In­cên­di­os dei­xam 10 mortos e 30.000 de­sa­bri­ga­dos

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Sin­cên­di­os vol­tam a de­vas­tar o nor­te da Ca­li­fór­nia. De­pois de um ve­rão mui­to mais tran­qui­lo que o de 2016, que o go­ver­na­dor Jer­ry Brown des­cre­veu co­mo um bar­ril de pól­vo­ra, a re­gião de Na­pa es­tá em cha­mas. Vá­ri­os fo­cos sur­gi­ram du­ran­te o fim de se­ma­na e, nes­ta se­gun­da-fei­ra, fo­ram re­gis­tra­das pe­lo me­nos 10 mor­tes, se­gun­do a agên­cia AFP. Há vá­ri­os fe­ri­dos nos con­da­dos de Na­pa e So­no­ma, a zo­na vi­ní­co­la ao nor­te da baía de San Fran­cis­co. As cha­mas já des­truí­ram mais de 1.500 ca­sas, e mais de 30.000 pes­so­as es­tão de­sa­bri­ga­das, se­gun­do da­dos ofi­ci­ais do con­da­do de Ma­rín. Mais de 100 fe­ri­dos re­ce­be­ram as­sis­tên­cia mé­di­ca, se­ja por quei­ma­du­ras ou por ina­la­ção de fu­ma­ça. Os bom­bei­ros lu­tam con­tra o ca­lor, ha­bi­tu­al nes­ta épo­ca de ve­ra­ni­co, e o ven­to.

O go­ver­na­dor Brown de­cla­rou o estado de emer­gên­cia em Na­pa, So­no­ma e no con­da­do de Yu­ba, a fim de ace­le­rar a aju­da e con­se­guir o en­vio de mais as­sis­tên­cia à re­gião. Se­gun­do o co­mu­ni­ca­do ofi­ci­al de seu ga­bi­ne­te, “é um in­cên­dio sé­rio, no qual es­ta­mos tra­ba­lhan­do”. Ele tam­bém pe­diu ofi­ci­al­men­te ao pre­si­den­te Do­nald Trump que de­cla­re o fo­go co­mo “gran­de de­sas­tre”, o que per­mi­ti­ria a mo­bi­li­za­ção de re­cur­sos fe­de­rais.

Na noi­te de do­min­go, o chei­ro de cin­zas co­me­çou a pai­rar so­bre San Fran­cis­co. Nes­ta se­gun­da-fei­ra, a re­co­men­da­ção aos mo­ra­do­res era não abrir as ja­ne­las, não le­var ani­mais e cri­an­ças pa­ra pas­se­ar e, no ca­so de as­má­ti­cos, não pôr os pés na rua. A re­co­men­da­ção va­le pa­ra to­da a re­gião da baía de San Fran­cis­co. Ofi­ci­al­men­te, há 14 fo­cos de in­cên­dio ati­vos. Ken Pim­lott, che­fe dos bom­bei­ros lo­cais, não es­con­dia seu de­ses­pe­ro: “Es­ta­mos so­bre­car­re­ga­dos”. Na lo­ca­li­da­de de San­ta Ro­sa, mais de 140 quilômetros qua­dra­dos já ar­de­ram, num fo­co que co­me­çou em Ca­lis­to­ga e atra­ves­sou os canyons da zo­na oes­te. Os enó­fi­los e vi­ni­cul­to­res da re­gião já es­tão en­tre os mais afe­ta­dos. Vá­ri­os ho­téis, co­mo o Foun­tain­gro­ve Inn e o Hil­ton de So­no­ma, fo­ram in­cen­di­a­dos, as­sim co­mo o Wil­li’s, um bar mui­to co­nhe­ci­do.

Se as cha­mas não fo­rem con­ti­das an­tes do anoi­te­cer, a ex­pec­ta­ti­va é de que mais ha­bi­tan­tes da re­gião – que tem um to­tal de 175.000 mo­ra­do­res – se­jam re­ti­ra­dos das su­as ca­sas nes­ta ter­ça-fei­ra, pa­ra que su­as vi­das não se­jam co­lo­ca­das em ris­co. Gran­de par­te da re­gião se en­con­tra sem luz elé­tri­ca, e as au­las fo­ram sus­pen­sas.

AVENER PRA­DO

Um bom­bei­ro no in­cên­dio de Anaheim Hills, Ca­li­fór­nia, na se­gun­da-fei­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.