Vi­gia CO­LO­CA FO­GO em Cri­an­ças Den­tro De Cre­che

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Uma tra­gé­dia aba­lou a pe­que­na ci­da­de mi­nei­ra de Ja­naú­ba, a 557 km da ca­pi­tal belo Ho­ri­zon­te. O vi­gia no­tur­no da cre­che Cen­tro Mu­ni­ci­pal de Edu­ca­ção in­fan­til gen­te ino­cen­te ate­ou fo­go em de­ze­nas de cri­an­ças en­tre qua­tro e seis anos que es­ta­vam no es­ta­be­le­ci­men­to na ma­nhã des­ta quin­ta-fei­ra, 5 de ou­tu­bro. De acor­do com a Pre­fei­tu­ra de Ja­naú­ba, qua­tro cri­an­ças mor­re­ram no lo­cal. Ou­tras 22 fo­ram so­cor­ri­das e le­va­das pa­ra hos­pi­tais da re­gião, sen­do que no­ve de­las es­tão em es­ta­do gra­ve com quei­ma­du­ras em mais de 20% do cor­po, de acor­do com um bo­le­tim di­vul­ga­do pe­lo Cor­po de bom­bei­ros. Às 23h des­ta quin­ta-fei­ra, o to­tal de mor­tos no ata­que ha­via su­bi­do pa­ra 7: mais du­as cri­an­ças mor­re­ram no hos­pi­tal, além da pro­fes­so­ra. O vi­gia tam­bém mor­reu.

se­gun­do in­for­ma­ções dos jor­nais lo­cais, o agres­sor se­ria Damião so­a­res dos san­tos, de 50 anos, que ha­via si­do afas­ta­do do car­go após ale­gar pro­ble­mas de saú­de. Ele jo­gou ál­co­ol so­bre as cri­an­ças e so­bre seu pró­prio cor­po e em se­gui­da acen­deu o lí­qui­do in­fla­má­vel. O te­to de ma­te­ri­al in­fla­má­vel da sa­la on­de o cri­me ocor­reu te­ria aju­da­do a es­pa­lhar as cha­mas. san­tos tam­bém che­gou a ser in­ter­na- do em es­ta­do gra­ve, mas mor­reu du­ran­te a tar­de.

O g1 di­vul­gou uma lis­ta com o no­me das cri­an­ças mor­tas. a fon­te, de acor­do com o por­tal, se­ria o ins­ti­tu­to Mé­di­co le­gal da ci­da­de. Elas se­ri­am ana Cla­ra Fer­rei­ra sil­va, luiz Da­vi Car­los ro­dri­gues, Ju­an Pablo Cruz dos san­tos e Ju­an Mi­guel so­a­res sil­va, to­dos de 4 anos.

O cri­me ocor­reu no ho­rá­rio do in­ter­va­lo da cre­che, e no mo­men­to cer­ca de 50 pes­so­as, en­tre cri­an­ças e fun­ci­o­ná­ri­os, es­ta­vam no lo­cal. He­li­cóp­te­ros da Po­lí­cia Mi­li­tar de ci­da­des vi­zi­nhas fo­ram des­lo­ca­dos pa­ra Ja­naú­ba pa­ra au­xi­li­ar na re­mo­ção de ví­ti­mas pa­ra hos­pi­tais de re­fe­rên- cia no tra­ta­men­to de qu­ei­ma­dos, co­mo o João Xxiii, na ca­pi­tal mi­nei­ra, e a vi­zi­nha Mon­tes Cla­ros. Nas re­des so­ci­ais, mo­ra­do­res da ci­da­de pe­dem do­a­ções de ma­te­ri­al hos­pi­ta­lar e de san­gue pa­ra o Hos­pi­tal re­gi­o­nal, que re­ce­beu a mai­o­ria dos fe­ri­dos. Quin­ze pes­so­as de­ram en­tra­da no lo­cal em es­ta­do de cho­que, mas já fo­ram li­be­ra­das.

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer, que es­tá em be­lém, dis­se “la­men­tar imen­sa­men­te” a tra­gé­dia em Ja­naú­ba. “Eu que sou pai, na­tu­ral­men­te mui­tos dos se­nho­res e das se­nho­res tam­bém o são. De­ve ser uma per­da do­lo­ro­sa. Que­ro ex­pres­sar mi­nha solidariedade às fa­mí­li­as, la­men- tar es­se acon­te­ci­men­to”, afir­mou, em seu perfil no Twit­ter. O pe­e­me­de­bis­ta dis­se ain­da que o mun­do es­tá “mui­to con­vul­si­o­na­do (...) e mui­tas ve­zes ocor­rem la­men­tá­veis acon­te­ci­men­tos”. O go­ver­na­dor do Es­ta­do, Fer­nan­do Pi­men­tel (PT), di­vul­gou no­ta afir­man­do ter de­ter­mi­na­do “a mo­bi­li­za­ção de to­das as for­ças de saú­de Pú­bli­ca e de se­gu­ran­ça (...) nas ope­ra­ções de res­ga­te e sal­va­men­to” na cre­che. Ele de­cla­rou lu­to ofi­ci­al de três di­as em ra­zão da tra­gé­dia. a as­ses­so­ria de im­pren­sa do pe­tis­ta afir­mou que ele se di­ri­giu a Ja­naú­na no iní­cio da tar­de.

O pre­fei­to da ci­da­de, Car­los isail­don Men­des (Psdb), com­pa­rou o ocor- ri­do a um con­fli­to ar­ma­do. “Eu nun­ca vi uma guer­ra, mas a si­tu­a­ção aqui pa­re­ce ser igual. É ca­tas­tró­fi­ca”, afir­mou o tu­ca­no. a pre­fei­tu­ra cri­ou uma con­ta cor­ren­te pa­ra re­ce­ber do­a­ções em di­nhei­ro pa­ra aju­dar as ví­ti­mas.

Em en­tre­vis­ta a um jor­nal lo­cal, o te­nen­te Di­e­go Pra­tes, do sé­ti­mo ba­ta­lhão dos bom­bei­ros, afir­mou que tes­te­mu­nhas afir­ma­ram que o ho­mem en­trou com um ga­lão de ga­so­li­na ou ál­co­ol, e ate­ou fo­go. “Em se­gui­da ele saiu abra­çan­do as pes­so­as, pa­ra que to­dos pe­gas­sem fo­go”, dis­se. De acor­do com Pra­tes, exis­te a sus­pei­ta de que o ho­mem so­fres­se de al­gum dis­túr­bio men­tal.

RE­PRO­DU­ÇÃO TV

Sa­la atin­gi­da pe­lo fo­go no cen­tro de edu­ca­ção in­fan­til em Ja­naú­ba (MG)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.