Go­ver­na­dor de­cre­ta es­ta­do de emergência em Goiás

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

ogo­ver­na­dor de Goiás, Jo­sé eli­ton, re­a­li­zou nes­te sá­ba­do (26/5) uma reu­nião pa­ra ava­li­a­ção dos im­pac­tos do mo­vi­men­to gre­vis­ta dos ca­mi­nho­nei­ros com se­cre­tá­ri­os do es­ta­do e re­pre­sen­tan­tes dos Po­de­res Ju­di­ciá­rio e Le­gis­la­ti­vo, Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, PRF, For­ças ar­ma­das e in­fra­e­ro. Foi de­fi­ni­do a cri­a­ção de um co­mi­tê de cri­se e a edi­ção de um de­cre­to com me­di­das ad­mi­nis­tra­ti­vas. De acor­do com o go­ver­na­dor, os se­cre­tá­ri­os fi­ze­ram uma ava­li­a­ção es­pe­cí­fi­ca so­bre os im­pac­tos ad­vin­dos da pa­ra­li­sa­ção dos ca­mi­nho­nei­ros, que com­ple­ta seis di­as nes­te sá­ba­do.”es­ta­mos mui­to aten­tos pa­ra ga­ran­tir que a po­pu­la­ção não so­fra com a de­cons­ti­nui­da­de dos ser­vi­ços es­sen­ci­ais. es­ta­mos acom­pa­nhan­do to­dos os efei­tos da pa­ra­li­sa­ção”, afir­mou em co­le­ti­va de im­pren­sa.

Jo­sé eli­ton to­mou a de­ci­são de edi­tar um de­cre­to com me­di­das ad­mi­nis­tra­ti­vas “pa­ra as­se­gu­rar o bem es­tar de to­dos os goi­a­nos”, de for­ma que a ma­ni­fes­ta­ção dos ca­mi­nho­nei­ros em to­so país não com­pro­me­ta ga­ran­ti­as fun­da­men­tais dos ci­da­dãos em goiás”, dis­se. a me­di­da prevê, in­clu­si­ve, a pos­si­bi­li­da­de de in­ter­ven­ção na pro­pri­e­da­de ga­ran­tin­do uma re­ser­va téc­ni­ca de com­bus­tí­veis nos pos­tos, pa­ra que as for­ças de se­gu­ran­ça e de saú­de te­nham pri­o­ri­da­de no abas­te­ci­men­to e pa­ra que se pos­sa ga­ran­tir a dis­tri­bui­ção de in­su­mos hos­pi­ta­la­res. “É im­por­tan­te des­ta­car que nós com­pre­en­de­mos e res­pei­ta­mos o mo­vi­men­to li­de­ra­do pe­los ca­mi­nho­nei­ros. Su­as rei­vin­di­ca­ções são cla­ras. a Cons­ti­tui­ção ga­ran­te o di­rei­to de ma­ni­fes­ta­ção, as­sim co­mo exi­ge a ga­ran­tia do abas­te­ci­men­to es­sen­ci­al pa­ra a po­pu­la­ção. e es­se man­da­men­to cons­ti­tu­ci­o­nal em Goiás se­rá cum­pri­do à ris­ca”, sen­ten­ci­ou o go­ver­na­dor. o go­ver­na­dor tam­bém ci­rou um co­mi­tê de cri­se, co­or­de­na­do pe­lo Se­cre­tá­rio de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, ira­pu­an Cos­ta Jú­ni­or. “es­pe­ra­mos que as ne­go­ci­a­ções no âm­bi­to fe­de­ral pos­sam che­gar a um bom ter­mo pa­ra o bra­sil pos­sa en­trar em uma si­tu­a­ção de nor­ma­li­da­de”, com­ple­men­tou.

as me­di­das de emergência ado­ta­da pe­lo go­ver­na­dor Jo­sé eli­ton é cons­ti­tu­ci­o­nal, co­mo in­for­ma o pro­cu­ra­dor-ge­ral de Jus­ti­ça de Goiás, be­ne­di­to tor­res Ne­to. “a nos­sa pre­o­cu­pa­ção é que fal­te me­di­ca­men­tos nos hos­pi­tais, ali­men­tos nos su­per­mer­ca­dos, com­bus­tí­vel nos pos­tos. É pre­ci­so to­mar uma ati­tu­de em re­la­ção à es­ta si­tu­a­ção”, dis­se be­ne­di­to.

o en­con­tro da tar­de des­te sá­ba­do, in­ter­pre­ta­do pe­los par­ti­ci­pan­tes co­mo um ga­bi­ne­te de ges­tão de cri­se co­man­da­do pe­la Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca do es­ta­do, ser­viu pa­ra que re­pre­sen­tan­tes de vá­ri­os seg­men­tos pú­bli­cos pu­des­sem apre­sen­tar um pa­no­ra­ma do de­sa­bas­te­ci­men­to cau­sa­do pe­la imo­bi­li­da­de dos ca­mi­nhões que abas­te­cem os pos­tos de com­bus­tí­veis.

os ti­tu­la­res ou seus re­pre­sen­tan­tes de ca­da área ana­li­sa­ram a si­tu­a­ção atu­al e apre­sen­ta­ram pro­je­ções pa­ra as pró­xi­mas 24 ho­ras, ca­so a gre­ve dos ca­mi­nho­nei­ros não se­ja in­ter­rom­pi­da ime­di­a­ta­men­te.

SAÚ­DE

- De acor­do com o go­ver­na­dor, no âm­bi­to da Se­cre­ta­ria es­ta­du­al de Saú­de a pre­o­cu­pa­ção é com o abas­te­ci­men­to das uni­da­des com in­su­mos hos­pi­ta­la­res. em de­cor­rên­cia da fal­ta de com­bus­tí­vel, al­gu­mas uni­da­des do in­te­ri­or ti­ve­ram de sus­pen­der ci­rur­gi­as ele­ti­vas pe­la au­sên­cia de in­su­mos. os es­to­ques nos hos­pi­tais da ca­pi­tal são su­fi­ci­en­tes pa­ra aten­der as ne­ces­si­da­des por ape­nas uma se­ma­na. os mai­o­res pro­ble­mas, se­gun­do a Se­cre­ta­ria de Saú­de, es­tão na re­gião Su­do­es­te do es­ta­do. as uni­da­des de aten­ção bá­si­ca à saú­de da ca­pi­tal es­tão fun­ci­o­nan­do nor­mal­men­te. o re­pre­sen­tan­te da pre­fei­tu­ra de Goi­â­nia, Pau­lo or­te­gal, dis­se que há uma pre­o­cu­pa­ção cons­tan­te pa­ra que não ha­ja fal­ta de com­bus­tí­vel pa­ra aten­der as am­bu­lân­ci­as e es­pe­ci­al­men­te os veí­cu­los do Sa­mu.

EDU­CA­ÇÃO

- Na edu­ca­ção, a fal­ta de com­bus­tí­vel já apre­sen­tou pro­ble­mas. Há ine­fi­ci­ên­cia no trans­por­te es­co­lar e na dis­tri­bui­ção de ali­men­tos pa­ra a me­ren­da. a si­tu­a­ção é mais de­li­ca­da, se­gun­do o go­ver­na­dor, na re­gião do en­tor­no do Dis­tri­to Fe­de­ral.

TRANS­POR­TE PÚ­BLI­CO

- ao ava­li­ar o trans­por­te pú­bli­co da ca­pi­tal, o go­ver­na­dor dis­se que a cir­cu­la­ção dos ôni­bus es­tá as­se­gu­ra­da no ei­xo anhan­gue­ra. “a Me­tro­bus es­tá com seus es­to­ques ade­qua­dos, o que ga­ran­te a re­gu­la­ri­da­de do trans­por­te na­que­le cor­re­dor”, afi­an­çou. a mes­ma tran­qui­li­da­de, to­da­via, não se ve­ri­fi­ca em re­la­ção às de­mais em­pre­sas que ope­ram o sis­te­ma de trans­por­te da ca­pi­tal em fun­ção da li­mi­ta­ção de com­bus­tí­vel. Por es­ta ra­zão, um pro­ce­di­men­to de con­tin­gen­ci­a­men­to foi es­ta­be­le­ci­do pa­ra ga­ran­tir um trans­por­te mí­ni­mo aos usuá­ri­os.

SE­GU­RAN­ÇA

- Na área de se­gu­ran­ça, foi cons­ta­ta­do que o abas­te­ci­men­to ain­da é ade­qua­do. Não há fal­ta de com­bus­tí­vel pa­ra as vi­a­tu­ras e de­mais veí­cu­los.

AE­RO­POR­TO

- A in­fra­e­ro, que ad­mi­nis­tra o ae­ro­por­to San­ta Ge­no­ve­va, pin­tou um qua­dro não mui­to alen­ta­dor du­ran­te a reu­nião. o ae­ro­por­to, ape­sar de ain­da ope­rar com che­ga­das e par­ti­das de acor­do com as pla­ni­lhas de ope­ra­ção das em­pre­sas aé­re­as, es­tá com­ple­ta­men­te sem com­bus­tí­vel. Da ne­ces­si­da­de diá­ria de 200 mil li­tros de que­re­so­ne de avi­a­ção, o ae­ro­por­to só re­ce­beu 80 mil li­tros on­tem, sex­ta-fei­ra (25). De acor­do com o go­ver­na­dor, os ca­mi­nhões que abas­te­cem o ae­ro­por­to es­tão pa­ra­dos em bar­rei­ras no in­te­ri­or de Goiás e de São Pau­lo. a in­fra­e­ro e a Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral já de­se­nha­ram um pla­no pa­ra li­be­rar os ca­mi­nhões e es­col­tá-los até Goi­â­nia. em en­tre­vis­ta co­le­ti­va após a reu­nião, Jo­sé eli­ton in­for­mou que já es­tá em an­da­men­to um con­jun­to de ações de es­col­ta de de­ter­mi­na­dos ca­mi­nhões pa­ra aten­der as agen­das que fo­ram es­ta­be­le­ci­das co­mo pri­o­ri­tá­ri­as. Sa­li­en­tou que a Se­cre­ta­ria da Fa­zen­da es­tá con­vo­can­do plan­tão dos ór­gãos de fis­ca­li­za­ção e emis­são de documentos pa­ra aten­der no Po­lo de Se­na­dor Ca­ne­do, pro­pi­ci­an­do o em­bar­que e o trans­por­te de com­bus­tí­veis.

DI­VUL­GA­ÇÃO

Con­fi­ra ou­tras me­di­das to­ma­das por Jo­sé Eli­ton

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.