Me­ga­o­pe­ra­ção con­tra pe­do­fi­lia

Brasil em Folhas - - Primeira Página - osé cruz ag. bra­sil

Uma me­ga­o­pe­ra­ção re­a­li­za­da nes­ta quin­ta-fei­ra e co­or­de­na­da pe­lo go­ver­no fe­de­ral pren­deu 251 pes­so­as sus­pei­tas de pe­do­fi­lia e divulgação de por­no­gra­fia in­fan­til em to­do o país. des­de a ma­nhã são cum­pri­dos 579 man­da­dos de bus­ca e apre­en­são con­tra cen­te­nas de pes­so­as sus­pei­tas de ar­ma­ze­na­rem e di­vul­ga­rem ima­gens e vídeos de cri­an­ças e ado­les­cen­tes sen­do abu­sa­dos se­xu­al­men­te. se­gun­do o mi­nis­té­rio da se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, es­sa é a mai­or ope­ra­ção con­tra a pe­do­fi­lia de­sen­vol­vi­da em um úni­co dia no mun­do.

Os pre­sos, se­gun­do o de­le­ga­do alessandro bar­re­to, coordenador do la­bo­ra­tó­rio de in­te­li­gên­cia ci­ber­né­ti­ca do mi­nis­té­rio, eram “pes­so­as aci­ma de qual­quer sus­pei­ta”. Fo­ram de­ti­dos em fla­gran­te es­tu­dan­tes, apo­sen­ta­dos, autô­no­mos, ad­vo­ga­dos, edu­ca­do­res e pro­fis­si­o­nais da área de saú­de. o per­fil de­ta­lha­do dos de­ti­dos ain­da se­rá le­van­ta­do ao lon­go do dia, quan­do fo­rem con­cluí­dos to­dos os man­da­dos ex­pe- di­dos pe­las Jus­ti­ças de 24 es­ta­dos e do dis­tri­to Fe­de­ral. “lo­ca­li­za­mos pes­so­as que es­ta­vam ar­ma­ze­nan­do uma quan­tia con­si­de­rá­vel de ma­te­ri­al cri­mi­no­so. o de­cor­rer das in­ves­ti­ga­ções vai apon­tar se ha­via uma ar­ti­cu­la­ção en­tre elas, se ha­via al­gum elo en­tre um e ou­tro sus­pei­to”, ex­pli­cou o de­le­ga­do bar­re­to.

A ope­ra­ção, ba­ti­za­da de luz na in­fân­cia 2, apren­deu mais de um mi­lhão de ima­gens com por­no­gra­fia in­fan- til. “são ima­gens for­tes, com to­do ti­po de abu­so con­tra cri­an­ças e ado­les­cen­tes. Às ve­zes pe­ço pa­ra os po­li­ci­ais nem me mos­tra­rem, ta­ma­nha re­pul­sa que cau­sam”, afir­mou o de­le­ga­do bar­re­to. a pri­mei­ra fa­se des­sa ope­ra­ção ocor­reu em ou­tu­bro do ano pas­sa­do.

En­tre os pre­sos es­tão cri­mi­no­sos rein­ci­den­tes. um de­les é um téc­ni­co de en­fer­ma­gem de mi­nas ge­rais. As pe­nas pa­ra es­ses de­li­tos va­ri­am de um a oi­to anos de pri­são. a apu­ra­ção dos cri­mes du­rou ao me­nos dois me­ses.

As ima­gens eram pu­bli­ca­das e com­par­ti­lha­das por meio de si­tes e fó­runs de dis­cus­são lo­ca­li­za­dos na de­ep web, uma zo­na cin­zen­ta na in­ter­net mun­di­al on­de cos­tu­ma cir­cu­lar in­for­ma­ções e ar­qui­vos ile­gais. cer­ca de 2.600 po­li­ci­ais ci­vis par­ti­ci­pa­ram da ação que ocor­reu em 284 mu­ni­cí­pi­os. con­tou com o apoio da em­bai­xa­da dos es­ta­dos uni­dos. de acor­do com o mi­nis­tro da se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, Raul Jung­mann, des­sa vez a Po­lí­cia Fe­de­ral não es­te­ve na li­nha de fren­te do com­ba­te ao cri­me por­que ela es­ta­va com seu efe­ti­vo vol­ta­do pa­ra ou­tras áre­as. Foi a se­gun­da vez que o mi­nis­té­rio co­or­de­nou uma ação ape­nas com po­li­ci­ais es­ta­du­ais. a ou­tra, ocor­reu nos di­as 11 e 12 de maio e en­vol­veu po­li­ci­ais e bom­bei­ros mi­li­ta­res de to­do o país.

Jun­gann e Bar­re­to du­ran­te en­tre­vis­ta co­le­ti­va em Bra­sí­lia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.