MBL pe­de a TSE que de­cla­re Lula ine­le­gí­vel já

Brasil em Folhas - - Primeira Página -

OMo­vi­men­to Bra­sil Li­vre (MBL) en­trou com ação no Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral (TSE) pe­din­do que a cor­te já de­ter­mi­ne que o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lula da Sil­va (PT) es­tá ine­le­gí­vel e, por­tan­to, im­pe­di­do de con­cor­rer a mais uma dis­pu­ta ao Palácio do Pla­nal­to.

O MBL — um dos mo­vi­men­tos mais atu­an­tes no im­pe­a­ch­ment da ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff (PT) e gran­de crí­ti­co de Lula — de­fen­de que o ex-pre­si­den­te não po­de con­cor­rer por ter ti­do con­de­na­ção no pro­ces­so do trí­plex con­fir­ma­da pe­lo Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da Quar­ta Re­gião (TRF4). Es­sa con­de­na­ção de Lula por ór­gão co­le­gi­a­do do TRF4 en­qua­dra o ex-pre­si­den­te co­mo fi­cha su­ja. O pe­tis­ta, mes­mo pre­so des­de abril, é lí­der em to­das as pes­qui­sas de in­ten­ção de vo­to ao Pla­nal­to. No en­tan- to, de mo­do ge­ral, im­pug­na­ções a pes­so­as de con­cor­rer só são fei­tos após o re­gis­tro das can­di­da­tu­ras por par­ti­dos e co­li­ga­ções na Jus­ti­ça Elei­to­ral. O pra­zo li­mi­te, que ain­da não co­me­çou, é o dia 15 de agos­to.

“É cer­to que a even­tu­al pos­si­bi­li­da­de de can­di­da­tu­ra do re­que­ri­do ge­ra se­ve­ra in­se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca à so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra”, afir­mam Ru­bens Nu­nes e Kim Ka­ta­gui­ri, co­or­de­na- do­res do MBL, que subs­cre­vem a ação. Os au­to­res da ação que­rem que o TSE tam­bém proí­ba Lula de pra­ti­car atos de cam­pa­nha e de ser ci­ta­do em pes­qui­sas de in­ten­ção de vo­to. O mi­nis­tro Ad­mar Gon­za­ga foi de­sig­na­do re­la­tor da ação do MBL. O ma­gis­tra­do, que já atu­ou co­mo ad­vo­ga­do elei­to­ral em cam­pa­nha pre­si­den­ci­al de Dil­ma, já afir­mou pu­bli­ca­men­te que o TSE po­de­ria re­jei­tar a can­di­da­tu­ra de um con­de­na­do em se­gun­da ins­tân­cia por con­ta pró­pria e sem pro­vo­ca­ção (no jar­gão ju­rí­di­co, “de ofí­cio”). Ele não se re­fe­riu es­pe­ci­fi­ca­men­te a Lula em su­as de­cla­ra­ções. O ex-pre­si­den­te ale­ga ino­cên­cia so­bre os crimes com­pu­ta­dos a ele no ca­so do trí­plex e diz ser al­vo de uma per­se­gui­ção política que vi­sa im­pe­di-lo de dis­pu­tar a elei­ção de ou­tu­bro. Ve j a

IMA­GEM: AR­QUI­VO PES­SO­AL/FA­CE­BO­OK

Kim Ka­ta­gui­ri, um dos co­or­de­na­do­res do MBL, que subs­cre­ve a ação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.