Mar­co­ni de­fi­ne cons­tru­ção da Nor­te-sul em Rio Ver­de

Brasil em Folhas - - Front Page -

Ogo­ver­na­dor Mar­co­ni pe­ril­lo ga­ran­tiu nesta ter­ça- fei­ra ( 21/ 11), em reu­nião com o di­re­tor- ge­ral da agên­cia Na­ci­o­nal de Trans­por­tes Ter­res­tres ( ANTT), Jor­ge Bas­tos, a re­a­li­za­ção de obra es­tra­té­gi­ca pa­ra o cres­ci­men­to da eco­no­mia de Goiás nas pró­xi­mas dé­ca­das: a cons­tru­ção de uma pla­ta­for­ma mul­ti­mo­dal pa­ra a Fer­ro­via Nor­te- sul em rio Ver­de. Bas­tos dis­se a Mar­co- ni e à de­le­ga­ção goi­a­na que es­te­ve no en­con­tro que o go­ver­no fe­de­ral vai aten­der o plei­to do go­ver­no es­ta­du­al e do se­tor pro­du­ti­vo e lan­çar o edi­tal da obra já no mês que vem. a li­ci­ta­ção da pla­ta­for­ma será re­a­li­za­da em fe­ve­rei­ro. ela será usa­da na trans­po­si­ção, pa­ra a Nor­te- sul, da pro­du­ção agro­pe­cuá­ria e in­dus­tri­al da re­gião, pro­mo­ven­do a in­te­gra­ção en­tre os mo­dais ro­do­viá­rio e fer­ro­viá­rio. até o anún­cio, es­sa trans­po­si­ção es­ta­va res­tri­ta a san­ta he­le­na, on­de a Va­lec en­ge­nha­ria já tem um pá­tio à dis­po­si­ção pa­ra o car­re­ga­men­to das com­po­si­ções da Nor­te- sul. se­gun­do ele, a Ve­lec fa­rá o pá­tio da pla­ta­for­ma em rio Ver­de.

“a cons­tru­ção da pla­ta­for­ma é uma con­quis­ta ex­tra­or­di­ná­ria pa­ra a eco­no­mia de rio Ver­de e do su­do­es­te Goi­a­no, re­sul­ta­do da lu­ta do go­ver­na­dor Mar­co­ni pe­ril­lo em prol da re­gião”, dis­se Jac­que­li­ne Zai­den, mem­bro do Con­se­lho de De­sen­vol­vi­men­to de rio Ver­de ( Co­derv), que par­ti­ci­pou da reu­nião de tra­ba­lho de Mar­co­ni com Bas­tos. o de­pu­ta­do fe­de­ral heu­ler Cru­vi­nel e o de­pu­ta­do es­ta­du­al lis­sau­er Vei­ra, par­la­men­ta­res que re­pre­sen­tam o mu­ni­cí­pio e a re­gião, tam­bém par­ti­ci­pa­ram do en­con­tro.

a cons­tru­ção da Fer­ro­via Nor­te- sul co­me­çou em 1987, com tra­ça­do en­tre açai­lân­dia ( Ma) e aná­po­lis ( Go), de mo­do a atra­ves­sar os es­ta­dos do Ma­ra­nhão, To­can­tins e Goiás. a par­tir de 2006, o go­ver­no fe­de­ral de­ci­diu am­pli­ar a li­nha fér­rea, com a in­clu­são do tre­cho en­tre aná­po­lis e pa­no­ra­ma ( sp) e, em se­gui­da, de pa­no­ra­ma a Cha­pe­có ( sc), e des­ta até rio Gran­de ( rs). Com a ex­pan­são até o ter­ri­tó­rio pau­lis­ta, a fer­ro­via atra­ves­sa­rá to­do o ter­ri­tó­rio goi­a­no, in­flu­en­ci­an­do di­re­ta­men­te 34 mu­ni­cí­pi­os do es­ta­do.

Fo­lha­press

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.