Bra­si­lei­ro quer Lu­la pre­so e ava­la de­nún­cia con­tra Te­mer

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Obra­si­lei­ro de­fen­de a pri­são do ex­pre­si­den­te luiz iná­cio lu­la da sil­va (PT) e o pros­se­gui­men­to da de­nún­cia da Pro­cu­ra­do­ria-ge­ral da re­pú­bli­ca con­tra o atu­al ocu­pan­te do car­go, Mi­chel Te­mer (PMDB), se­gun­do o Da­ta­fo­lha. Dos en­tre­vis­ta­dos pe­lo ins­ti­tu­to, 54% ava­li­am que os fa­tos re­ve­la­dos pe­la la­va Ja­to são su­fi­ci­en­tes para jus­ti­fi­car a pri­são do pe­tis­ta.

Por ou­tro la­do, 40% afir­mam que não há mo­ti­vos para a de­ten­ção do ex- pre­si­den­te, que go­ver­nou en­tre 2003 e 2010 – 5% não opi­na­ram.

No ca­so do pe­e­me­de­bis­ta, a di­fe­ren­ça de opi­niões é mais am­pla: 89% são fa­vo­rá­veis a que a Câ­ma­ra au­to­ri­ze a aber­tu­ra de pro­ces­so con­tra ele por or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa e obs­tru­ção de jus­ti­ça.

ape­nas 7% dos en­tre­vis­ta­dos são con­trá­ri­os à apro­va­ção da de­nún­cia, que im­pli­ca­ria no afas­ta­men­to de Te­mer por até seis me­ses, ca­so a de­ci­são da Câ­ma­ra fos­se acei­ta pe­lo su­pre­mo.

O Da­ta­fo­lha ou­viu 2.772 pes­so­as em 194 ci­da­des, nos di­as 27 e 28 de se­tem­bro, com mar­gem de er­ro de dois pon­tos per­cen­tu­ais para mais ou para me­nos.

lu­la foi con­de­na­do pe­lo juiz ser­gio Mo­ro a 9 anos e 6 me­ses de pri­são por ter re­ce­bi­do um apar­ta­men­to em gu­a­ru­já (sp) co­mo par­te de pro­pi­na da cons­tru­to­ra Oas.

se­gun­do en­ten­di­men­to do STF, ele só po­de­rá ser pre­so se a sen­ten­ça for con­fir­ma­da em se­gun­da ins­tân­cia, pe­lo Tri­bu­nal re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4ª re­gião, se­di­a­do em Por­to ale­gre. O apoio à pri­são do ex-pre­si­den­te cres­ce con­for­me au­men­ta o grau de ins­tru­ção (69% en­tre os que têm ní­vel su­pe­ri­or e 37% en­tre os com ní­vel fun­da­men­tal) e a ren­da fa­mi­li­ar men­sal (che­ga a 76% no gru­po mais ri­co e a 42% no mais po­bre) do en­tre­vis­ta­do.

Tam­bém é mai­or nas re­giões sul (61%) e su­des­te (65%) que na Nor­des­te (34%), on­de os ín­di­ces de po­pu­la­ri­da­de do pe­tis­ta são mais al­tos.

De for­ma ge­ral, en­tre­tan­to, pre­do­mi­na em to­dos os gru­pos a opi­nião de que o pe­tis­ta não se­rá pre­so ao fim das in­ves­ti­ga­ções (66% no to­tal).

TE­MER

Com re­la­ção ao pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB), a acu­sa­ção é de li­de­rar um es­que­ma do seu par­ti­do que te­ria re­ce­bi­do ao me­nos r$ 587 mi­lhões de pro­pi­na.

além dis­so, ele te­ria da­do aval à com­pra do si- lên­cio do ex-de­pu­ta­do fe­de­ral Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ), pre­so no Pa­ra­ná, pe­la Jbs. Para que a de­nún­cia con­tra o pre­si­den­te pos­sa vi­rar uma ação pe­nal, é pre­ci­so a au­to­ri­za­ção de dois ter­ços da Câ­ma­ra.

Em agos­to, os de­pu­ta­dos bar­ra­ram uma pri­mei­ra de­nún­cia con­tra Te­mer, em que era acu­sa­do de cor­rup­ção pas­si­va.

a pesquisa tam­bém cons­ta­tou uma di­vi­são dos bra­si­lei­ros quan­to aos efei­tos fu­tu­ros da la­va Ja­to.

O Da­ta­fo­lha re­gis­trou em­pa­te téc­ni­co, de 44% para ca­da la­do, en­tre os que cre­em que a cor­rup­ção irá di­mi­nuir após a ope­ra­ção e os que pen­sam que con­ti­nu­a­rá na mes­ma pro­por­ção de sem­pre. Para 9%, atos ilí­ci­tos au­men­ta­rão nos pró­xi­mos anos.

Per­ce­be-se, de to­do mo­do, um re­pú­dio ge­ne­ra­li­za­do à cor­rup­ção en­tre os en­tre­vis­ta­dos. a mai­o­ria (62%) de­cla­rou que ela acar­re­ta mais da­nos ao país do que a in­com­pe­tên­cia dos go­ver­nos.

E 80% con­cor­dam com a ideia de que a “a cor­rup­ção é ina­cei­tá­vel em qu­al­quer cir­cuns­tân­cia”.

Da mes­ma for­ma, a afir­ma­ção “se um go­ver­nan­te ad­mi­nis­tra bem o país, não im­por­ta se ele é cor­rup­to ou não”, é re­jei­ta­da por 74%.

REPRODUÇÃO

Mi­chel Te­mer em fo­to na ho­me pa­ge do ‘Fi­nan­ci­al Ti­mes’, que no­ti­ci­ou a no­va de­nún­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.