Lú­cia Vâ­nia acom­pa­nha da­nos cau­sa­dos pe­la chu­va

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

ase­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia es­te­ve nes­te do­min­go (11/3) em Ce­res e ri­al­ma pa­ra ava­li­ar os efei­tos das for­tes chu­vas da úl­ti­ma quin­ta-fei­ra (8). o mi­nis­tro da In­te­gra­ção Na­ci­o­nal, Hel­der Bar­ba­lho, e o mi­nis­tro das Ci­da­des, ale­xan­dre Baldy, tam­bém es­ti­ve­ram no mu­ni­cí­pio.

em Ce­res, se­gun­do le­van­ta­men­to par­ci­al da pre­fei­tu­ra, mais de 40 fa­mí­li­as ti­ve­ram seus imó­veis pre­ju­di­ca­dos, ca­sas fi­ca­ram ala­ga­das e es­ta­be­le­ci­men­tos co­mer­ci­ais fi­ca­ram da­ni­fi­ca­dos. De acor­do com o pre­fei­to ra­fa­ell Me­lo, em ape­nas cin­co ho­ras cho­veu mais que o do­bro do es­pe­ra­do pa­ra to­do o mês de mar­ço. Vi­zi­nha a Ce­res, ri­al­ma tam­bém so­freu com da­nos cau­sa­dos pe­la chu­va. a se­na­do­ra Lú­cia Vâ­nia per­cor­reu a ci­da­de com o pre­fei­to e re­pre­sen­tan­tes do Cor­po de Bom­bei­ros. o as­fal­to da ci­da­de fi­cou for­te­men­te com­pro­me­ti­do e o Cór­re­go da Ce­râ­mi­ca apre­sen­tou ero­sões que acar­re­ta­ram o blo­queio da pis­ta.

em Ce­res, o ní­vel do rio su­biu aci­ma do nor­mal e a cor­ren­te­za le­vou ca­sas, pon­tes e abriu cra­te­ras na ci­da­de. o la­go do mu­ni­cí­pio trans­bor­dou e cin­co ca­sas fo­ram in­ter­di­ta­das. Na zo­na ru­ral, até ago­ra a no­tí­cia é de que du­as pon­tes tam­bém fo­ram da­ni­fi­ca­das e as es­tra­das vi­ci­nais es­tão em si­tu­a­ção crí­ti­ca. em con­ta­to com a De­fe­sa Ci­vil, lo­go após o ocor­ri­do, a se­na­do­ra goi­a­na so­li­ci­tou en­vio de apoio téc­ni­co ao lo­cal pa­ra di­men­si­o­nar a si­tu­a­ção das fa­mí­li­as atin­gi­das pe­lo epi­só­dio.

Uma das me­di­das que pre­ci­sam ser to­ma­das, se­gun­do a pre­fei­tu­ra, é a ca­na­li­za­ção do cór­re­go Água Lim­pa. a pri­o­ri­da­de tam- bém é con­se­guir mo­ra­dia pa­ra a po­pu­la­ção que fi­cou sem ca­sa. a se­na­do­ra es­te­ve em ca­sas que fo­ram des­truí­das e acom­pa­nhou in lo­co as ne­ces­si­da­des da po­pu­la­ção.

“Va­mos jun­tar as for­ças pa­ra fa­zer o me­lhor pa­ra o mu­ni­cí­pio. a si­tu­a­ção é gra­ve e eu es­tou aqui pa­ra dar to­do o su­por­te pa­ra fa­zer as me­di­das emer­gen­ci­ais”, dis­se a par­la­men­tar goi­a­na. a De­fe­sa Ci­vil Na­ci­o­nal tra­ba­lha­rá ao la­do da De­fe­sa Ci­vil Mu­ni­ci­pal pa­ra ga­ran­tir as in­ter­ven­ções ne­ces­sá­ri­as, in­for­mou o mi­nis­tro Hel­der Bar­ba­lho. Lo­go após a vi­si­ta em Ce­res, Lú­cia Vâ­nia es­te­ve em ri­al­ma e acom­pa­nhou, ao la­do do pre­fei­to Fred Vi­di­gal, as par­tes crí­ti­cas dos mu­ni­cí­pi­os. a par­la­men­tar goi­a­na tam­bém vi­si­tou re­si­dên­ci­as que fo­ram pre­ju­di­cas pe­la chu­va e acom­pa­nhou o ca­das­tra­men­to pe­lo Cor­po de Bom­bei­ros.

a ex­pec­ta­ti­va é de que se­ja de­cre­ta­do es­ta­do de emer­gên­cia na re­gião pe­los pró­xi­mos di­as. re­cen­te­men­te, a se­na­do­ra acom­pa­nhou o pro­ces­so pa­ra de­cre­ta­ção de es­ta­do de emer­gên­cia do mu­ni­cí­pio de Flo­res de Goiás.

AR­QUI­VO Se­na­do­ra

Pre­fei­to de Ri­al­ma mos­tra à se­na­do­ra os es­tra­ga­dos cau­sa­dos pe­la chu­va

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.