In­va­são zum­bi to­ma Cen­tro de São Pau­lo

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

As ru­as e as es­ta­ções de me­trô do cen­tro de São Pau­lo fo­ram to­ma­das nes­ta quin­ta-fei­ra, 2, à tar­de por zum­bis, vam­pi­ros, bru­xas e mons­tros de fil­mes e sé­ri­es de TV. Cen­te­nas de pes­so­as se reu­ni­ram na Pra­ça do Pa­tri­ar­ca, na re­gião cen­tral da cidade, pa­ra mais uma edi­ção do Zombie Walk SP, pas­se­a­ta em que os par­ti­ci­pan­tes des­de crianças de co­lo até ido­sos se ves­tem das mais di­ver­sas fan­ta­si­as de terror. Lo­go na con­cen­tra­ção, por vol­ta das 16h30, o Vi­a­du­to do Chá já es­ta­va lo­ta­do. A brin­ca­dei­ra foi acom­pa­nha­da por po­li­ci­ais mi­li­ta­res e agen­tes da Com­pa­nhia de En­ge­nha­ria de Trá­fe­go (CET), que au­xi­li­a­ram na ca­mi­nha­da.

Cha­mou a aten­ção dos pre­sen­tes os cães Lo­bi­nho, San­são e Pan­do­ra, que, acom­pa­nha­dos do pro­du­tor de even­tos Ser­gio Sil­va, de 40 anos, des­fi­la­vam pa­ra lá e pa­ra cá fan­ta­si­a­dos de zum­bi, com tin­ta nos pe­los. “Eles gos­tam, dei­xam pin­tar à von­ta­de”, con­tou Ser­gio, que vai ao even­to qua­se to­do ano. O trio ca­ni­no foi as­se­di­a­do o tem­po to­do com pe­di­dos de sel­fie ou ofer­tas de ca­ri­nho na pe­lu­gem co­lo­ri­da dos ani­mais.

A ca­mi­nha­da pas­sou por vi­as cen­trais co­mo as ru­as Ba­rão de Ita­pe­ti­nin­ga e a Dom Jo­sé de Bar­ros e ter­mi­nou no Va­le do Anhan­ga­baú. O gru­po pri­vi­le­gi­ou os cal­ça­dões do cen­tro e pas­sou por pon­tos sim­bó­li­cos, co­mo Edí­fi­cio Al­ti­no Aran­tes, mais co­nhe­ci­do co­mo “pré­dio do Ba­nes­pa”, o Te­a­tro Mu­ni­ci­pal e o Edi­fí­cio Mar­ti­nel­li.

A co­or­de­na­do­ra de aten­di­men­to ao pú­bli­co Ed­nal­va Car­va­lho, de 35 anos, le­vou um no­vo con­vi­da­do à fes­ta, o fi­lho Fer­nan­do, de ape­nas seis me­ses, ves­ti­do de zum­bi. Ela e o ma­ri­do vão ao even­to to­dos os anos. “Já es­ta­mos na quin­ta edi­ção”, afir­ma. “O que cha­ma a aten­ção é a cri­a­ti­vi­da­de. A ca­da ano eles se su­pe­ram”, con­ta. Ou­tro su­ces­so de sel­fi­es foi o es­tu­dan­te do 1º ano do en­si­no mé­dio Ja­son Las­cows­ki, de 15 anos. Fan­ta­si­a­do de Ne­gan, um dos vi­lões do se­ri­a­do The Wal­king De­ad (cu­jo te­ma é um apo­ca­lip­se zum­bi), o ado­les­cen­te des­fi­lou pe­las ru­as do cen­tro com seu bas­tão em mãos e acom­pa­nha­do de ou­tros ga­ro­tos com a mes­ma fan­ta­sia. “Já vim ou­tras ve­zes. O que mais gos­to é o pú­bli­co, sem­pre mui­to ani­ma­do”, diz.

HIS­TÓ­RI­CO

A Zombie Walk acon­te­ce em di­ver­sas ci­da­des de to­do o mun­do e, de acor­do com os or­ga­ni­za­do­res em São Pau­lo, sur­giu na Ca­li­fór­nia, nos Estados Unidos, em 2001.

Há on­ze anos, o even­to tam­bém acon­te­ce na ca­pi­tal pau­lis­ta, sem­pre em 2 de no­vem­bro, Dia de Fi­na­dos.

PAU­LO PIN­TO

Zombie Walk em São Pau­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.