Nú­me­ro de­tra­ba­lha­do­res for­mais so­be

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Omer­ca­do de tra­ba­lho fi­nal­men­te co­me­ça a mos­trar si­nais efe­ti­vos de me­lho­ra. No tri­mes­tre en­cer­ra­do em agos­to, o nú­me­ro de tra­ba­lha­do­res for­mais cra­vou em 33,41 mi­lhões, se­gun­do da­dos da Pes­qui­sa Na­ci­o­nal por amos­tra de Do­mi­cí­li­os (Pnad) Con­tí­nua. Em re­la­ção ao tri­mes­tre ime­di­a­ta­men­te an­te­ri­or, is­so re­pre­sen­tou um li­gei­ro cres­ci­men­to, de 0,5%. É a pri­mei­ra al­ta nes­sa ba­se de com­pa­ra­ção na mar­gem des­de o pe­río­do acu­mu­la­do en­tre mar­ço e maio de 2014, apon­ta o ins­ti­tu­to bra­si­lei­ro de ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca (ibge).

Em va­lo­res ab­so­lu­tos, o avan­ço da ocu­pa­ção nes­se pe­río­do de três me­ses re­pre­sen­ta uma cri­a­ção de 153 mil pos­tos for­mais. O re­sul­ta­do con­tri­buiu pa­ra que a to­da a po­pu­la­ção ocu­pa­da atin­gis­se o pa­ta­mar de 91,06 mi­lhões ao fim do tri­mes­tre en­cer­ra­do em agos­to. Em re­la­ção ao pe­río­do en­tre mar­ço e maio, es­se nú­me­ro de pes­so­as exer­cen­do al­gu­ma ati­vi­da­de la­bo­ral re­pre­sen­tou um cres­ci­men­to de 1,5%. É a mai­or al­ta nes­sa ba­se com­pa­ra­ti­va da sé­rie his­tó­ri­ca. O au­men­to da po­pu­la­ção ocu­pa­da tam­bém foi pu­xa­do pe­la in­for­ma­li­da­de. É um ce­ná­rio ca­rac­te­rís­ti­co que já vi­nha sen­do ob­ser­va­do em tri­mes­tres an­te­ri­o­res da pes­qui­sa, e con­ti­nu­ou no pe­río­do en­cer­ra­do em agos­to. O con­tin­gen­te dos tra­ba­lha­do­res sem car­tei­ra as­si­na­da e dos con­ta pró­pri­as su­biu 2,7% e 2,1%, res­pec­ti­va­men­te, em com­pa­ra­ção ao tri­mes­tre ime­di­a­ta­men­te an­te­ri­or.

Com o au­men­to do nú­me­ro de pes­so­as tra­ba­lhan­do, a po­pu­la­ção de­so- cu­pa­da, ou se­ja, com­pos­ta por pes­so­as à pro­cu­ra de em­pre­go, caiu 4,8% em re­la­ção ao tri­mes­tre en­tre abril e maio. É a pri­mei­ra que­da na mar­gem des­de o tri­mes­tre en­cer­ra­do em no­vem­bro de 2014. Em nú­me­ros ab­so­lu­tos, is­so sig­ni­fi­ca que o nú­me­ro de de­sem­pre­ga­dos re­cu­ou de 13,77 mi­lhões pa­ra 13,11 mi­lhões. a di­mi­nui­ção na fi­lei­ra de de­sem­pre­ga­dos co­lo­cou a ta­xa de de­so­cu­pa­ção em um pa­ta­mar de 12,6%. Em re­la­ção ao tri­mes­tre ime­di­a­ta­men­te an­te­ri­or, re­pre­sen­ta uma re­du­ção de 0,7 pon­to per­cen­tu­al.

FAM

Em agos­to, o nú­me­ro de tra­ba­lha­do­res for­mais cra­vou em 33,41 mi­lhões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.