Cmei: cri­an­ças de cin­co anos se­rão trans­fe­ri­das pa­ra es­co­las

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

ose­cre­tá­rio de Edu­ca­ção e Cul­tu­ra ro­dri­go Cal­das (SMEC) ex­pli­cou, em co­le­ti­va a im­pren­sa, re­a­li­za­da nes­ta quar­ta-fei­ra, 01, as mu­dan­ças que se­rão im­plan­ta­das na edu­ca­ção in­fan­til de Apa­re­ci­da a par­tir de ja­nei­ro de 2018. Par­ti­ci­pa­ram ain­da o ve­re­a­dor e mem­bro da Co­mis­são de Edu­ca­ção da Câ­ma­ra, Val­de­mir sou­to e a su­pe­rin­ten­den­te pe­da­gó­gi­ca, sel­ma soares.

Com in­tui­to de am­pli­ar o nú­me­ro de va­gas nos Cen­tros Mu­ni­ci­pais de Edu­ca­ção in­fan­til (Cmei), foi de­ter­mi­na­do que a par­tir do pró­xi­mo ano, cri­an­ças de cin­co anos, ma­tri­cu­la­das nos Cmeis, se­rão re­ma­ne­ja­das pa­ra as es­co­las mu­ni­ci­pais, em pe­río­do par­ci­al. “Es­sa me­di­da não irá pre­ju­di­car as cri­an­ças des­ta fai­xa etá­ria. To­dos os di­rei­tos se­rão pre­ser­va­dos, tan­to do pon­to de vis­ta da le­ga­li­da­de quan­to dos as­pec­tos pe­da­gó­gi­cos”, ex­pli­cou o se­cre­tá­rio de Edu­ca­ção e Cul­tu­ra, ro­dri­go Cal­das.

A al­te­ra­ção es­tá de acor­do com a Lei de di­re­tri­zes e Ba­ses da Edu­ca­ção na­ci­o­nal (LDB) 12.796/2013 e com a re­so­lu­ção nº 5, de 17 de de­zem­bro de 2009, que fi­xa as di­re­tri­zes Cur­ri­cu­la­res na­ci­o­nais pa­ra a Edu­ca­ção in­fan­til. o ar­ti­go 5 da re­so­lu­ção de­ter­mi­na que Edu­ca­ção in­fan­til, pri­mei­ra eta­pa da Edu­ca­ção Bá­si­ca, é ofe­re­ci­da em cre­ches e pré-es­co­las, que aten­dem cri­an­ças de 0 a 5 anos de ida­de no pe­río­do diur­no, em jor­na­da in­te­gral ou par­ci­al.

Uma vez que cri­an­ças de qua­tro a cin­co anos já po- dem fre­quen­tar a edu­ca­ção bá­si­ca nas es­co­las mu­ni­ci­pais, a me­di­da pre­vê ain­da a am­pli­a­ção do nú­me­ro de alu­nos de ze­ro a três anos, que é atu­al­men­te a mai­or de­man­da do mu­ni­cí­pio. As­sim, se­rão aber­tas mais 3 mil no­vas va­gas no to­tal.

“Te­mos uma le­gis­la­ção a cum­prir. o Pla­no na­ci­o­nal de Edu­ca­ção de­ter­mi­na que to­das as cri­an­ças de qua­tro e cin­co anos te­nham opor- tu­ni­da­de de es­tar den­tro da es­co­la. Com es­sa mu­dan­ça, pre­ten­de­mos mi­ni­mi­zar o dé­fi­cit e con­tem­plar o ca­das­tro de re­ser­va”, res­sal­tou ro­dri­go Cal­das.

Mais de 1.370 cri­an­ças de cin­co anos já são aten­di­das por 28 es­co­las mu­ni­ci­pais de Apa­re­ci­da, em mo­da­li­da­de de pré-es­co­la e a ex­pe­ri­ên­cia foi con­si­de­ra­da mui­to sa­tis­fa­tó­ria, de acor­do com a SMEC. A me­di­da pre- vê o aten­di­men­to de to­dos os alu­nos des­sa ida­de, vis­to que exis­tem sa­las e va­gas oci­o­sas den­tro das es­co­las.

Atu­al­men­te, Apa­re­ci­da de Goi­â­nia con­ta com 30 Cen­tros Mu­ni­ci­pais de Edu­ca­ção que aten­dem um to­tal de 7.212 cri­an­ças na edu­ca­ção in­fan­til. A de­man­da de es­pe­ra é 7.500 alu­nos. ou­tros 15 Cmeis es­tão em pro­ces­so de li­ci­ta­ção e de­vem ini­ci­ar as obras ain­da em 2018.

Clau­di­vi­no ANTUNES

Se­cre­tá­rio anun­cia mu­dan­ças na Edu­ca­ção In­fan­til de Apa­re­ci­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.