PRESIDENTE DO STJ NE­GA PE­DI­DO DE LI­BER­DA­DE AO EX-PRESIDENTE LU­LA

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

OSu­pe­ri­or Tri­bu­nal de Jus­ti­ça ne­gou o ha­be­as cor­pus pa­ra o ex-presidente Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va na tar­de des­ta ter­ça-fei­ra (10/7). O pe­di­do foi fei­to pe­lo ad­vo­ga­do Sid­ney Du­ran, con­tra o ato do presidente do Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4ª Re­gião (TRF-4), que de­ter­mi­nou que Lu­la con­ti­nu­as­se pre­so. A con­fu­são co­me­çou quan­do o de­sem­bar­ga­dor plan­to­nis­ta Ro­gé­rio Fa­vre­to de­ter­mi­nou a sol­tu­ra do ex-presidente.

Na se­gun­da-fei­ra ( 9/7), a Pro­cu­ra­do­ria-ge­ral da Re­pú­bli­ca pe­diu ao STJ que jul­gas­se o ca­so. A presidente do ór­gão, mi­nis­tra Lau­ri­ta Vaz, con­si­de­rou a de­ci­são de Fa­vre­to “inu­si­ta­da e te­ra­to­ló­gi­ca”, além de um “fla­gran­te des­res­pei­to”, já que con­tra­ria a de­ci­são to­ma­da pe­lo TRF4, pe­lo STJ, e tam­bém pe­lo ple­ná­rio do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral (STF).DE acor­do com o Tri­bu­nal, ou­tros 145 pe­di­dos de ha­be­as cor­pus do Lu­la che­ga­ram ao ór­gão. To­dos im­pe­tra­dos por pes­so­as que não fa­ri­am par­te da de­fe­sa téc­ni­ca do ex-presidente.

A mi­nis­tra tam­bém es­cre­ve que “es­tá to­tal­men­te fo­ra da com­pe­tên­cia do De­sem­bar­ga­dor Fe­de­ral Plan­to­nis­ta emi­tir juí­zo de plau­si­bi­li­da­de so­bre as te­ses sus­ci­ta­das pe­la De­fe­sa”. Ela tam­bém res­sal­ta o ato cor­re­to de ter fei­to uma con­sul­ta pré­via ao presidente do TRF-4 an­tes de aca­tar a or­dem de sol­tu­ra.

FO­TO PAU­LO PINTO/FOTOS PUBLICAS

GUS­TA­VO BE­ZER­RA

O no­vo mi­nis­tro do Tra­ba­lho, Caio Luiz de Al­mei­da Vi­ei­ra de Mel­lo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.