Cu­ba in­ves­ti­ga o que pro­vo­cou tra­gé­dia aé­rea

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

ain­da em um cli­ma de tris­te­za e co­mo­ção, cu­ba, em lu­to ofi­ci­al de dois di­as, ten­ta en­ten­der o que pro­vo­cou o aci­den­te aé­reo de sex­ta-fei­ra (18/5) que ma­tou pelo me­nos 107 pes­so­as em ha­va­na. o Bo­eing 737-200 com des­ti­no a hol­guín caiu por vol­ta do meio-dia de sex­ta-fei­ra, pou­co de­pois da de­co­la­gem no ae­ro­por­to in­ter­na­ci­o­nal da ca­pi­tal cu­ba­na, com 110 pes­so­as a bor­do: 104 pas­sa­gei­ros, em sua mai­o­ria cu­ba­nos - se­gun­do a im­pren­sa es­ta­tal -, e seis tri­pu­lan­tes me­xi­ca­nos.

a ae­ro­na­ve caiu so­bre uma área de plan­ta­ção e fi­cou des­pe­da­ça­da. ape­nas três pas­sa­gei­ras so­bre­vi­ve­ram, to­das em es­ta­do crí­ti­co. até o mo­men­to não se sa­be o que pro­vo­cou a que­da pou­co de­pois da de­co­la­gem, quan­do o avião fa­zia uma ma­no­bra pa­ra pros­se­guir sua tra­je­tó­ria. as au­to­ri­da­des não in­for­ma­ram se en­con­tra­ram as cai­xas-pre­tas. Uma en­tre­vis­ta co­le­ti­va es­tá pro­gra­ma­da pa­ra a tar­de. “Uma co­mis­são foi cri­a­da pelo mi­nis­té­rio dos Trans­por­tes pa­ra in­ves­ti­gar os fa­tos”, afir­mou na sex­ta-fei­ra o no­vo pre­si­den­te de cu­ba, Miguel Díaz-ca­nel, que pro­me­teu in­for­mar os re­sul­ta­dos à po­pu­la­ção. Seu an­te­ces­sor, raúl cas­tro, 86 anos, apre­sen­tou ins­tru­ções e en­vi­ou con­do­lên­ci­as aos pa­ren­tes das ví­ti­mas. ele con­ti­nua sen­do o pri­mei­ro se­cre­tá­rio do Par­ti­do co­mu­nis- ta de cu­ba (Pcc). a Di­re­ção Ge­ral de ae­ro­náu­ti­ca ci­vil do Mé­xi­co en­vi­ou es­pe­ci­a­lis­tas a cu­ba pa­ra co­la­bo­rar na in­ves­ti­ga­ção. o avião ope­ra­do pe­la es­ta­tal cu­ba­na de avi­a­ção era alu­ga­do da me­xi­ca­na Da­mojh (Glo­bal air), com uma mo­da­li­da­de que in­clui a tri­pu­la­ção com­ple­ta: ge­ral­men­te dois pi­lo­tos, três ae­ro­mo­ças e um téc­ni­co. De­pois de ex­pres­sar con­do­lên­ci­as às fa­mí­li­as e ami­gos dos fa­le­ci- dos, a Bo­eing afir­mou em um co­mu­ni­ca­do que uma equi­pe téc­ni­ca da em­pre­sa “es­tá pron­ta pa­ra aju­dar, se­gun­do o que é per­mi­ti­do pe­la le­gis­la­ção dos es­ta­dos Uni­dos e sob a di­re­ção da co­mis­são na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça no Trans­por­te dos eua, às au­to­ri­da­des cu­ba­nas”.

Fa­bri­ca­do em 1979, de acor­do com o go­ver­no me­xi­ca­no, o avião pas­sou pe­la última re­vi­são em no­vem­bro de 2017. Sem uma lis­ta ofi­ci­al de pas­sa­gei­ros, as dú­vi­das per­sis­tem so­bre o nú­me­ro exa­to de es­tran­gei­ros que es­ta­vam a bor­do do avião, além da tri­pu­la­ção me­xi­ca­na.

al­guns mei­os de co­mu­ni­ca­ção es­ta­tais in­for­ma­ram que a mai­o­ria dos pas­sa­gei­ros eram cu­ba­nos. até o mo­men­to, ape­nas o go­ver­no ar­gen­ti­no con­fir­mou as mor­tes de dois ci­da­dãos do país na tra­gé­dia. nas re­des so­ci­ais, as fotos das ví­ti­mas co­me­ça­ram a ser pu­bli­ca­das por pa­ren­tes.

Lu­tan­do por su­as vi­das

no hos­pi­tal ca­lix­to Gar­cía de ha­va­na, as três mu­lhe­res so­bre­vi­ven­tes lu­tam por su­as vi­das. “no mo­men­to é um prog­nós­ti­co re­ser­va­do. o es­ta­do é de pe­ri­go”, dis­se o mé­di­co car­los Mar­tí­nez, di­re­tor do hos­pi­tal. ou­tra fonte mé­di­ca afir­mou à AFP que uma pa­ci­en­te pre­ci­sou de oi­to ci­rur­gi­as. em ha­va­na e em hol­guín (670 km ao les­te da ca­pi­tal), as fa­mí­li­as das ví­ti­mas re­ce­bi­am aten­di­men­to por par­te das au­to­ri­da­des. os que não mo­ram na ca­pi­tal se­rão le­va­dos pa­ra ha­va­na pa­ra iden­ti­fi­car os mor­tos. na ci­da­de do Mé­xi­co, os pa­ren­tes dos in­te­gran­tes da tri­pu­la­ção tam­bém re­ce­bi­am aten­di­men­to da Glo­bal air. o úl­ti­mo aci­den­te aé­reo na ilha ha­via ocor­ri­do em 29 de abril de 2017, quan­do um avião de trans­por­te das For­ças ar­ma­das caiu com oi­to mi­li­ta­res a bor­do. o an-26, de fa­bri­ca­ção rus­sa, ba­teu em uma mon­ta­nha bai­xa, 90 Km a oes­te de ha­va­na. Um avião da com­pa­nhia aé­rea cu­ba­na ae­ro­ca­rib­be­an caiu em 4 de no­vem­bro de 2010, com 68 pes­so­as a bor­do, sen­do 28 es­tran­gei­ros, quan­do fa­zia a ro­ta en­tre San­ti­a­go de cu­ba (les­te) e ha­va­na. não hou­ve so­bre­vi­ven­tes.

Jor­ge luis Sán­chez/ cu­ba­de­ba­te

O avião caiu em uma área ru­ral da ca­pi­tal cu­ba­na, pró­xi­mo ao ae­ro­por­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.