Nú­me­ro de mor­tos no Ja­pão che­ga a 157

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Au­to­ri­da­des ja­po­ne­sas in­for­mam que o nú­me­ro de mor­tes de­cor­ren­tes das en­chen­tes e des­li­za­men­tos de ter­ra cau­sa­dos por chu­vas sem pre­ce­den­tes na re­gião oes­te do país che­gou a 157 e que 56 pes­so­as es­tão de­sa­pa­re­ci­das.

A pro­vín­cia de Hi­roshi­ma foi a mais atin­gi­da, com 58 mor­tes até o mo­men­to.

As pre­ci­pi­ta­ções re­cor­des que ca­em des­de quin­ta-fei­ra pas­sa­da (5) no ar­qui­pé­la­go ja­po­nês pro­vo­ca­ram inun­da­ções e des­li­za­men­tos de ter­ra, es­pe­ci­al­men­te gra­ves nas ci­da­des de Hi­roshi­ma e Ehi­me, on­de o fenô­me­no me­te­o­ro­ló­gi­co ar­ra­sou mi­lha­res de ca­sas e dei­xou vá­ri­os po­vo­a­dos com­ple­ta­men­te iso­la­dos.

A mai­o­ria das mor­tes é re­gis­tra­da em Hi­roshi­ma (oes­te) e Okaya­ma e Ehi­me (su­do­es­te), in­for­mou, em en­tre­vis­ta co­le­ti­va, o mi­nis­tro porta-voz do Exe­cu­ti­vo, Yoshihi­de Su­ga.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro, Shin- zo Abe, anun­ci­ou ho­je que vi­si­ta­rá a ci­da­de de Okaya­ma, uma das mais afe­ta­das pe­las chu­vas - de­pois de can­ce­lar vi­a­gem à Eu­ro­pa e ao Ori­en­te Mé­dio -, a fim de co­or­de­nar pes­so­al­men­te a ta­re­fa de as­sis­tên­cia às ví­ti­mas. “Va­mos ava­li­ar as ne­ces­si­da­des das ví­ti­mas e im­pul­si­o­nar uma pron­ta re- cons­tru­ção da re­gião”, dis­se Abe após reu­nião de emer­gên­cia do seu ga­bi­ne­te. As de­cla­ra­ções de Abe fo­ram di­vul­ga­das pe­la agên­cia ja­po­ne­sa Kyo­do.

A ca­tás­tro­fe já se trans­for­mou em uma das pi­o­res no país des­de as chu­vas re­gis­tra­das em 1982, que dei­xa­ram cer­ca de 300 mor­tos.

AN­SA

A pro­vín­cia de Hi­roshi­ma foi a mais atin­gi­da, com 58 mor­tes até o mo­men­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.