LU­LA LI­DE­RA A DIS­PU­TA PA­RA PRE­SI­DEN­TE

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Aum ano das elei­ções de 2018, o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va (PT) man­tém a li­de­ran­ça da cor­ri­da pre­si­den­ci­al com van­ta­gem ex­pres­si­va so­bre os prin­ci­pais ad­ver­sá­ri­os, se­gun­do uma no­va pes­qui­sa do Da­ta­fo­lha.

Re­a­li­za­do na quar­ta (27) e na quin­ta (28), o le­van­ta­men­to mos­tra que o pe­tis­ta con­ser­vou sua for­ça elei­to­ral mes­mo após ser con­de­na­do em um dos pro­ces­sos que en­fren­ta na Jus­ti­ça —de­ci­são que po­de­rá im­pe­di-lo de con­cor­rer em 2018 se for con­fir­ma­da em se­gun­da ins­tân­cia.

as men­ções es­pon­tâ­ne­as a Lu­la co­mo o pre­fe­ri­do au­men­ta­ram de 15% pa­ra 18% des­de ju­nho, se­gun­do o Da­ta­fo­lha. Na pes­qui­sa es­ti­mu­la­da, em que são exi­bi­dos car­tões com os no­mes dos can­di­da­tos, Lu­la li­de­ra em to­dos os ce­ná­ri­os em que par­ti­ci­pa, com pe­lo me­nos 35% das in­ten­ções de vo­to.

a ta­xa de re­jei­ção ao ex­pre­si­den­te caiu nos úl­ti­mos três me­ses. Se­gun­do o Da­ta­fo­lha, 46% dos elei­to­res dis­se­ram em ju­nho que não vo­ta­ri­am em Lu­la de jei­to ne­nhum. ago­ra, 42% têm es­sa opi­nião.

O pe­tis­ta foi con­de­na­do em ju­lho pe­lo juiz Ser­gio mo­ro a no­ve anos e meio de pri­são por cor­rup­ção e la­va­gem de di­nhei­ro, no ca­so do trí­plex de Gu­a­ru­já (SP). Em se­tem­bro, ele foi acu­sa­do de cor­rup­ção pe­lo ex-mi­nis­tro an­to­nio Pa­loc­ci, que ne­go­cia acor­do de delação pre­mi­a­da.

O Da­ta­fo­lha fez 2.772 en­tre­vis­tas em 194 ci­da­des. a mar­gem de er­ro do le­van­ta­men­to é de dois pon­tos per­cen­tu­ais pa­ra mais ou pa­ra me­nos.

Nos ce­ná­ri­os em que es­tá no pá­reo, Lu­la tem o do­bro de in­ten­ções de vo­to do se­gun­do co­lo­ca­do, o de­pu­ta­do Jair Bol­so­na­ro (PSCRJ). Os­ci­lan­do en­tre 16% e 17%, Bol­so­na­ro apa­re­ce em­pa­ta­do com ma­ri­na Sil­va (Re­de), que va­ria en­tre 13% e 14%.

Os dois no­mes que apa­re­cem na dis­pu­ta pe­la in­di­ca­ção do PSDB, o go­ver­na­dor Ge­ral­do alck­min e o pre­fei­to João Do­ria, têm de­sem­pe­nho igual quan­do con­fron­ta­dos com Lu­la, Bol­so­na­ro e ma­ri­na, al­can­çan­do 8% das in­ten­ções de vo­to. Nos ce­ná­ri­os em que am­bos con­cor­rem, o que po­de­rá ocor­rer se um dos dois tro­car de par­ti­do, alck­min e Do­ria fi­cam em­pa­ta­dos.

Do­ria, que nos úl­ti­mos me­ses vi­a­jou a vá­ri­os Es­ta­dos num es­for­ço pa­ra au­men­tar sua vi­si­bi­li­da­de fo­ra de São Pau­lo e ele­var su­as chan­ces, con­se­guiu tor­nar-se mais co­nhe­ci­do do elei­to­ra­do, mas viu sua ta­xa de re­jei­ção au­men­tar de 20% pa­ra 25% en­tre ju­nho e se­tem­bro. a de Bol­so­na­ro tam­bém su­biu no pe­río­do, de 30% pa­ra 33%.

Nas si­mu­la­ções de se­gun­do tur­no, Lu­la am­pli­ou sua van­ta­gem so­bre os prin­ci­pais ad­ver­sá­ri­os, in­clu­si­ve ma­ri­na, com qu­em apa­re­cia tec­ni­ca­men­te em­pa­ta­do. O úni­co que ain­da em­pa­ta com ele nes­ses ce­ná­ri­os é o juiz mo­ro, que diz não ter in­te­res­se em dis­pu­tar a elei­ção.

AL­TER­NA­TI­VA

Lu­la po­de­rá ser im­pe­di­do de con­cor­rer se sua con­de­na­ção for man­ti­da pe­lo Tri­bu­nal Re­gi­o­nal fe­de­ral da 4ª Re­gião, que jul­ga­rá o re­cur­so con­tra a sen­ten­ça de mo­ro. O Da­ta­fo­lha in­di­ca que mui­tos elei­to­res não ve­em al­ter­na­ti­va a Lu­la e ten­dem a vo­tar em bran­co ou anu­lar quan­do ele não apa­re­ce en­tre as op­ções.

Nos ce­ná­ri­os sem o pe­tis­ta, ma­ri­na as­su­me a li­de­ran­ça da cor­ri­da, va­ri­an­do en­tre 17% e 23%, com pe­que­na van­ta­gem so­bre Bol­so­na­ro.

ape­sar da for­ça exi­bi­da por Lu­la, os nú­me­ros do Da­ta­fo­lha mos­tram que sua ca­pa­ci­da­de de trans­fe­rir vo­tos di­mi­nuiu des­de a elei­ção de 2014, quan­do ele aju­dou a re­e­le­ger Dil­ma Rous­seff. Só 26% di­zem que vo­ta­ri­am com cer­te­za em al­guém apoi­a­do por Lu­la. Em 2014, 37% pen­sa­vam as­sim.

ES­QUER­DA

as du­as apos­tas da es­quer­da pa­ra ocu­par o lu­gar do ex-pre­si­den­te Lu­la se ele fi­car fo­ra da elei­ção de 2018 apa­re­cem na pes­qui­sa do Da­ta­fo­lha com de­sem­pe­nho fra­co.

O ex-go­ver­na­dor Ci­ro Go­mes (PDT) vai de 7% a 10% nos ce­ná­ri­os sem Lu­la.

O ex-pre­fei­to fer­nan­do Had­dad (PT), apon­ta­do co­mo fa­vo­ri­to en­tre os pe­tis­tas, al­can­ça 3% no ce­ná­rio mais fa­vo­rá­vel pa­ra ele.

Ag. BRA­SIL

FO­LHA

O ex-pre­si­den­te Lu­la par­ti­ci­pa, em Te­re­si­na (PI)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.