Te­mer ado­ta me­di­das de­fen­di­das por Mar­co­ni

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Ao cri­ar o Mi­nis­té­rio de Se­gu­ran­ça pú­bli­ca, o pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, Mi­chel Te­mer, ado­ta me­di­das de­fen­di­das pe­lo go­ver­na­dor Mar­co­ni pe­ril­lo há anos. A qua­li­fi­ca­ção e o de­sen­vol­vi­men­to de Se­gu­ran­ça pú­bli­ca, no Brasil, sem­pre pas­sa­ram, na opi­nião do go­ver­na­dor, pe­la cri­a­ção do Mi­nis­té­rio, “além, cla­ro, de uma sé­rie de ou­tras me­di­das, mui­tas de­las ado­ta­das, tam­bém ago­ra, pe­lo go­ver­no fe­de­ral”.

O pa­co­te de me­di­das anun­ci­a­do pe­lo mi­nis­tro de Se­gu­ran­ça pú­bli­ca, Raul Jung­mann, na so­le­ni­da­de de pos­se, na ter­ça-fei­ra (27/2), tem vá­ri­as pro­po­si­ções de Mar­co­ni, en­tre elas, a fis­ca­li­za­ção efi­ci­en­te das fron­tei­ras bra­si­lei­ras; o in­ves­ti­men­to no com­ba­te ao cri­me or­ga­ni­za­do; e a dis­cus­são so­bre se­gu­ran­ça pú­bli­ca com to­dos os go­ver­na­do­res.

“O go­ver­no fe­de­ral pre­ci­sa co­lo­car seu con­tin­gen­te nas fron­tei­ras. Não te­mos gu­er­ra e te­mos um con­tin­gen­te al­ta­men­te qua­li­fi­ca­do. Te­mos de proi­bir a en­tra­da da dro­ga. Não vou en­trar na dis­cus­são so­bre a des­cri­mi­na­li­za­ção, mas sei que o trá­fi­co de­ve ser com­ba­ti­do. Fi­ze­mos aqui em Goiás o Co­man­do de Di­vi­sas. ele já apre­en­deu, em três anos, cer­ca de 30 to­ne­la­das de dro­gas. Nos­sas es­ta­tís­ti­cas mos­tram que 80% dos cri­mes em Goiás es­tão li­ga­dos às dro­gas”, de­fen­deu Mar­co­ni, em 2015.

Jung­mann anun­ci­ou, há dois di­as, que o nú­me­ro de agen­tes nas fron­tei­ras se­rá do­bra­do e que o com­ba­te à cor­rup­ção e ao cri­me or­ga­ni­za­do se­rá con­si­de­ra­do pri­o­ri­tá­rio. ele fi­cou de mar­car um en­con­tro dos mi­nis­tros de Se­gu­ran­ça de to­dos os paí­ses da Amé­ri­ca do Sul pa­ra dis­cu­tir a si­tu­a­ção das fron­tei­ras, e de­fen­deu que uma au­to­ri­da­de do con­ti­nen­te co­or­de­ne a dis­cus­são do te­ma.

O mi­nis­tro ad­mi­tiu a ne­ces­si­da­de de dis­cu­tir Se­gu­ran­ça pú­bli­ca com to­dos os go­ver­na­do­res do país, me­di­da tam­bém de­fen­di­da pe­lo go­ver­na­dor Mar­co­ni, que tem di­to, há anos, que a cri­se no sis­te­ma pri­si­o­nal bra­si­lei­ro só se­rá re­sol­vi­da com a par­ti­ci­pa­ção do go­ver­no fe­de­ral. em reu­nião com a pre­si­den­te do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, mi­nis­tra Cár­men Lú­cia, Mar­co­ni já ha­via aler­ta­do so­bre a in­su­fi­ci­ên­cia do sis­te­ma car­ce­rá­rio nacional e so­bre a ne­ces­si­da­de de dis­cu­tir saí­das com os go­ver­na­do­res. “pre­ci­sa­mos co­lo­car a ra­zão em pri­mei­ro lu­gar e pla­ne­jar as ações da­qui pa­ra fren­te com o con­jun­to de go­ver­na­do­res. O que acon­te­ceu no ano re­tra­sa­do no Rio Gran­de do Nor­te, Ama­zo­nas, Ro­rai­ma, e ago­ra em Goiás (re­fe­re-se a cri­ses nos sis­te­mas pe­ni­ten­ciá­ri­os), po­de acon­te­cer a qual­quer ho­ra em qual­quer es­ta­do”, alegou o go­ver­na­dor em ja­nei­ro des­te ano.

em ou­tu­bro do ano pas­sa­do, ao par­ti­ci­par de pa­les­tra no “en­con­tro de Go­ver­na­do­res do Brasil pe­la Se­gu­ran­ça e Con­tro­le das Fron­tei­ras – Nar­co­trá­fi­co, uma emer­gên­cia Nacional”, em Rio Bran­co (AC), Mar­co­ni en­tre­gou do­cu­men­to em de­fe­sa de al­guns pon­tos.

GO­VER­NO De GOIÁS

Raul Jung­mann as­su­miu pas­ta na ter­ça (27)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.