­si­den­te.

Dil­ma

Em com­pa­ra­ção com o go­ver­no da ex-pre­si­den­te Dil­ma rous­seff, a par­ce­la da po­pu­la­ção que con­si­de­ra que o go­ver­no Temer pi­or do que o da pe­tis­ta cres­ceu de 52% pa­ra 59%. Pa­ra 31%, os go­ver­nos são iguais, an­te 35%, na pes­qui­sa an­te­ri­or. a ava­li­a­ção de que o go­ver­no é me­lhor do que a ges­tão an­te­ri­or caiu de 11% pa­ra 8%, en­tre ju­lho e se­tem­bro.

FO­LHA

A apro­va­ção pes­so­al do pre­si­den­te tam­bém pi­o­rou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.