Avião com co­caí­na é in­ter­cep­ta­do pe­la FAB

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

AFor­ça aé­rea Bra­si­lei­ra (FAB) in­ter­cep­tou uma ae­ro­na­ve que car­re­ga­va 500 kg de co­caí­na. o bi­mo­tor ti­nha saí­do da Bo­lí­via e foi for­ça­do a pou­sar em uma es­tra­da pró­xi­ma à ci­da­de de Tan­ga­rá da ser­ra, em Ma­to Gros­so, na se­gun­da-fei­ra (5/3). a dro­ga foi apre­en­di­da pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral, mas o pi­lo­to con­se­guiu fu­gir. a ae­ro­na­ve, de pre­fi­xo PR-EBF, es­ta­va sem pla­no de voo. se­gun­do a FAB, o bi­mo­tor é o mes­mo que, há um ano, em 25 de mar­ço, foi in­ter­cep­ta­do pe­la ae­ro­náu­ti­ca. da­que­la vez, a PF es­ta­va lon­ge do lo­cal e o pi­lo­to aca­bou pre­so pe­la Po­lí­cia Mi­li­tar por es­tar com ha­bi­li­ta­ção ven­ci­da. na oca­sião, po­rém, a po­lí­cia não en­con­trou dro­gas no avião. a sus­pei­ta é de que foi re­ti­ra­da an­tes da che­ga­da dos agen­tes de se­gu­ran­ça.

des­ta vez, em uma ope­ra­ção con­jun­ta es­ta­va sen- do re­a­li­za­da, o he­li­cóp­te­ro da PF já es­ta­va em voo e chegou a tem­po de im­pe­dir a re­ti­ra­da da dro­ga, mas não a tem­po de pren­dê-los.

Três ae­ro­na­ves de de­fe­sa aé­rea a-29 su­per Tu­ca­no da FAB e um avião ra­dar e-99 fo­ram usa­dos pa­ra mo­ni­to­rar e in­ter­cep­tar o avião pro­ve­ni­en­te da Bo­lí­via. o avião foi in­ter­cep­ta­do e os mi­li­ta­res man­da­ram que eles mu­das­sem a ro­ta e pou­sas­sem em Cui­a­bá. Mas o pi­lo­to não obe­de­ceu e jo­gou o bi­mo­tor per­to da es­tra­da. as ae­ro­na­ves da FAB fa­zi­am par­te da ope­ra­ção os­tium, que re­for­ça a vi­gi­lân­cia no es­pa­ço aé­reo nas fron­tei­ras.

em 2017, o pi­lo­to do PR-EBF foi pre­so pe­la PM, após fa­zer pou­so for­ça­do na pis­ta de uma em­pre­sa no se­tor in­dus­tri­al em Cam­pos de Jú­lio, a 692 km de Cui­a­bá. ele es­ta­va com a li­cen­ça pa­ra vo­ar ir­re­gu­lar e ti­nha man­da­do de pri­são em aber­to por rou­bo. a po­lí­cia sus­pei­ta­va ain­da que o bi­mo­tor es­ta­va sen­do usa­do pa­ra o trá­fi­co por­que fo­ram acha­das lo­nas de pro­te­ção de dro­gas.

ape­sar de o pi­lo­to ter si­do de­ti­do, o bi­mo­tor, pos­te­ri­or­men­te, foi li­be­ra­do por es­tar em si­tu­a­ção re­gu­lar. um GPS foi acha­do mos­tran­do vá­ri­as co­or­de­na­das de vo­os em lo­cais on­de há for­te ação de tra­fi­can­tes.

Fab/di­vul­ga­ção

O bi­mo­tor é o mes­mo que, há um ano, em 25 de mar­ço, foi in­ter­cep­ta­do pe­la Ae­ro­náu­ti­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.