Mar­co­ni na dis­pu­ta à pre­si­dên­cia do PSDB

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Em reu­nião com o pre­si­den­te em exer­cí­cio do Psdb, se­na­dor Tas­so Je­reis­sa­ti na tar­de des­ta quar­ta-fei­ra (1) em Brasília, o go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo ofi­ci­a­li­zou sua in­ten­ção em con­cor­rer nas elei­ções de de­zem­bro que irá es­co­lher o no­vo pre­si­den­te do di­re­tó­rio na­ci­o­nal do par­ti­do.

du­ran­te o en­con­tro, os dois lí­de­res de­fen­de­ram ações que cul­mi­nem na união da le­gen­da. “Ad­mi­ro o tra­ba­lho de re­no­va­ção que o go­ver­na­dor Mar­co­ni fez em Goiás. Te­mos mui­ta afi­ni­da­de po­lí­ti­ca e de vi­são so­bre o País. o mais im­por­tan­te é que nós dois qu­e­re­mos a união do par­ti­do. ne­nhum de nós tem von­ta­de de lu­tar ou dis­pu­tar con­tra o ou­tro. Te­mos o de­se­jo e va­mos con­se­guir um acor­do que se­ja pa­ra o bem do par­ti­do e do Bra­sil”, co­men­tou Tas­so ao fi­nal da reu­nião. Mar­co­ni de­fen­deu mu­dan­ças pa­ra o for­ta­le­cen­do do par­ti­do e rei­te­rou a in­ten­ção de di­ri­gir o Psdb. “Ma­ni­fes­tei a ele o meu de­se­jo an­ti­go de con­tri­buir com o Psdb na di­re­ção do par­ti­do. Eu dis­se a ele que es­te de­se­jo re­mon­ta a 2007 quan­do sér­gio Guer­ra foi can­di­da­to a pre­si­dên­cia do Psdb. Mos­trei o meu de­se­jo de tra­ba­lhar pra va­ler, de de­di­car-me mui­to ao par­ti­do que já fez mui­to por mim. Mas ao mes­mo tem­po res­pei­tan­do o se­na­dor Tas­so co­mo pre­si­den­te do par­ti­do e uma im­por­tan­te li­de­ran­ça”.

de acor­do com o go­ver­na­dor, es­ta foi a pri­mei­ra de uma sé­rie de reu­niões que os dois de­ve­rão re­a­li­zar em bus­ca de con­sen­so. “Eu não po­de­ria pro­cu­rar a ban­ca­da ou ou­tros lí­de­res do par­ti­do an­tes de vir aqui di­zer a ele do meu de­se­jo em co­la­bo­rar com o par­ti­do co­mo seu pre­si­den­te”.

Em en­tre­vis­ta co­le­ti­va a im­pren­sa após a reu­nião, o go­ver­na­dor dis­se que ha­via to­ma­do es­sa de­ci­são (de con­cor­rer à pre­si­dên­cia do par­ti­do) no iní­cio do ano. “Es­sa ideia co­me­çou a ser ama­du­re­ci­da no iní­cio des­te ano, se deu em ra­zão de que até en­tão ele (Tas­so) não ha­via di­to que se­ria can­di­da­to. nós con­ver­sa­mos lon­ga­men­te e ele não dis­se que se­ria can­di­da­to. En­tão, eu o in­for­mei que gos­ta­ria de ser can­di­da­to”.

Tas­so Je­reis­sa­ti e Mar­co­ni Pe­ril­lo fir­ma­ram um pac­to de agen­dar uma reu­nião na pró­xi­ma se­ma­na pa­ra con­ver­sar mais so­bre a su­ces­são no par­ti­do. “Já pe­di uma reu­nião com os lí­de­res das ban­ca­das do se­na­do e da Câ­ma­ra. Já con­ver­sei tam­bém com al­guns co­le­gas go­ver­na­do­res. Mas na pró­xi­ma se­ma­na va­mos con­ver­sar no sen­ti­do de bus­car a uni­da­de”, in­for­mou Mar­co­ni.

o pre­si­den­te in­te­ri­no do Psdb co­men­tou que “se as idei­as são as mes­mas, na­da im­pe­de que saia um no­me só”. sa­tis­fei­to com o en­con­tro, o go­ver­na­dor de­cla­rou­se oti­mis­ta com as pos­si­bi­li­da­des elei­to­rais do Psdb nas elei­ções do ano que vem. “o par­ti­do tem tu­do pa­ra ga­nhar a elei­ção. Eu sou um oti­mis­ta em re­la­ção a pos­si­bi­li­da­de de vi­tó­ria do Psdb no ano que vem. Eu acho que nós te­mos a pos­si­bi­li­da­de de vi­tó­ria. Mas pre­ci­sa­mos con­ven­cer os elei­to­res que te­mos as me­lho­res op­ções. do pon­to de vis­ta re­gi­o­nal, nós te­mos li­de­ran­ças mui­to for­tes, que trans­for­ma­ram os seus es­ta­dos ao lon­go do tem­po. Mas é pre­ci­so con­ver­gên­cia ago­ra, so­bre­tu­do do pon­to de vis­ta dos va­lo­res pre­ga­dos pe­lo Psdb”.

na en­tre­vis­ta, Mar­co­ni tam­bém rei­te­rou sua con­vic­ção de que o par­ti­do de­va de­sem­bar­car do go­ver­no Te­mer no fi­nal des­te ano. “Eu dis­se que se­ria na­tu­ral o de­sem­bar­que ago­ra no fi­nal do ano, quan­do os mi­nis­tros vão se de­sin­com­pa­ti­bi­li­zar pa­ra lan­çar su­as can­di­da­tu­ras.o Psdb po­de apoi­ar as re­for­mas e as me­di­das que se­jam a fa­vor do Bra­sil sem ne­ces­sa­ri­a­men­te pre­ci­sar es­tar no go­ver­no. o Psdb já deu sua con­tri­bui­ção, não se fur­tou a co­la­bo­rar num pri­mei­ro mo­men­to. Mas ago­ra che­gou a ho­ra de nos de­di­car­mos a elei­ção pre­si­den­ci­al”.

Ro­dri­go ES­TRE­LA

Tas­so e Pe­ril­lo pre­gam união do PSDB e não des­car­tam can­di­da­tu­ra úni­ca à pre­si­dên­cia do par­ti­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.