Ucrâ­nia: Con­de­na­ção de bra­si­lei­ro por ter­ro­ris­mo

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

ACor­te de Ape­la­ção de Ki­ev re­vo­gou a con­de­na­ção do bra­si­lei­ro Ra­fa­el Lus­varghi, acu­sa­do de ter­ro­ris­mo por ter lu­ta­do ao la­do de gru­pos se­pa­ra­tis­tas na Ucrâ­nia, e or­de­nou que ele pas­sas­se por um no­vo jul­ga­men­to. A re­vo­ga­ção ocor­reu em 17 de agos­to, e foi da­do um pra­zo de dois me­ses para no­vas in­ves­ti­ga­ções, se­gun­do in­for­ma­ções do jor­nal ucra­ni­a­no “Kyiv Post”. O pra­zo ter­mi­na nes­te mês. Du­ran­te es­se pe­río­do, o bra­si­lei­ro per­ma­ne­ce de­ti­do.

A cor­te aca­tou os ar­gu­men­tos da de­fe­sa de Lus­varghi de que o jul­ga­men­to ori­gi­nal ha­via se ba­se­a­do ape­nas em sua ad­mis­são de cul­pa, sem le­var em con­si­de­ra­ção a co­le­ta de evi­dên­ci­as ou sua ale­ga­ção de que a ad­mis­são de cul­pa ha­via si­do ob­ti­da me­di­an­te uso de for­ça. O cor­te con­si­de­rou ain­da que exa­mes mé­di­cos de­ve­ri­am ter si­do re­a­li­za­dos di­an­te da de­nún­cia de Lus­varghi de ter si­do tor­tu­ra­do.

Lus­varghi foi con­de­na­do a 13 anos de pri­são.

Ele foi pre­so em ou­tu­bro de 2016 no ae­ro­por­to de Bo­ris­pol, per­to de Ki­ev, pe­lo Ser­vi­ço de Se­gu­ran­ça da Ucrâ­nia, que o acu­sou de for­ma­ção de gru­po ter­ro­ris­ta.

As au­to­ri­da­des di­zem ter apre­en­di­do com ele um pas­sa­por­te es­tran­gei­ro, um lap­top com con­ver­sas com gru­pos ter­ro­ris­tas e uma me­da­lha por com­ba­te. O mo­men­to da pri­são foi fil­ma­do pe­lo Ser­vi­ço de Se­gu­ran­ça.

Em ju­nho de 2014, Lus­varghi fi­cou pre­so por 45 di­as após par­ti­ci­par de um pro­tes­to em São Pau­lo con­tra a Co­pa do Mun­do no Bra­sil.

AVENER PRADO

Ra­fa­el Lus­varghi pou­co de­pois de ser pre­so, em 23 de ju­nho de 2014

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.