3 em ca­da 10 ame­ri­ca­nos têm ar­mas em casa

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Com cin­co ar­mas em casa -du­as pis­to­las, uma es­pin­gar­da, um fu­zil e um ri­fle “es­ti­lo Ve­lho Oes­te”-, o ser­vi­dor pú­bli­co que pe­de pa­ra ser iden­ti­fi­ca­do ape­nas co­mo Ste­ve, 57, afir­ma que fe­liz­men­te nun­ca te­ve de usá-las pa­ra se pro­te­ger.

“Ar­mas são co­mo um se­gu­ro. Vo­cê não quer ter de usá-las, mas, se pre­ci­sar, é bom que elas es­te­jam ali”, diz o mo­ra­dor de Mont­go­mery, no Ala­ba­ma, que pre­ten­de com­prar “mais al­gu­mas” no fu­tu­ro. “Eu não ca­ço, mas que­ro ter um ri­fle de ca­ça, por via das dú­vi­das. Vi­ve­mos num mun­do as­sus­ta­dor.”

Ste­ve es­tá en­tre os 30% da po­pu­la­ção adul­ta ame­ri­ca­na que pos­sui ar­mas. Nes­te gru­po, faz par­te dos 29% que têm cin­co ou mais ar­mas e dos 67% que di­zem tê-las pa­ra pro­te­ção, se­gun­do uma pes­qui­sa do Pew Re­se­ar­ch Cen­ter pu­bli­ca­da em ju­nho. De­pois do mai­or ata­que a ti­ros da história dos EUA, na noi­te do úl­ti­mo do­min­go (1º), em Las Ve­gas, on­de mor­re­ram 59 pes­so­as e mais de 500 fi­ca­ram fe­ri­das, a par­ce­la ar­ma­da da po­pu­la­ção con­tes­ta o cla­mor ime­di­a­to por mais ri­gor à ven­da de ar­mas. Nes­te gru­po, ape­nas 29% di­zem que leis mais res­tri­tas con­tri­bui­ri­am pa­ra re­du­zir o nú­me­ro de ata­ques em mas­sa. A mai­o­ria (53%) diz que não fa­ria di­fe­ren­ça. En­tre os que não pos­su­em ar­mas, 56% acre­di­tam que mais li­mi­ta­ções ao co­mér­cio de ar­mas sig­ni­fi­ca­ri­am me­nos mor­tes. A di­vi­são no país so­bre o te­ma é ain­da mais pro­fun­da no re­cor­te par­ti­dá­rio. En­quan­to 76% dos ame­ri­ca­nos que se iden­ti­fi­cam co­mo re­pu­bli­ca­nos con­si­de­ram mais im­por­tan­te pro­te­ger o di­re­to ao por­te de ar­mas do que li­mi­tar o aces­so a elas, do la­do de­mo­cra­ta ape­nas 22% con­cor­dam com is­so. A di­fe­ren­ça (54 pon­tos per­cen­tu­ais) au­men­tou con­si­de­ra- vel­men­te na úl­ti­ma dé­ca­da. Em 2008, 47% dos re­pu­bli­ca­nos e 30% dos de­mo­cra­tas con­cor­da­vam so­bre uma mai­or ne­ces­si­da­de de pro­te­ger os di­rei­tos a ter ar­mas. Ho­je, o te­ma só per­de em po­la­ri­za­ção pa­ra a pro­pos­ta de Do­nald Trump de cons­tru­ção de um mu­ro na fron­tei­ra com o Mé­xi­co, es­tan­do à fren­te de as­sun­tos co­mo le­ga­li­za­ção do abor­to, ca­sa­men­to gay e le­ga­li­za­ção da ma­co­nha.

Uma mai­or di­vi­são foi vis- ta de­pois de ata­ques co­mo o da es­co­la pri­má­ria Sandy Ho­ok, em New­town, Con­nec­ti­cut, que ma­tou 26 (sen­do 20 crianças) em 2012, e na bo­a­te gay Pul­se, em Or­lan­do, on­de 49 mor­re­ram em 2016. Após as du­as cha­ci­nas, par­la­men­ta­res de­mo­cra­tas ten­ta­ram pas­sar no Con­gres­so pro­je­tos de lei com mai­or con­tro­le pa­ra a ven­da de ar­mas, sem su­ces­so. Do ou­tro la­do, o lobby de ar­mas re­for­çou a atu­a­ção no Con­gres­so. Se­gun­do o Cen­ter for Res­pon­si­ve Po­li­tics, que mo­ni­to­ra do­a­ções de cam­pa­nha, só a NRA (As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal de Ri­fles, na si­gla em in­glês), gas­tou qua­se oi­to ve­zes mais nas elei­ções de 2016 -US$ 51,9 mi­lhões pa­ra 86 can­di­da­tos- do que nas de 2010 -US$ 6,6 mi­lhões pa­ra 93.

CONVERGÊNCIA

Ape­sar da po­la­ri­za­ção, há pon­tos es­pe­cí­fi­cos na dis­cus­são em que a par­ce­la da po­pu­la­ção ar­ma­da mos­tra mai­or convergência com o gru­po que não pos­sui ar­mas. Uma de­las é a ne­ces­si­da­de de evi­tar que pes­so­as com pro­ble­mas men­tais com­prem ar­mas. Mes­mo as­sim, Trump e o Con­gres­so re­ver­te­ram, em fe­ve­rei­ro, nor­ma do go­ver­no Ba­rack Oba­ma que proi­bia cer­ca de 75 mil pes­so­as com do­en­ças men­tais de fa­zê-lo. A cri­a­ção de uma lei fe­de­ral pre­ven­do a che­ca­gem de an­te­ce­den­tes pa­ra ven­das pri­va­das e em fei­ras de ar­mas tam­bém tem apoio de 87% dos que não têm ar­mas e de 77% dos que pos­su­em. “Os gru­pos es­tão mais di­vi­di­dos em três ou­tras pro­pos­tas: cri­ar uma ba­se de da­dos fe­de­ral pa­ra ras­tre­ar ven­das de ar­mas, proi­bi­ção de ar­mas se­mi­au­to­má­ti­cas e fu­zis e ve­to a car­re­ga­do­res de al­ta ca­pa­ci­da­de”, ob­ser­vam os au­to­res da pes­qui­sa, fei­ta com 3.930 adul­tos em to­do o país, en­tre mar­ço e abril.

AVENER PRA­DO

Pú­bli­co fo­ge de fes­ti­val após iní­cio dos dis­pa­ros

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.