Mi­nis­tro pe­de de­mis­são e é pri­mei­ro tu­ca­no a dei­xar Te­mer

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Omi­nis­tro das Ci­da­des, o tu­ca­no Bru­no Araújo, pe­diu de­mis­são na tar­de des­ta se­gun­da-fei­ra (13), dan­do iní­cio ao de­sem­bar­que tu­ca­no do go­ver­no e an­te­ci­pan­do a re­for­ma mi­nis­te­ri­al. Ele en­vi­ou ao pre­si­den­te Mi­chel Te­mer sua car­ta de exo­ne­ra­ção an­tes de ce­rimô­nia no Pa­lá­cio do Pla­nal­to. Na car­ta, ele agra­de­ceu a con­fi­an­ça de Te­mer e dis­se que não há mais na si­gla apoio pa­ra que o mi­nis­tro con­ti­nue no car­go. Araújo dis­se à Fo­lha que to­mou a de­ci­são por en­ten­der que “fal­tou fir­me­za ao PSDB” pa­ra que ele con­ti­nu­as­se no car­go, e que sua par­ti­ci­pa­ção no mi­nis­té­rio de­pen­dia do res- pal­do da si­gla. “Não ha­via mais apoio no PSDB com ta­ma­nho su­fi­ci­en­te pa­ra is­so. Te­nho uma vi­da po­lí­ti­ca e par­ti­dá­ria. Re­tor­no à Câ­ma­ra pa­ra cum­prir ou­tras ta­re­fas”, afir­mou. Araújo é de­pu­ta­do fe­de­ral por Per­nam­bu­co e es­ta­va no go­ver­no des­de o iní­cio da ges­tão Te­mer, em maio de 2016.

Araújo apro­vei­tou a car­ta de de­mis­são pa­ra fa­zer um elo­gio ao go­ver­no. “Te­nho a con­vic­ção, sr. pre­si­den­te, que a se­re­ni­da­de da história vai re­co­nhe­cer no seu go­ver­no re­sul­ta­dos pro­fun­da­men­te po­si­ti­vos pa­ra a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra”, es­cre­veu.

O tu­ca­no co­mu­ni­cou Te­mer de sua saí­da mi­nu­tos an­tes de par­ti­ci­par de um even­to de sua pas­ta ao la­do do pre­si­den­te. Em dis­cur­so, ele deu du­as ve­zes in­di­ca­ções de que não per­ma­ne­ce­ria no car­go.

Em um dos es­cor­re­gões, ten­tou cor­ri­gir o uso de um ver­bo no pas­sa­do. “Não te­nho a me­nor dú­vi­da de que nós dei­xa­mos...que va­mos e que o go­ver­no de vos­sa ex­ce­lên­cia dei­xa plan­ta­do com a re­gu­la­ri­za­ção fun­diá­ria e com o car­tão re­for­ma”, dis­se. Num ou­tro momento, fa­la no pas­sa­do so­bre o pe­río­do que es­te­ve na pas­ta. “O país res­pon­de com ve­lo­ci­da­de a go­ver­nan­ça. Eu tes­te­mu­nhei is­so nes­se pe­río­do no mi­nis­té­rio”, dis­se.

O tu­ca­no é o pri­mei­ro mi­nis­tro do PSDB a pe­dir de­mis­são di­an­te das mo­vi­men­ta­ções da cú­pu­la do par­ti­do pa­ra de­sem­bar­car do go­ver­no Te­mer. Além de­le, há ou­tros três no­mes da si­gla na Es­pla­na­da dos Mi­nis­té­ri­os: An­to­nio Im­bas­sahy (Se­cre­ta­ria de Go­ver­no), Aloy­sio Nu­nes (Re­la­ções Ex­te­ri­o­res) e Luis­lin­da Va­lois (Di­rei­tos Hu­ma­nos).

Os car­gos ocu­pa­dos pe­lo PSDB são co­bi­ça­dos por ou­tros par­ti­dos da ba­se ali­a­da de Te­mer –em es­pe­ci­al o “cen­trão”, que agre­ga si­glas co­mo PP, PR, PTB, PSD e PRB.

Es­sas le­gen­das co­bram do pre­si­den­te a re­a­li­za­ção de uma re­for­ma mi­nis­te­ri­al nas pró­xi­mas se­ma­nas pa­ra des­tra­var a pau­ta de vo­ta­ções no Con­gres­so, prin­ci­pal­men­te a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia. O Mi­nis­té­rio das Ci­da­des é a pas­ta mais de­se­ja­da pe­los par­ti­dos, por ter um or­ça­men­to gor­do e por exe­cu­tar ações que po­dem ser en­tre­gues em pra­zo re­la­ti­va­men­te cur­to. Além dis­so, o mi­nis­té­rio tem obras es­pa­lha­das por mi­lha­res de mu­ni­cí­pi­os –ba­ses elei­to­rais dos de­pu­ta­dos que que­rem con­tro­lar su­as ati­vi­da­des. A saí­da de Araújo abre ca­mi­nho pa­ra que Te­mer fa­ça a re­dis­tri­bui­ção das pas­tas do PSDB pa­ra ou­tros par­ti­dos.

Nes­ta se­gun­da, o pre­si­den­te do Se­na­do, Eu­ní­cio Oliveira (PMDB-CE), dis­se que Te­mer lhe in­for­mou que a re­for­ma mi­nis­te­ri­al se­rá fei­ta ain­da este ano.

PEDRO LADEIRA/FO­LHA­PRESS

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer e o mi­nis­tro das Ci­da­des, Bru­no Araújo, que en­tre­gou car­ta de de­mis­são

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.