Es­pa­nhóis vão às ru­as con­tra Ca­ta­lu­nha

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Mi­lha­res de es­pa­nhóis da Ca­ta­lu­nha e de ou­tras par­tes do país in­va­di­ram, nes­te do­min­go (8), as ru­as de Bar­ce­lo­na pa­ra ma­ni­fes­tar sua opo­si­ção à in­de­pen­dên­cia da re­gião, uma se­ma­na após o re­fe­ren­do de au­to­de­ter­mi­na­ção que de­sen­ca­de­ou uma crise po­lí­ti­ca sem pre­ce­den­tes em 40 anos. Eles res­pon­dem ao cha­ma­do de um co­le­ti­vo an­ti-in­de­pen­dên­cia, cu­jo slo­gan é “Che­ga! Re­co­bre­mos a sa­be­do­ria”, e se vê co­mo a “mai­o­ria si­len­ci­o­sa” que não te­ve voz des­de quan­do as au­to­ri­da­des se­pa­ra­tis­tas or­ga­ni­za­ram a vo­ta­ção.

De acor­do com a po­lí­cia, os atos reu­ni­ram cer­ca de 350 mil pes­so­as. Os or­ga­ni­za­do­res di­zem ter jun­ta­do 950 mil pes­so­as.

Os se­pa­ra­tis­tas ame­a­çam de­cla­rar a in­de­pen­dên­cia de for­ma uni­la­te­ral nos pró­xi­mos di­as, ale­gan­do ter re­ce­bi­do o apoio de 90,18% dos elei­to­res no re­fe­ren­do.

“Nós não que­re­mos a in­de­pen­dên­cia. Man­ti­ve­mos si­lên­cio por mui­to tem­po”, dis­se Ale­jan­dro Mar­cos, um tra­ba­lha­dor da cons­tru­ção ci­vil de 44 anos de Ba­da­lo­na, su­búr­bio de Bar­ce­lo­na. De acor­do com pes­qui­sas, ape­sar de a mai­o­ria dos ca­ta­lães de­fen­der a re­a­li­za­ção de um re­fe­ren­do for­mal, pou­co mais da me­ta­de se opõe à in­de­pen­dên­cia de sua re­gião. Por en­quan­to, o im­pas­se é to­tal en­tre o che­fe do go­ver­no con­ser­va­dor es­pa­nhol, Ma­ri­a­no Ra­joy, e as au­to­ri­da­des se­pa­ra­tis­tas.

O lí­der ca­ta­lão Car­les Puig­de­mont pe­de uma “me­di­a­ção in­ter­na­ci­o­nal”, mas Ma­ri­a­no Ra­joy se ne­ga a di­a­lo­gar até que os se­pa­ra­tis­tas aban­do­nem a ame­a­ça de rup­tu­ra.

“O que eu que­ro é que a ame­a­ça de de­cla­ra­ção de in­de­pen­dên­cia se­ja re­ti­ra­da o mais rá­pi­do pos­sí­vel”, por­que “na­da po­de ser cons­truí­do se a ame­a­ça à uni­da­de na­ci­o­nal não de­sa­pa­re­cer”, dis­se ele nes­te do­min­go ao jor­nal. Em Bar­ce­lo­na, um gran­de nú­me­ro de pes­so­as che­ga­va de ou­tras par­tes da Es­pa­nha, in­cluin­do Ma­dri, on­de du­as ma­ni­fes­ta­ções já ha­vi­am reu­ni­do mi­lha­res de es­pa­nhóis no sá­ba­do (7) –uma pe­la “uni­da­de” da Es­pa­nha e ou­tra pe­lo “diá­lo­go”.

A con­cen­tra­ção em Bar­ce­lo­na é apoi­a­da pe­lo Par­ti­do Con­ser­va­dor de Ma­ri­a­no Ra­joy, pe­lo Par­ti­do So­ci­a­lis­ta ca­ta­lão e pe­lo Ciu­da­da­nos, a prin­ci­pal for­ça de opo­si­ção ao mo­vi­men­to de in­de­pen­dên­cia na Ca­ta­lu­nha.

Ma­rio Vargas Llo­sa, ven­ce­dor do Prê­mio No­bel de Literatura, de na­ci­o­na­li­da­de pe­ru­a­na e es­pa­nho­la, dis­cur­sou, afir­man­do que “a de­mo­cra­cia es­pa­nho­la es­tá aqui pa­ra fi­car, e ne­nhu­ma par­ce­la da in­de­pen­dên­cia irá des­truí-la”. “Que­re­mos que a Ca­ta­lu­nha se tor­ne a ca­pi­tal cul­tu­ral da Es­pa­nha co­mo era quan­do eu vim mo­rar aqui”, dis­se Vargas Llo­sa, que mo­ra­va na ca­pi­tal ca­ta­lã na dé­ca­da de 1970 e acu­sou o na­ci­o­na­lis­mo de cau­sar “es­tra­gos.”

“A pai­xão po­de ser des­tru­ti­va e fe­roz quan­do é fa­na­tis­mo e ra­cis­mo. O pi­or de tu­do, que cau­sou mais da­nos na his­tó­ria, é a pai­xão na­ci­o­na­lis­ta. A Es­pa­nha tam­bém é uma ter­ra de li­ber­da­de, de le­ga­li­da­de, que a in­de­pen­dên­cia não a des­trui­rá. É pre­ci­so mui­to mais do que um gol­pe de es­ta­do (...) pa­ra des­truir o que eles cons­truí­ram 500 anos de his­tó­ria, não va­mos per­mi­tir”, dis­se ele.

“Aqui so­mos ci­da­dãos pa­cí­fi­cos que acre­di­ta­mos na con­vi­vên­cia e na li­ber­da­de. Mos­tra­mos es­ses in­de­pen­den­tis­tas mi­no­ri­tá­ri­os que a Es­pa­nha é um país mo­der­no”, de­cla­rou Vargas Llo­sa.

“Uma de­cla­ra­ção uni­la­te­ral (de in­de­pen­dên­cia) fa­ria o país em pe­da­ços”, ex­pli­cou ao jor­nal “ABC” Ma­ri­a­no Gomà, pre­si­den­te da So­ci­e­tat Ci­vil Ca­ta­la­na, uma or­ga­ni­za­ção an­ti-in­de­pen­dên­cia que or­ga­ni­zou o even­to.

AVENER PRADO

Cri­an­ças par­ti­ci­pam de pro­tes­to em Bar­ce­lo­na con­tra a in­de­pen­dên­cia da Ca­ta­lu­nha e pe­la uni­fi­ca­ção da Es­pa­nha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.