ATA­QUE EM IGRE­JA NO TE­XAS TER­MI­NA EM 26 MOR­TOS E VÁ­RI­OS FE­RI­DOS

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Cer­ca de 26 pes­so­as mor­re­ram e vá­ri­as fi­ca­ram fe­ri­das em um ata­que a ti­ros na Pri­mei­ra Igre­ja Ba­tis­ta, em Suther­land Springs,no Te­xas, nos Es­ta­dos Uni­dos, na tar­de des­te do­min­go (5/11). O ati­ra­dor mor­reu no lo­cal. Con­tu­do, as au­to­ri­da­des ain­da não sa­bem se ele te­ria co­me­ti­do sui­cí­dio ou te­ria si­do mor­to por um mo­ra­dor.

“Es­ta­mos li­dan­do co­mo o mai­or ti­ro­teio em mas­sa na his­tó­ria do nos­so es­ta­do. Há tan­tas fa­mí­li­as que per­de­ram seus fa­mi­li­a­res. Pais, mães, fi­lhos e fi­lhas”, la­men­tou o go­ver­na­dor Greg Ab­bott em co­le­ti­va de im­pren­sa.

“A tra­gé­dia, cla­ro, é agra­va­da pe­lo fa­to de ter ocor­ri­do em uma igre­ja, um lu­gar de ado­ra­ção, on­de es­sas pes­so­as fo­ram aba­ti­das ino­cen­te­men­te. Cho­ra­mos por sua per­da, mas apoi­a­mos seus fa­mi­li­a­res”, com­ple­tou.

O hos­pi­tal Con­nally Me­mo­ri­al Me­di­cal Cen­ter in­for­mou que oi­to pes­so­as de­ram en­tra­da na uni­da­de com fe­ri­men­tos de ti­ro. Do to­tal, qua­tro fo­ram trans­fe­ri­das pa­ra o hos­pi­tal da Uni­ver­si­da­de de San An­to­nio em es­ta­do gra­ve. Ou­tros três fe­ri­dos fo­ram tra­ta­dos e já fo­ram li­be­ra­dos. Ape­nas um per­ma­ne­ce in­ter­na­do na uni­da­de.

Se­gun­do tes­te­mu­nhas, o ho­mem te­ria en­tra­do na igre­ja e ati­ra­do por vol­ta das 11h30 do ho­rá­rio lo­cal (15h30, pe­lo ho­rá­rio de Bra­sí­lia). Po­li­ci­ais e bom­bei­ros che­ga­ram ao lo­cal do ti­ro­teio e he­li­cóp­te­ros aju­da­ram a trans­por­tar as ví­ti­mas aos hos­pi­tais.

Uma das fi­lhas do pas­tor da igre­ja ba­tis­ta des­sa pe­que­na lo­ca­li­da­de ru­ral, de 14 anos, es­tá en­tre os mor­tos, dis­se seu pai, Frank Po­me­roy, à re­de nor­te-ame­ri­ca­na ABC News. O re­li­gi­o­so não es­ta­va na igre­ja no mo­men­to do ata­que.

“Que Deus es­te­ja com o po­vo de Suther­land Springs, Te­xas. O FBI e ou­tras au­to­ri­da­des es­tão aju­dan­do no ca­so. Es­tou mo­ni­to­ran­do a si­tu­a­ção do Ja­pão”, tui­tou o pre­si­den­te ame­ri­ca­no, Do­nald Trump. Pe­lo Twit­ter, tam­bém se ma­ni­fes­ta­ram o se­na­dor re­pu­bli­ca­no do Te­xas, Ted Cruz, e o go­ver­na­dor Ab­bott, que pres­ta­ram so­li­da­ri­e­da­de às ví­ti­mas.

“Nos­sas ora­ções vão pa­ra to­dos aque­les que fo­ram afe­ta­dos por es­se ato de­mo­nía­co. Nos­sos agra­de­ci­men­tos às for­ças da or­dem por sua res­pos­ta”, tui­tou Ab­bott, pro­me­ten­do de­ta­lhes so­bre o epi­só­dio “o mais rá­pi­do pos­sí­vel”.

DE­BA­TE SO­BRE AR­MAS

To­dos os anos, mais de 33 mil pes­so­as mor­rem nos Es­ta­dos Uni­dos, ví­ti­mas das ar­mas de fo­go, de acor­do com um es­tu­do re­cen­te. Des­se to­tal, 22.000 são ca­sos de sui­cí­di­os. Em 1º de ou­tu­bro, os Es­ta­dos Uni­dos ti­ve­ram o pi­or ti­ro­teio de sua his­tó­ria re­cen­te, quan­do um ho­mem ati­rou a es­mo de um quar­to de ho­tel de Las Ve­gas, Ne­va­da. Ma­tou 58 pes­so­as e fe­riu cer­ca de 550 das 22 mil que as­sis­ti­am a um show de mú­si­ca coun­try ao ar li­vre.

O au­tor des­sa tra­gé­dia, o apo­sen­ta­do Stephen Pad­dock de 64 anos, ma­tou-se após os dis­pa­ros. Ele con­se­guiu le­var um ver­da­dei­ro ar­se­nal pa­ra o quar­to on­de es­ta­va hos­pe­da­do, no 32º an­dar do ho­tel Man­da­lay Bay.

O gru­po Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI) rei­vin­di­cou o ata­que, mas os in­ves­ti­ga­do­res não en­con­tra­ram ele­men­tos que per­mi­tis­sem sus­ten­tar es­sa hi­pó­te­se e ain­da des- co­nhe­cem as mo­ti­va­ções de Pad­dock. O ata­que des­te do­min­go tam­bém acon­te­ce dois anos de­pois que o su­pre­ma­cis­ta bran­co Dy­lann Ro­of en­trou em uma igre­ja his­to­ri­ca­men­te fre­quen­ta­da por fiéis afro-ame­ri­ca­nos em Char­les­ton, na Ca­ro­li­na do Sul, e ma­tou no­ve pes­so­as. Em ja­nei­ro pas­sa­do, Ro­of foi con­de­na­do à pe­na ca­pi­tal.

O de­ba­te so­bre a re­gu­la­men­ta­ção das ar­mas é re­lan­ça­do a ca­da tra­gé­dia, sem que a le­gis­la­ção se­ja mo­di­fi­ca­da. Par­te da ex­pli­ca­ção es­tá na in­fluên­cia e na pres­são exer­ci­das pe­la As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal do Ri­fle (NRA, na si­gla em in­glês), o po­de­ro­so lobby das ar­mas nos EUA.

AFP

AFP

Agen­tes iso­la­ram o lo­cal do in­ci­den­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.