Bar­ro­so e Gil­mar Men­des vol­tam a tro­car far­pas

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Os mi­nis­tros do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral Gil­mar Men­des e Luís Ro­ber­to Bar­ro­so pro­ta­go­ni­za­ram no­va tro­ca de acu­sa­ções pú­bli­cas. Des­ta vez, a dis­cus­são foi so­bre a pos­si­bi­li­da­de de se in­ves­ti­gar um pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca por fa­tos an­te­ri­o­res ao man­da­to e a de­mis­são do de­le­ga­do Fernando Se­go­via do car­go de di­re­tor-ge­ral da Po­lí­cia Fe­de­ral. Em en­tre­vis­ta ao blog da jor­na­lis­ta An­dréia Sa­di, da Glo­bo­news, Gil­mar fez crí­ti­cas ao co­le­ga de Su­pre­mo. “O Bar­ro­so que não sa­be o que é al­va­rá de sol­tu­ra, fa­la pe­los co­to­ve­los. An­te­ci­pa jul­ga­men­to. Fa­la da ma­li­nha de ro­di­nha. Pre­ci­sa­ria sus­pen­der a pró­pria lín­gua.” Qu­es­ti­o­na­do pe­lo blog so­bre as de­cla­ra­ções de Gil­mar, Bar­ro­so res­pon­deu: “Não fre­quen­to pa­lá­ci­os, não tro­co men­sa­gens amis­to­sas com réus e não vi­vo pa­ra ofen­der as pes­so- as”. Bar­ro­so é re­la­tor do inqué­ri­to no Su­pre­mo que in­ves­ti­ga se o pre­si­den­te Mi­chel Te­mer be­ne­fi­ci­ou uma em­pre­sa que atua no Por­to de San­tos com a edi­ção do De­cre­to dos Por­tos. O eme­de­bis­ta ne­ga ir­re­gu­la­ri­da­des en­vol­ven­do a me­di­da.

Quan­do ain­da era di­re­tor-ge­ral da PF, Se­go­via se ma­ni­fes­tou so­bre a in­ves­ti­ga­ção e foi in­ti­ma­do pe­lo re­la­tor a pres­tar es­cla­re­ci­men­tos. On­tem, o de­le­ga­do foi de­mi­ti­do do car­go pe­lo mi­nis­tro da Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Raul Jung­mann.

“Ja­mais an­te­ci­pei jul­ga­men­to. Nem fa­lo so­bre po­lí­ti­ca. Sou um juiz in­de­pen­den­te, que quer aju­dar a cons­truir um País me­lhor e mai­or. Acho que o Di­rei­to de­ve ser igual pa­ra ri­cos e pa­ra po­bres, e não é fei­to pa­ra pro­te­ger ami­gos e per­se­guir ini­mi­gos”, afir­mou Bar­ro­so em res­pos­ta ao co­le­ga de tri­bu­nal.

Ex-as­ses­sor. O ter­mo “ma­li­nha” ci­ta­do por Gil- mar foi re­fe­rên­cia ao epi­só­dio em que o ex-as­ses­sor da Pre­si­dên­cia e ex-de­pu­ta­do Ro­dri­go Ro­cha Lou­res (MDB-PR) foi fil­ma­do car­re­gan­do uma ma­la com R$ 500 mil. Lou­res tam­bém é al­vo do inqué­ri­to con­tra Te­mer. Em de­zem­bro pas­sa­do, ao dis­cu­tir com Gil­mar no ple­ná­rio do STF, Bar­ro­so afir­mou que viu “a ma­la de di­nhei­ro”. An­tes, o co­le­ga ha­via di­to que a in­ves­ti­ga­ção con­tra o pre­si­den­te era “um gra­de ca­os”.

ARQUIVO REPRODUÇÃO

Os mi­nis­tros do STF Luís Ro­ber­to Bar­ro­so e Gil­mar Men­des

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.