EUA de­vol­vem cri­an­ças aos pais a con­ta-go­tas

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

Omi­nis­tro das re­la­ções ex­te­ri­o­res, aloy­sio nu­nes, ava­lia que os es­ta­dos Uni­dos es­tão fa­zen­do a re­ver­são da po­lí­ti­ca de se­pa­ra­ção de cri­an­ças de seus pais que ten­ta­ram imi­grar ile­gal­men­te no país em rit­mo mui­to len­to. “É al­go que es­tá ocor­ren­do a con­ta-go­tas”, cri­ti­cou ho­je (13), após reu­nião na se­de da Fe­de­ra­ção das in­dús­tri­as do es­ta­do de são Pau­lo (Fi­esp).

De acor­do com o mi­nis­tro, que es­te­ve em chi­ca­go no dia 5, pa­ra se reu­nir com re­pre­sen­tan­tes dos di­ver­sos pos­tos do ita­ma­raty nos paí­ses da amé­ri­ca do nor­te e tra­tar do te­ma da se­pa­ra­ção de cri­an­ças bra­si­lei­ras de su­as fa­mí­li­as, há um pro­ble­ma de or­ga­ni­za­ção dos nor­te-ame­ri­ca­nos. os adul­tos es­tão sen­do sub­me­ti­dos a de­par­ta­men­tos da ad­mi­nis­tra­ção di­fe­ren­te de seus fi­lhos e, com is­so, as au­to­ri­da­des não têm co­nhe­ci­men­to da li­ga­ção de pa­ren­tes­co en­tre eles.

em sua vi­si­ta, o mi­nis­tro dis­se que con­ver­sou com 28 cri­an­ças bra­si­lei­ras em dois abri­gos de chi­ca­go e que, du­ran­te a sua es­ta­da, no­tou uma va­ri­a­ção do nú­me­ro de cri­an­ças. “num dia ha­via no abri­go 21 cri­an­ças. no dia se­guin­te, eram 20”, dis­se.

ele ou­viu dos me­no­res so­bre o de­se­jo de con­ti­nu­ar no país es­tran­gei­ro. “elas [cri­an­ças] es­tão mui­to fir­mes, que­rem fi­car nos es­ta­dos Uni­dos. elas es­tão mui­to a par de to­dos os pro­ce­di­men­tos a que es­tão sub­me­ti­das, e a que os seus pais tam­bém es­tão sub­me­ti­dos. Mui­tas es­tão em bus­ca de uma fa­mí­lia que pos­sa aco­lhê-las, no ca­so de os pais se­rem de­por­ta­dos. al­gu­mas cri­an­ças mui­tos pe­que­nas não têm a me­nor no­ção do que es­tá acon­te­cen­do, aí o trau­ma é mai­or”, dis­se

Cru­el­da­de

O mi­nis­tro re­for­çou a cru­el­da­de da po­lí­ti­ca de se­pa­ra­ção nor­te-ame­ri­ca­na. “con­si­de­ra­mos que é uma me­di­da cru­el. as cri­an­ças sub­me­ti­das a es­sa se­pa­ra­ção re­ce­bem um trau­ma que po­de mar­cá­las pa­ra o res­to da vi­da”, dis­se.

aloy­sio nu­nes ori­en­ta os bra­si­lei­ros a não ten­tar en­trar ile­gal­men­te nos es­ta­dos Uni­dos, e pe­diu sen­so de res­pon­sa­bi­li­da­de aos pais. “Um pai que vai pa­ra os es­ta­dos Uni­dos pas­san­do por uma fron­tei­ra pe­ri­go­sa, co­mo a do Mé­xi­co, em que mui­tas pes­so­as de­sa­pa­re­cem, mor­rem, são as­sas­si­na­das, sub­me­ten­do os fi­lhos a al­go que já exis­tia no governo oba­ma e que fi­cou mais gra­ve no governo Trump, é uma ir­res­pon­sa­bi­li­da­de”, de­cla­rou.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.